8 de outubro de 2013

Planejando as celebrações do fim de outubro!

Já é outubro e é hora de começar a planejar as comemorações que começam no fim desse mês! Sei que dependendo da religião se comemora de formas diferentes (ou não se comemora) mas achei que seria bem bacana compartilhar algumas dicas pra quem deseja celebrar as festividades que marcam essa época. 

Muito polêmicas, as festividades descendem das culturas pré-cristãs, e celebram a morte como necessária para o nascimento de algo novo. Com muitas mudanças ao longo dos anos e influência de outras culturas as tradições, elas se difundiram em tradições diversas, sendo as mais influentes o dia de los muertoshalloween e o dia de todos os santos. A mais comum no Brasil, pela tradição católica, o dia de todos os santos.

Como eu simplesmente não vejo sentido em ficar chorando por quem morreu e ir a cemitérios sombrios e com clima pesado, prefiro comemorar do modo mexicano, com muita alegria, cores e positividade pra novos ciclos e passagens que se iniciam. Também não curto muito essa o dia das bruxas, terror... Pra mim é a tradição protestante mais uma vez demonizando tudo e querendo criar misticismos a cerca da morte e da vida. Mas enfim, cada um escolhe comemorar como acha melhor e as dicas do posts servem pra qualquer uma delas! :D Então vamos lá?

1. Pense em quantos irá convidar

A primeira coisa ao se planejar uma celebração é pensar quantas pessoas virão. Porque isso sempre define todo o resto. Se possível, faça uma lista e convide as pessoas com antecedência :)


2. Busque inspirações 

Com o google, o pinterest e o we heart it não falta inspiração para celebrar com estilo. Eu gosto de montar painéis de inspiração, então o pinterest é perfeito pra isso! A ideia é buscar ao máximo informações e dicas de faça-você-mesmo.


Eu separei algumas imagens nas quais vou me basear pra decoração. No caso do dia dos mortos, usarei crepom pra fazer muitas flores coloridas e papel pra desenhar caveiras fofas (ainda não tenho habilidade pra fazer de açúcar). Pra quem prefere o Halloween, algumas aboboras e fantasminhas caem bem ^^ Também aproveito esse momento pra pesquisar receitas e pratos típicos da festividade.

3. defina o menu

A parte mais gostosa! :9 hehehe Definir o que vamos comer! Antes de tudo eu gosto de fazer a lista dos pratos mais gerais, depois eu vou pesquisando receita por receita e fazendo uma lista de compras que sei que vou ter que fazer antes de preparar tudo.


No caso do dia dos mortos, comida mexicana e tequila!!!!!!! ahahaha

4. Prepare a decoração

É sempre bom preparar com antecedência a decoração pra evitar acumular tudo no dia, afinal, você no dia já tem que preparar as comidinhas <3 É bom pensar no que vai querer (algo mais modesto ou uma festa pra valer?) e também harmonizar com seu bolso. Esse ano, por exemplo, farei tudo de papel porque é mais econômico. 

5. E celebre com alegria!

Por fim, depois de planejar tudo com carinho, o mais importante é celebrar com alegria, como qualquer festa. Eu me divirto horrores planejando essas coisas e acabo me divertindo ainda mais no dia. Ah, e como toda comemoração é um bom momento pra se divertir, mas também refletir o significado da data.

{+} Pra quem quiser, dicas pra comemorar o halloween.

E é isso. Espero que tenham gostado das dicas e prometo que depois eu trago as fotos do nosso dia dos mortos :)

14 comentários

  1. Independente de religiao de cada um... Eu particularmente tenho um certo #medo kkkk nao curto isso. Sei la fiquei com um trauma depois de passar uma noite toda no cimiterio kkkkkkkk ... Boa festa Jess! Quero ver fotos ta?

    ResponderExcluir
  2. Ps: minha irma que iria adorar uma festa dessa kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz jantar mexicano, eu aaaamo as comidas e a cultura mexicana. Só Halloween que nunca me interessei muito.

    Um beijo!
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) adoro cultura mexicanaaaaa

      Excluir
  4. mal posso esperar para chegar o dia.

    nachos e tequilas para comemorar a morte - que é comemorar a vida. dá no mesmo. ahaha

    beijos do seu
    bru

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem flor?
    Gostei do post, bem diferente =) eu queria ir a uma festa de halloween com meu marido mas ele não curte muito esse tipo de festa mas fazer decoração com coisas do halloween é legal, adorei suas dicas =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Não se comemora, mas sempre tem umas festinhas escondidas pra quem curte
    ::::
    {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
  7. Jess, desde que você fechou o Blog antigo que eu andei procurando por ti nessa imensidão virtual. Felizmente encontrei. Ebaaaaa. =)
    E encontrei logo num momento oportuno, porque inventei de fazer uma festa viva los muertos e não sei nem para que lado vai. Se tiver alguma dica em site sobre decoração e culinária, você me ajuda? Please? =)

    Adorei seu novo cantinho. Tudo muito lindo, como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa :)

      seja bem vinda evolte sempre ^^

      Excluir
  8. Ai que estranho, me cago de medo... Engraçado é que já fiz muitas festa na escola mas sempre forçada pelos professores!

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Não imaginava que tinha essa cabeça aberta para esse assunto. Também acho que Halloween não deve ter essa carga pesada que algumas pessoas costumam atribuir ao evento.
    Queria te conhecer pessoalmente e morar perto para ir na sua festa mas é algo muito distante da realidade... Então, a senhora tem que postar as fotos aqui viu?

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.