10 de setembro de 2012

Meu curso de Lengua española Y cultura hispánica

Estou para escrever sobre isso há um tempo, mas sempre ia deixando pra depois... Só que de hoje não passa! Contarei para vocês como tem sido o curso de Língua espanhola e cultura hispânica que estou fazendo há 2 meses. 

 Eu trabalho em um CEU (centro de educação unificado - um tipo de complexo educacional que reúne vários cursos e atividades) então sempre estou de olho nos cursos que podem me interessar. No começo do ano, abriram turmas para o curso de língua espanhola e cultura hispânica ministrado pela Profª Mariana Lopes então não perdi tempo, me inscrevi porque já conhecia o trabalho dela e sabia que seria muito bom. Infelizmente por causa da greve perdi a vaga no curso, mas como a Mariana é uma fofa, me deixou entrar no 2º semestre como aluna ouvinte, o que faz de mim uma aluna como todas os outros, mas sem direito ao certificado (afinal, quem precisa disso mesmo?) hehehe

A Profª Mariana é do tipo militante sabe? Então é claro que seria identificação a primeira vista! ahahaha Ligada nas questões sociais, meu primeiro contato com ela se deu em um papo de quase 5 horas sobre política. Com formação em letras e mestrado na área de estudos culturais, a Mariana SABE COMO DAR UMA AULA, que não se resume a aprender espanhol, mas estudar de forma completa toda a cultura hispânica.



A apostila foi toda preparada por ela especialmente para o curso, isso facilita o nosso aprendizado, tornando tudo muito mais rico. Cada aula é uma oportunidade única de conhecer mais sobre a cultura, identidade e curiosidades sobre diversos países, pois a Mariana sempre nos traz relatos, fotos e dicas de suas viagens pelo mundo a fora, além de comentar sobre música, literatura e cinema desses países. Não sei se eu consigo expressar todo meu amor por esse curso e minha admiração pela profª, mas acho que é por aí! hehehe

A cada aula me sinto mais motivada e já consigo ver um claro progresso no meu desenvolvimento com a língua. Já consigo me virar para além do portunhol e tecer alguns diálogos. também já estou escrevendo (pouco, mas estou) e compreendendo até que muito bem para uma iniciante. A língua espanhola pode parecer fácil, mas não é. A gramatica é difícil e as vezes a semelhança com o português não ajuda muito. E como toda língua, a prática e o estudo são o caminho para se aperfeiçoar a cada dia. Afinal, como a Mariana gosta de dizer (e eu concordo) a língua não está morta, então estudá-la é um exercício incessante.

A inspiração que surge da garra e da força da professora tem sido o gás para eu me dedicar cada dia mais. Recentemente eu tive a oportunidade de ler o seu mestrado que trata da imigração mexicana nos EUA e o hibridismos cultural que se configura nesse contexto e me apaixonei por esse ramo de estudo. Tenho lido loucamente sobre a America latina e tendo longo debates que me levam a ver algumas coisas de minha vida com mais clareza. É tão bom quando a gente "se acha" né?! Eu tenho estado muito feliz.

E é isso gente. O Curso faz parte do projeto educativo da Prefeitura de Guarulhos, portanto é gratuito e público. A profª Mariana leciona em alguns espaços da cidade, mas há outros professores na rede, então cada curso se configura pelo docente que o leciona, importante destacar. Muitos me perguntam o que eu considero como diferencial no curso dela e eu respondo sempre a mesma coisa: A sua rica formação (uma das poucas que além de formada em letras tem mestrado na área), a sua didática e preocupação com os alunos, o caráter não mercadológico do curso e acima de tudo, a sua pessoa tão admirável, crítica e consciente das questões sociais.

é isso aí gente, em breve conto mais novidades!
beijinhos,

Postar um comentário

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.