Projeto sugestões - {sobre direitos e espaço público}

23 de novembro de 2012

Nossa atuação no centro de leitura acabou, mas ainda quero registrar aqui alguns projetos que realizamos no decorrer do ano. Hoje principalmente, quero falar em um dos projetos mais gostosos de trabalhar ao longo do ano, um projeto sobre cidadania, direitos e construção do espaço público.

O projeto sugestões tinha como intenção criar um espaço para as crianças deixarem suas sugestões sobre o espaço e participarem de sua construção. Mas ao longo do tempo fomos sentindo a necessidade de não só criar o espaço, mas trabalhar com eles todas as etapas de construção de uma consciência de direitos e espaço público.

1ª parte - Temos direitos. Todo espaço público é coletivo e portanto, mantido pela sociedade.

Muitas crianças não tem essa consciência. Em um primeiro momento enfatizamos esse ponto, trabalhando semana a semana a importância de eles sugerirem melhorias e reclamarem do que eles acham que não funciona direito. Explicamos que o espaço e todos os livros foram comprados com dinheiro que vem de impostos, que todos pagamos. E que é nosso dever zelar por ele, para que ele não feche e que os livros sejam preservados. 

Notamos que ao longo do tempo muitos deles já apresentavam sinais de uma primeira consciência, quando soltavam frases sobre a importância de cuidar dos livros ou de escrever uma sugestão para melhorar o espaço.  


Na cesta de sugestões recebemos no 1º mês MUITAS sugestões. Algumas bem absurdas, mas fizemos questão de responder todas. 

2ª parte - retorno as crianças

Não basta incentivar a participação, é necessário dar continuidade ao processo. Assim que o projeto completou um mês fizemos questão de responder as sugestões explicando, uma a uma, o que era possível e o que não era possível, e claro, o porque não era possível, se fosse o caso. Colocamos na parede e ao longo das semana trabalhamos com eles a importância de eles lerem as respostas e refletirem sobre as questões que os colegas colocaram. 


3ª parte - cobrando os órgãos públicos

Nesse momento surgiram também muitas sugestões de livros que não tinham no espaço. Elaboramos então uma carta para secretaria de educação da cidade, com as sugestões das crianças.




Eles ficaram encantados de saber que suas opiniões e pedidos chegariam na mão de "gente que manda". Enfatizamos com eles que esse direito eles deveriam reivindicar sempre - o direito de ter voz e sugerir coisas para melhorar os espaços que eles frequentam.

4ª parte - direitos são conquistados e mantidos por nós. Mas também pressupõem deveres

Mais um mês se passou e vimos que muitas crianças ainda deixavam as mesmas sugestões só por deixar. Trabalhamos com eles semana a semana mais uma vez que quando escrevemos uma sugestão, devemos pensar bem, saber se aquilo que pedimos tem coerência e se alguém já não sugeriu a mesma coisa. Também enfatizamos que o cuidado com os livros (muitos pediram para mandar novos livros, mas muitos livros iam se estragando com o tempo) dependiam deles também e era UM DEVER cuidar do espaço.

Escrevemos em forma de caderno as respostas para as sugestões de outro mês e passamos para algumas turmas.



Infelizmente o projeto foi interrompido porque fomos embora.

Mesmo assim, acredito que foi uma grande oportunidade de trabalhar a consciência política das crianças que passaram por lá, e também um grande aprendizado para nós, educadores que nos envolvemos de coração nesse projeto.

Por fim, registramos tudo no caderno de registro do Centro de leitura infantil:

ps. na foto uma criança lendo as respostas as sugestões deixadas por eles.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover