Rotinas organizativas: limpeza

8 de julho de 2013


rotinas organizativas: limpeza e alimentação

Desde que estabeleci a necessidade de ser mais organizada, tenho lido sobre métodos e rotinas que ajudam nesse processo organizativo. O que tenho para dizer é que apesar de muita coisa parecer paranoia aos meus olhos, alguns métodos e rotinas realmente ajudam muito para regrar uma vida totalmente desleixada.

Primeiramente é preciso pensar no conceito de rotina, que na minha opinião, não pode ser algo fechado e burocrático porque se não tira a graça da vida. A rotina serve para por um padrão no cotidiano que ajuda a encaminhar coisas menores de forma mais fácil, dando mais tempo para o que realmente importa. Um exemplo disso é o cuidado com a casa, que sempre é um desafio para quem tem isso como tarefa. Quantos dias perdemos faxinando e organizando um ambiente caótico?

Sempre fui altamente organizada no planejamento das coisas, porém no cotidiano tudo ia ficando em qualquer lugar. Em casa tudo tem lugar, divido várias coisas por categorias, gosto de facilitar, porém não consigo manter. Nas leituras de blogs que ando fazendo percebo que de nada adianta passar dias colocando as coisas por cores se no dia a dia você mistura tudo. É trabalho perdido. Por isso lancei o maior desafio para minha pessoa: ir com calma, porém tentar manter uma certa rotina de organização e limpeza.

E não é que funcionou? A minha experiência não podia ter sido melhor. Sentei com meu companheiro e juntos decidimos uma rotina de limpeza. Anotei todas as coisas que precisamos fazer em casa (todas mesmo!) de lavar a louça até lavar cortinas e depois fomos pontuando qual a frequência necessária para realizar tal atividade. Exemplo: Lavar louça: todo dia - lavar cortinas: toda estação. É importante que você anote tudo pois fica mais fácil de visualizar o que você precisa fazer em cada dia, cada semana, cada mês...

Após pontuarmos a frequência de cada atividade, montamos um cronograma, dividido por dias do mês em dias de semana. Fixei na parede da cozinha e a cada dia, temos noção do que precisamos fazer naquele dia. Segue um exemplo básico:



Na sequência de amarelo, os dias do mês. Colocamos nesse cronograma apenas as tarefas que não são diárias. lavar-louça, guardar roupas, jogar lixo fora e etc são coisas que precisamos ter como atitudes do dia-a-dia que devem ser hábitos para não se acumularem causando um transtorno maior na vida. Outra coisa importante de dizer é que fizemos 2 tabelas (como dá pra ver na primeira imagem) uma para a semana e uma especial para os fins de semana.

Optamos por isso porque nos finais de semana reservamos um tempo para fazer uma limpeza mais geral, portanto com mais tarefas. Nessa lógica, além de algumas tarefas que elencamos semanais, acrescentamos as quinzenais e mensais, de forma a não sobrecarregar, dividindo-as pelo mês. Exemplo novamente:


Juntamos os dias porque é indiferente se vai ser feito sábado ou domingo. Depende da nossa programação e disponibilidade. Nesse exemplo (bem reduzido, a original tem mais tarefas), dá pra entender que a cada semana há uma tarefa "extra" que fazemos quinzenalmente, todo mês ou a cada 2/3 meses. Por exemplo: descongelar a geladeira (02meses), limpar dispensa (15 dias). Nessa lógica de intercalar as tarefas, nenhuma coisa fica sem ser feita e também não pesa demais em nenhum dia.

A experiência tem sido de sucesso. Não conseguimos fazer 100%, porém seus 90% foram concluídos. Durante toda a semana a casa esteve limpa, organizada e por isso trabalhamos mais, saímos, estudamos e acabamos encaminhando melhor a nossa vida. Fiquei tão animada que pretendo persistir nesse desafio para ver se crio o hábito de ser uma pessoa mais centrada e organizada! hehehe

E é isso pessoal, fica a dica! No próximo post a respeito de organização vou comentar a ideia de se ter um "menu da semana", como tem sido minha experiência e as dicas que posso dar a respeito do assunto. Até lá, me digam: O que vocês acham desse tipo de rotina?









  1. Jess, minha querida, acho que vc tem o mesmo defeito que eu, sou desorganizada demais, é como vc falou, eu posso 3 dias numa faxina danada, organizo tudo, mas depois não mantenho :(

    Fiquei inspirada por sua decisão e quero te pedir uma coisa, posta pra gente a sua tabelinha completa???? É que assim fica mais fácil pra fazer a minha, já que não tenho nem ideia de por onde começar.

    Vou aguardar ok

    Bjão
    http://www.depoisquevocesefoi.com.br/

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  2. Eu gostei muito do seu tipo de organização!
    Eu gosto de ver tudo em seu devido lugar, mas ás vezes acabo relaxando :D
    vou me organizar mais!
    bjsss

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  3. É muito bom se organizar, pra TUDO!
    Antes de mais nada vem a organização. É ótimo na vida profissional e pessoal.

    Ótimas dicas, Jess.

    http://blogdanielice.blogspot.com.br/

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  4. Aii Sou desorganizadae preguiçosa, e quando se fala de organização..... #saiu correndo!

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  5. Jess, adorei ver como você está se organizando!! Muito bacana mesmo! Não quer escrever um relato lá no Vida Minimalista? Terei o maior prazer de publicar lá. =)

    Beijos!

    Camile

    vidaminimalista.com
    camilando.com

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Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







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