25 de novembro de 2012

30º Bienal de arte contemporânea

Esse semestre estou cursando a disciplina fundamentos teóricos-práticos do ensino da arte e a professora organizou como parte do curso uma visita a 30º Bienal de arte contemporânea que está rolando em São Paulo. Fomos em um grupo grande em uma visita monitorada. Detestei. Descobri que não sirvo para ver uma exposição com alguém me guiando, gosto de liberdade para ir e vir, ou para ficar o tempo que quiser olhando para uma obra. Logo nos primeiros 20 minutos com a "guia" eu já tinha me escapulido e ido fazer minha visita sozinha. 

Dizer o que eu achei da exposição seria bem complexo. Não curti a maior parte das coisas que vi porque achei tudo muito confuso. Ainda não sou mestre em filosofia, estética ou história da arte, mas acredito não ser necessário ter profundo conhecimento para saber quando algo não está no lugar. Acredito que a arte hoje vive uma crise, falta profundidade e muitas vezes, até o sentido.

Muito se reclama das pessoas que visitam o museu como se fosse um shopping. Mas a forma como as coisas se organizam hoje e seu grande apelo visual não me parece ser muito diferente das propostas publicitárias, como um grande mercado artístico. 

Posso estar sendo dura, posso estar sendo muito crítica, mas acho que após a visita a 30º Bienal é necessário um debate sobre forma e conteúdo. O que torna algo arte? Sua comunicação com o público? Sua expressividade? sua beleza? Ou seu conteúdo?

Deixo a pergunta para que todos respondam.




Acreditem se quiser... esse é o car cake.




o tempo engolido pela pós modernidade





O tema da exposição era a iminência das poéticas, mas não consegui sentir isso em nenhuma parte. 

mas de toda forma valeu a experiência e a reflexão. E o debate está mais do que de pé... Afinal, ainda quero entender: o que é arte?

Postar um comentário

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.