Deliciosos sonhos de creme

21 de outubro de 2013


Sonho de creme é um dos meus doces favoritos. Quando era pequena sorria quando minha mãe trazia do trabalho aqueles sonhos fresquinhos...  Já adolescente passei a ir várias tardes na padaria só pra compra-los. Hoje, o hábito não se perdeu. Mas de todas as coisas que eu faço na cozinha, eu nunca tinha acertado uma receita de sonho. hehe

Dai eu comprei uma caixa de amido de milho e veio uma receita que eu decidi provar. Parecia meio complicadinha, mas na prática achei até fácil. Testei, adaptei, aprovei e postei no insta! Como muita gente curtiu e alguns pediram pra eu compartilhar, fiz de novo pra fotografar o processo e ficar mais fácil de entender. Espero que gostem :)

fazendo o fermento inicial


2 colheres de chá açúcar ■ 100ml de leite morno ■ 15gr de fermento biológico
50gr de farinha de trigo peneirada

Dissolva o açúcar e o fermento no leite morno (morno... não quente, nem frio!). Em seguida adicione a farinha e misture bem. Deixe crescer por aproximadamente 50minutos.

fazendo a massa

2 colheres de sopa de açúcar ■ 3 gemas ■ 1 colher de sopa de margarina ■ 100ml de leite morno ■ 350gr de farinha de trigo

Assim que o fermento tiver crescido, junte os ingredientes na ordem acima, sovando a massa até que desgrude das mãos.  Depois deixe crescer em algum lugar coberto (coloco dentro do forno desligado) por aproximadamente 1 hora e meia. 


Dai é só abrir a massa e cortar no formato que achar melhor. Eu uso um cortador de biscoitos redondo, mas você pode usar um copo :)


Com a massa cortada, esquente o óleo para fritar. Uma coisa muito importante é sempre fritar em fogo baixo. Fogo alto queima por fora e não frita por dentro :/ Da primeira vez que eu fiz ficou ótimo, não queimou! Mas da segunda eles ficaram bem escurinhos :( Como aqui o fogão é gás de rua, é mais forte, então mesmo no baixo as vezes queima. Vocês pode notar a diferença de cor do primeiro que eu fiz para as fotos de hoje (que ficaram um pouco mais escuros).

Então o segredo é fogo baixo e nunca misturar óleo de outras frituras hein?

Fazendo o creme de baunilha

2 gemas
250ml de leite
1 xícara de chá de açúcar
50g de amido de milho
3 colheres de essência de baunilha

Leve o amido, a farinha e o leite ao fogo médio, mexendo sempre. Ao ferver, adicione as gemas, o açúcar e a baunilha. Mexa bem e mexa sempre até ficar mais durinho. Desligue o fogo e deixe esfriar. 

Com o sonho frito e o creme pronto é só cortar no meio e rechear a gosto. Em seguida, polvilhe açúcar confeiteiro em cima dos sonhos para dar o toque final. A minha dica é colocar um pouco de açúcar dentro de um coador pequeno e ir passando o dedo para cair perfeitamente o açúcar como se fosse neve :)

E está pronto! é só se deliciar...

Nível de dificuldade: ♥   Rende: aprox. 20 sonhos pequenos









  1. Que deliiicia Jess! Amo sonhos...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nathalia Talita21.10.13

    Adooorei <3

    ResponderExcluir
  3. GENTE!!!! preciso fazer!!!! <3 obrigada pela receita Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. testa e depois me conta ;)

      Excluir
  4. Como não fazer sonhos, sendo que agora sei o quão simples é fazê-los? Vou tentar aqui! :) Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. testa e depois me conta!!

      Excluir
  5. Oie tudo bem?
    Humm fiquei com água na boca =) adorei a receita =)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu carol, tbm curti sua última receita!

      Excluir
  6. Hmmmm, eu amo sonhos de creme, vou falar com o Di pra gente fazer. Amo suas receitas, de montão!!!!
    :*

    www.meutudoemaisumpouco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D ai que felicidade saber disto!

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover