Dicas de fotografia

10 de julho de 2012

Algumas pessoas me pediram um post como esse, e apesar do receio, resolvi atender. Então, já aviso desde já que esse post é de uma amadora que não entende quase nadica de nada de fotografia (espero um dia entender). O que eu falar aqui é sobre a minha experiência e as minhas simples fotos tiradas com uma compacta, com o único intuito de mostrar que sim, todos podem tirar fotos legais, não importa qual câmera e muito menos cenário de vida que se tenha.

1- Luz

Deve ser assim com todas, mas principalmente com as compactas luz é mais que essencial. Uma foto não vai sair boa se não tiver uma luz legal, por isso que tirar foto dentro de ambientes fechados  não vai dar o mesmo efeito que uma tirada do lado de fora. 95% das minhas fotos são tiradas no quintal e os outros 5% ou são tiradas de frente a uma janela ou porta aberta, se não ficam uma caquinha. Então, se você não tiver possibilidade de sair para um jardim, quintal e etc. todas as vezes que for fotografar, recomendo que deixe todas as janelas abertas. A foto abaixo é para vocês notarem a diferença da luz, a primeira foto foi tirada em casa, de frente a uma janela grande, mas mesmo assim não ficou tão nítida como a outra, tirada ao ar livre. Percebem?

 
cores originais

2- Veja a beleza

Olhar atento! Há tanta beleza á nossa volta! Existem possibilidades para fotos incríveis a todo momento, só esperando que você as veja. Comece a olhar as coisas com outros olhos, você não precisa sair por ai fotografando tudo que é inseto ou flor (que nem essa doidinha que vos fala), de acordo com o seu estilo, capture o seu universo.


3- Crie beleza

Algumas fotos não são tão espontâneas e exigem bastidores. Se uma ideia passar por você, agarre-a. Como estou escrevendo isso de acordo com a minha experiência vou contar pra vocês: as vezes eu pareço uma completa doida segurando um espelho enquanto tiro a foto, para encontrar o ângulo perfeito. Pinto, faço lacinhos, recorto, colo, escrevo, me divirto muito tentando criar um cenário legal. Ah, vale muito se inspirar em pessoas talentosas. Eu gosto muito das fotos da Melina, entre outros do Flickr. Lembrando sempre que se inspirar é bem diferente de copiar.



4- Faça retoques

Não sei usar photoshop e sou completamente tapada para softwares de qualquer espécie, a coisa mais complicada que eu faço em fotos é recortar e colar para fazer montagens extramente simples (como as desse post), então não é desculpa "não sei como editar". Vocês já devem ter ouvido falar do Pixlr-o-matic, é o site que eu uso. Editar faz toda a diferença, como na foto abaixo, mas as vezes as cores originais são lindas e não precisam de nenhum retoque. Seu olhar, sua escolha.




Enfim, são dicas simples, mas espero que gostem! Perdão por qualquer erro. :)

Deixo com vocês meu flickr (que por sinal eu preciso atualizar mais).











Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover