Meu curso de Lengua española Y cultura hispánica

10 de setembro de 2012

Estou para escrever sobre isso há um tempo, mas sempre ia deixando pra depois... Só que de hoje não passa! Contarei para vocês como tem sido o curso de Língua espanhola e cultura hispânica que estou fazendo há 2 meses. 

 Eu trabalho em um CEU (centro de educação unificado - um tipo de complexo educacional que reúne vários cursos e atividades) então sempre estou de olho nos cursos que podem me interessar. No começo do ano, abriram turmas para o curso de língua espanhola e cultura hispânica ministrado pela Profª Mariana Lopes então não perdi tempo, me inscrevi porque já conhecia o trabalho dela e sabia que seria muito bom. Infelizmente por causa da greve perdi a vaga no curso, mas como a Mariana é uma fofa, me deixou entrar no 2º semestre como aluna ouvinte, o que faz de mim uma aluna como todas os outros, mas sem direito ao certificado (afinal, quem precisa disso mesmo?) hehehe

A Profª Mariana é do tipo militante sabe? Então é claro que seria identificação a primeira vista! ahahaha Ligada nas questões sociais, meu primeiro contato com ela se deu em um papo de quase 5 horas sobre política. Com formação em letras e mestrado na área de estudos culturais, a Mariana SABE COMO DAR UMA AULA, que não se resume a aprender espanhol, mas estudar de forma completa toda a cultura hispânica.



A apostila foi toda preparada por ela especialmente para o curso, isso facilita o nosso aprendizado, tornando tudo muito mais rico. Cada aula é uma oportunidade única de conhecer mais sobre a cultura, identidade e curiosidades sobre diversos países, pois a Mariana sempre nos traz relatos, fotos e dicas de suas viagens pelo mundo a fora, além de comentar sobre música, literatura e cinema desses países. Não sei se eu consigo expressar todo meu amor por esse curso e minha admiração pela profª, mas acho que é por aí! hehehe

A cada aula me sinto mais motivada e já consigo ver um claro progresso no meu desenvolvimento com a língua. Já consigo me virar para além do portunhol e tecer alguns diálogos. também já estou escrevendo (pouco, mas estou) e compreendendo até que muito bem para uma iniciante. A língua espanhola pode parecer fácil, mas não é. A gramatica é difícil e as vezes a semelhança com o português não ajuda muito. E como toda língua, a prática e o estudo são o caminho para se aperfeiçoar a cada dia. Afinal, como a Mariana gosta de dizer (e eu concordo) a língua não está morta, então estudá-la é um exercício incessante.

A inspiração que surge da garra e da força da professora tem sido o gás para eu me dedicar cada dia mais. Recentemente eu tive a oportunidade de ler o seu mestrado que trata da imigração mexicana nos EUA e o hibridismos cultural que se configura nesse contexto e me apaixonei por esse ramo de estudo. Tenho lido loucamente sobre a America latina e tendo longo debates que me levam a ver algumas coisas de minha vida com mais clareza. É tão bom quando a gente "se acha" né?! Eu tenho estado muito feliz.

E é isso gente. O Curso faz parte do projeto educativo da Prefeitura de Guarulhos, portanto é gratuito e público. A profª Mariana leciona em alguns espaços da cidade, mas há outros professores na rede, então cada curso se configura pelo docente que o leciona, importante destacar. Muitos me perguntam o que eu considero como diferencial no curso dela e eu respondo sempre a mesma coisa: A sua rica formação (uma das poucas que além de formada em letras tem mestrado na área), a sua didática e preocupação com os alunos, o caráter não mercadológico do curso e acima de tudo, a sua pessoa tão admirável, crítica e consciente das questões sociais.

é isso aí gente, em breve conto mais novidades!
beijinhos,









Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover