1 de setembro de 2012

Blog day 2012: sobre blogs e blogs.

Eu devo ter me perdido em algum espaço do tempo-espaço, pois já não me atento tanto aos dias e frequentemente esqueço as coisas importantes . Paradoxos a parte, esqueci que ontem era o tão gostoso dia dos blogs, que todo ano eu faço questão de participar.


Bom, como se passaram apenas algumas horas do fim do dia 31, acho que ainda vale né?! Vou tentar falar um pouco do que tenho lido nos últimos meses pela blogosfera e aproveitar para desabafar um pouco sobre o mundo dos blogs.

Eu não preciso nem dizer que minhas preferências mudaram ao longo desse ano né?! Vocês acompanharam tudo por aqui. Passei por uma fase em que o blog falava mais de moda e beleza e depois fui dando lugar a posts mais pessoais sobre a minha vida e as coisas que me fazem feliz. Tudo isso, porque na verdade, apesar de já ter ganhando algumas coisas com blogs por aí, sempre fiz isso por puro prazer e vontade de compartilhar pensamentos e impressões com o mundo. Mas ultimamente tenho refletido muito sobre todo esse processo, além de claro, mesclar essa observação com os estudos que fazem parte do meu cotidiano.

Esse recente movimento que prevê a volta dos blogs pessoais causa bastante polêmica, porque se de um lado muitos estão cansados de blogs ctrl+c/ctrl+v, outros vão defender que o mundo dos blogs cresça e se torne uma ferramenta de trabalho. E aí é quando a sua vida e sua imagem acaba se tornando pontos para barganhar um determinado status social e uma ascensão financeira. Mediante isso, aprecio muito o movimento volta mundo blogueiro, mas também tenho entendimento que na sociedade de mercado,  tudo vira mesmo mercadoria, até a opinião. Portanto, os blogs, como tecnologia, são processualmente apropriados como mais  uma ferramenta para o desenvolvimento do capital. E apenas campanhas não tem a força de romper com isso. Infelizmente.

Mas claro que  isso também não quer dizer que tanto faz para mim. Como alguém que aprecia os blogs pessoais mais do que blogs mercadológicos - que estão aí para vender produtos e comportamentos - vou defender a internet como o que ela é: uma tecnologia, que se utilizada de forma livre e criativa - no sentido de criação, inspiração - pode não só evidenciar o problema do mundo-mercado, como transformar as pessoas que estão imersas nessa realidade.

Por tudo isso, hoje deixo as minhas indicações. São blogs de pessoas comuns, com quem eu me identifico, mesmo que as vezes não concorde com algumas de suas palavras, afinal, por mais que tenhamos coisas em comum, ainda somos diferentes. São pessoas que independente da situação social e econômica, me mostram um mundo distinto e com muitas possibilidades, um mundo de idéias e diferente opiniões. São todas muitos queridas e que de alguma forma fazem parte dos meus dias, por isso, aproveitem:


 Garotinha Ruiva - Conheci esse blog tão ao acaso, mas hoje não vivo mais sem. A LuRussa é uma garota ruiva que vive a viajar pelo mundo. Tipo assim, SONHO! A Lu já morou na Rússia ("De pé, oh vítimas da fome, de pé..."   ) e conheceu vários países pelo mundo. O mais bacana é que ela nos conta tudo. Conheci o blog justamente porque estava estudando a Rússia e me interessei muito pelos relatos dela.

Level Gink Biloba - Eu conheço o blog da Talita há um tempo, na época do sofrimento pré-vestibular. Hoje ela é estudante universitária e sempre conta sobre seus dias no blog. Gosto de ir lá para ler e me inspirar nos estudos. A Talita me parece ter muita garra e isso me admira muito!

Ultragirl - Esse dispensa apresentações. Desde que eu fiz um lay para a May (que é uma fofa!) eu não perco mais um post desse blog. Apesar de ter um padrão de vida alto e estar no meio fashion, a May é simples e deixa bem claro isso no blog. É uma pessoa acessível e está sempre escrevendo sobre as coisas de sua vida.

Ambiente vistoriado - Conheci no começo do ano e já li TODOS OS POSTS. A Manu é uma pessoa incrível e extremamente inspiradora. As vezes acho que o blog tende a cair em posts de auto-ajuda (que eu não curto), mas no geral, o blog é muito lindo e a Manu, uma pessoa iluminada.

Liraby - Vou fechar com chave de ouro, indicando o blog mais phyno que tenho visitado ultimamente. A Lívia é fotografa e tem uma vida que se pauta muito nisso. Suas cores, misturas de estampas, decoração, moda. Tudo de forma artística. Eu aprecio, além de achar inspirador.

E é isso gente, espero que tenham gostado das minhas indicações. Estou cheia de posts e ideias, mas sem tempo de escrever o que tem me incomodado. Preciso ajeitar umas coisas em minha vida para colocar o blog em dia, mas não esqueci daqui não viu?

Volto em breve, Beijos!

15 comentários

  1. Eu sempre perco o dia do blog, porque quando vejo já passou...não sou atenta a datas. Mas vou marcar pra próxima, só não conhecia a garotinha ruiva, os outros conheço, mas visito pouco. Mas gosto também.
    bjoks

    ResponderExcluir
  2. amei as indicações!!!
    Seu blog é meu favorito.
    Simples e totalmente inspirador!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me indicar !! :)

    Então Jess, realmente a Rússia não mudou muito não. E mesmo com a revolução - que na verdade não foi para o "bem" - vide Lenin, a mentalidade do povo continua a mesma.As vezes penso que é algo cultura, próprio deles e de todo o Leste Europeu.

    bjoss !!

    LuRussa
    www.lurussa.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as indicações e já visitei todas :D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  5. Oi amore, muito obrigada pela indicação! Mas que padrão de vida alto?
    Eu só ando de busão, viajo com o benefício do meu irmão e só compro roupa em fast fashion! Kkkk

    Beijokas <3

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ah mas que felicidade eu ver o nome do meu blog logo alí! Você alegrou meu dia! rsrs
    Acho que entendi o que você disse, muitos e muitos blogs que antes eram pessoais agora foram 'vendidos', agora se isso é a perda do sentido do mundo bloguer ou se é a evolução não sei. Mas acho que isso é apenas reflexo do crescimento desse mundinho blogueiro, são meninas que tinham aqueles blogs rosa cheios de glitter que aprenderam a linguagem de internet, evoluíram e hoje usam isso como renda também, não critico.
    Gostei dos outros blogs indicados, alguns deles eu visito sempre.
    Ah! Vi seu post sobre educação, assim q terminar de ver o vídeo comento! rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida meu favorito é o Ultra Girl! Desde a primeira vez que visitei não consegui mais largar! ahahahhaha A May é muito fofa mesmo! Adoro a simplicidade dela!

    Vou visitar os outros :D
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Alguns dos blogs indicados eu conheço, outros fui apresentada nesse post. Ai Jess eu ando meio desanimada com esse mundo de blogs, sabe? (Acho que isso explica os posts minguadinhos do meu).

    Eu simpatizava demais com a campanha "volta, mundo blogueiro" já tentei abraçar a causa mas percebendo que não era de grande eficácia resolvi abandonar. Foi nesse momento que comecei a receber mais propostas para publicidade no meu humilde blog e isso me fez refletir sobre o valor que estava dando para as mídias sociais.
    Me vi sugada por um monte de ideias de como ser, vestir, empreender, "crescer" e não me encontrava em nenhuma delas. O que é difícil de se vê nessa blogosfera é humildade de verdade, sabe? Comecei a notar que existia uma programação pré estabelecida que eu me recusava enxergar...

    Hoje vejo tantos blogs comerciais travestidos de blog genuinamente pessoal que fico tentando ler as tantas ideologias que o sujeito travestido de publicitário, modelo e sabe lá o quê quer me dizer. Fui vencida pelo cansaço do ctrl+c ctrl+v e por essa lógica de que tudo pode ser revertido em capital. Esse papo rende, viu?

    ResponderExcluir
  9. @Mayara rsrsrs Ah, eu quis dizer que apesar de vc ter acesso a várias coisas que a maioria das pessoas não tem (dai essa ideia de padrão de vida alto) vc continua uma pessoa simples.

    Acho isso bacana, de vdd.

    ResponderExcluir
  10. @Talita M. Yay, bom... eu tbm não crítico. O problema é que tudo acaba se tornando isso e ai degenera. Blogs bons que servem como meio de publicidade não devem deixar de existir, mas sim a ideia de que nossa opinião deve ser sempre vendida.

    ResponderExcluir
  11. @Moema. rende! qq dia vamos cv cobre isso ;)

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas indicações =D

    ResponderExcluir
  13. Eu sou fã absurda da Lívia :) O Liraby é um dos blogs que mais gosto também.

    ResponderExcluir
  14. Concordo mais ou menos.
    Eu adoro o volta mundo blogueiro, mas não acho que voltar a ter blogs piscantes tipo diário seja bom e unanime.

    O que eu acho que falta nisso tudo é originalidade. Independente da finalidade do blog, já cansei dessa de ctrl.

    Enfim, visitando suas indicações!

    Beijo!
    http://milalices.blogspot.com.br/2012/09/a-primeira-entrevista-gente-nao-esquece.html

    ResponderExcluir
  15. @Lorena Rocco Oi flor.

    mas eu não acho q os blogs tenham que ser diários com gifs, pelo contrário, aprecio e ADORO blogs de moda, jornalismo, decor e etc... O que me incomoda, é que todo mundo decida de repente q vai ser uma profissional de alguma area e montar um blog pra ganhar grana.

    Mas é isso ai, eu entendi seu ponto de vista.

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.