Experiência com o "menu da semana"

21 de julho de 2013


Oi gente! Aproveitando que hoje é domingo, resolvi escrever mais um pouco sobre o que tenho aprendido (e colocado em prática) sobre organização.  No último post me pediram para mostrar mais detalhadamente como faço, mas isso será feito em um outro post super completo que devo escrever em outro blog. Prometo que assim que estiver publicado, divulgo por aqui! Enquanto isso, hoje vou falar de alimentação.

2 coisas que não abro mão por nada é dormir bem e comer bem. Quando não estou bem isso até acontece, mas no geral da minha vida, sempre busquei bons hábitos para manter a saúde e a disposição. Nunca precisei dedicar muito tempo a isso, mas desde que sai da casa dos pais, comer tem sido desafio. Lá eu tinha comida todo dia. Não era muito diversa (minha mãe é a típica brasileira feijão com arroz), mas era gostoso e feito todo dia. Aqui em casa, rola aquela preguicinha de cozinhar (embora ambos cozinhem muito bem!) então a gente se joga nas lasanhas, pizzas, coxinhas e outras porcarias já feitas e que não requer muito trabalho. O resultado dessa brincadeira? 6 kgs a mais e uma saúde debilitada. 

Comer lasanha na semana é uma delícia, comer todo dia cansa e não faz bem. Saber dosar e balancear a quantidade de alimentos (e diversidade deles) é uma tarefa que dá trabalho, mas é muito satisfatória porque retorna em saúde, que é algo sem preço. Por isso, ao começar a me organizar, foi a primeira área por onde comecei.

Lendo em blogs por ai, descobri uma tática que super se adaptou a mim, o "menu da semana". É muito simples, você começa fazendo inventário de tudo que tem no armário/geladeira, depois de acordo com ele, define 3 refeições principais por dia nos 5 dias da semana (seg a sexta).  Então basicamente é fazer inventário >> definir menu semanal >> ir as compras >> cozinhar! Parece algo obvio, mas quando você faz planejado as chances de você seguir o cardápio e consumir alimentos saudáveis e diversos é bem maior!  Além da economia! Por isso, eu tenho algumas dicas que gostaria de compartilhar com vocês. 

{quadro de algumas  refeições ao longo de 2 semanas}

A importância de fazer inventário

O inventário é tipo uma lista com o que você tem na geladeira e armário. É importante faze-lo porque em cima dela você pode montar os pratos da semana, garantindo que nada ficará perdido no fundo do armário e depois acabar indo pro lixo. É uma forma racional de gerir recursos e não leva muito tempo se você é o tipo de pessoa que faz comprar semanais. 

Aposte em diversidade, monte um menu equilibrado

Todo mundo tem aquela aula bacana de nutrição na escola né? sabemos o que são as fibras, carboidratos, proteínas... Então equilibrar é o caminho correto e apostar na diversidade faz muito bem. vale lembrar que o ideal é sempre consultar um nutricionista para te indicar os melhores tipos de alimento para você, mas se não rolar, pelo menos dar uma pesquisada sobre o assunto faz bem. Eu mesma adoro ler sobre nutrição e quando vou montar o menu procuro pensar em bastante diversidade para mesclar tudo que preciso (dentro das possibilidades e aproveitando o que já tem no armário). 

Defina o menu de acordo com suas possibilidades

Não adianta colocar pratos mirabolantes na semana se você não fica em casa. O legal é pensar um menu de acordo com suas possibilidades  tanto de tempo disponível para cozinhar, como dos espaços que vai se alimentar. Se vai levar comida para o trabalho, pense em que momento ela será feita e se vai se alimentar fora, tente pensar nas opções disponíveis em combinação com o resto da semana. Assim, é mais provável seguir a lógica do saudável. 

Faça compras, apenas o necessário!

Depois de definir o menu é hora de fazer compras para os pratos da semana. Eu costumo fazer uma lista e comprar apenas o que está nela. Assim eu garanto que vou economizar e comprar apenas o que é necessário para consumir naquela semana.

Faça feira!

Eu sempre me espanto quando vou a feira. A qualidade dos alimentos além de ser superior, são mais baratos e tem muito mais opções. Na foto abaixo eu separei tudo que comprei em uma visita minha a feira e pasmem... Tudo foi apenas r$13,00. Comprei tomates, abacaxi, kiwi, chuchu, cenouras, cebolas, beterraba, couve-flor, inhame e mandioca! Foi o suficiente pra fazer sucos, massas, saladas, e acompanhamentos delícia... <3 vale muito a pena!



Se não tem tempo, congele!

Eu trabalho em casa, e passo muito tempo por aqui. Mesmo assim, a semana é corrida e não dá pra cozinhar sempre. Por isso, eu aprendi que assim como 99% das pessoas congela feijão, dá pra fazer com qualquer outro alimento. A dica é separar um dia pra cozinhar e fazer em quantidade maior determinados alimentos, assim você pode separar pequenas porções e congelar. Eu costumo usar papel alumínio, e saquinhos plásticos para congelar e não sinto muita diferença no gosto. Costumo congelar arroz (para a semana toda, separados por dia), rosquinhas, kibes e coxinhas, carne, massas (tipo nhoque) entre outros pratos.

Capriche no café da manha

E a última dica e a mais importante: caprichar na refeição mais importante do dia!  Comer bem logo de manhã dá muito mais disposição para enfrentar os desafios. Então aproveite. Eu como muito cereais, pães, ovo e suco. São meus alimentos favoritos para esse horário.

iogurte, granola e morangos - chá de morango

Ah e é importante frisar que apesar de definir 3 refeições principais, a regra de comer de 3 em 3 horas é valida viu? Então é bom ter sempre bolachinhas, frutas e petisquinhos para esses entre meios.

E é isso gente, espero que tenham gostado do post, dúvidas é só comentar ;)









  1. Que coisa boa! Adorei as dicas, deu vontade de sair por ai fazendo compras saudáveis, mas com a faculdade fico tão desorientada que esqueço facilmente de todo esse planejamento! :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma coisa de prática mesmo! ^^

      Excluir
  2. Oi Jess!

    Adorei as dicas e as inspiracoes do seu menu.
    Mas o que eu mais gostei, eh que vc colocou tudo mto bem colocado! tipo, sem muito "nhem nhem nhem" do que pode ou nao pode comer.
    Acredito que tem mtaaa coisa que faz mal hj em dia, assim como mta coisa que faz bem!
    Mas comendo de tudo um pouco, sem exageros, acho que tudo faz bem!
    Eu adorei seu menu!
    Preciso MTO mudar a alimentacao por aqui! So que meu caso envolve duas dificuldades: meu marido eh chato! mal acostumado! come todos os dias a MESMA coisa e acredite, apesar da comida dele nao ser mto saudavel (sem verduras e carne sempre), ele eh MTO saudavel o.O
    So que ae vem a 1 dificuldade: eu ter que fazer comida so pra mim.
    E a segunda dificuldade: ter a mae morando do lado!
    Ela me liga quase sempre pra ir jantar la! kkkkkkk

    Masssss.... eu acho que qdo tiver filhos, eu vou comecar a me interessar mais, ter mais disposicao e empolgacao em cozinhar.
    Enquanto isso vou pegar umas dicas do seu menu! AMO atum e macarrao :~

    Beijos! Desculpa o "post" no comentario.. rs

    E ah, checa seu e-mail dps! Temos que votar no tema do 7 on 7 ;)

    ResponderExcluir
  3. Aí sim! Curti muito.
    Deu até fominha com as fotos que você tirou das suas refeições.

    http://blogdanielice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. lindaaaa.

    as fotos são tão boas quanto as nossas refeições.

    ;D

    te amo

    ResponderExcluir
  5. Este post é muito útil, vou até salvar aqui para ler com calma depois e tentar aplicar, tô precisando...
    bjoks

    ResponderExcluir
  6. Essas feira são as melhores, mas desde que me mudei para SP ainda não tive coragem de ir na feira aqui perto de casa que é no domingo #vergonha
    Mas isso vai mudar em breve! (:

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post Jess! Eu já morei muitos anos sozinha e sei como é difícil. Agora que voltei a morar com meus pais está sendo mais fácil seguir uma alimentação mais saudável. E eu tb faço do café da manhã a refeição mais importante.
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O café da manhã é muito importante mesmo! :)

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover