19 de novembro de 2013

Geleia caseira de jabuticaba


Oi gente! Dei uma sumida devido a vários compromissos, muito trabalho lá na {leilou} e o fato de que também ando meio doente esses dias! :( Mas hoje dei um jeitinho de escrever uma receita que testei semana passada e que acredito valer muito a pena pra vocês.

Geleia é uma coisa deliciosa pra se comer no café-da-manhã, naquele lanche da tarde e em tantas outras ocasiões, e muito melhor quando é caseira. Muita gente acha que é difícil, mas acho que fazer geleia é a coisa mais fácil do planeta, por isso vale tentar! Sem contar que o preço que cobram no supermercado é fora da realidade, dá pra fazer muita geleia com o preço que eles cobram por um pote minúsculo! hehehe por isso bora aprender?


Jabuticaba é uma fruta abundante nessa época! Paguei R$2,00 em meio quilo. Adianto que dá um pouco de trabalho fazer, mas garanto que é bem gostosa :) Então vamos a receita?


Você vai precisar de: 
  • 1 e 1/2 xícara de água
  • 1 e 1/4 xícara de açúcar
  • 500gr de jabuticaba

Em uma panela acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo alto até levantar fervura. Deixe fervendo por aproximadamente 40 minutos, ou até que perceba que a consistência está bem firme. Ficará um caldo grosso com toda a casca e o caroço da jabuticaba misturada. Desligue o fogo e espere esfriar.

Com o caldo frio, tente peneirar dentro de outra panela separando o caldo da casca e do caroço da fruta. Se precisar esprema com as mãos (fiz isso e rendeu bem mais). Leve ao fogo por mais 20 minutos com meia xícara de água e mais 1/4 de xícara de açúcar.  Quando estiver bem firme, desligue o fogo.

{atenção} peneiras finas não deixarão passar o caldo, então use as mãos pra separar a casca (espremendo) e o caroço.

Coloque em um recipiente adequado para armazenar a geleia (potes de vidro são os mais recomendados) e espere esfriar. Depois é só guardar na geladeira e esperar um melhor momento pra saboreá-la com um delicioso pão caseiro!  (melhor combinação na minha opinião!)


hmmm... bom apetite! :)

Nível de dificuldade: ♥  ♥  Rende: aprox. 1 pote pequeno de geleia

13 comentários

  1. Humm, parece ser deliciosa!
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Eu fazia muito doce de banana e geleia de morango, mas nunca mais fiz... deu vontade :D

    Beijos!

    Camilando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro geleia de morango ^^

      Excluir
  3. Nem sabia que se podia fazer geleia, rs Leiga na cozinha!
    Adorei e é verdade está muito barato a jabuticaba sempre compro em frente ao meu trabalho e fora que é uma delicia, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim. Então aproveita e testa a receitinha :)

      Excluir
  4. Nossa! Ah quanto tempo eu num como geleia com pao! Caseira deve ser beeen melhor mesmo! :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ai que receita fofa! Olha... como eu sou o Ó da cozinha eu acho que ainda não vou me arriscar! rs...
    Sobre a tattoo eu confesso que sou resistente a dor mas, não é nada de outro mundo. Se você tem coragem de tirar sangue e fazer depilação... vc suporta sim! É só querer! Rs
    Kiss e saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiheuihe ai que tá... não depilo porque não suporto! XD

      Excluir
  6. Nunca nem tinha ouvido falar de geléia de jabuticaba, mas deve ser muito boa mesmo, porque convenhamos que bem... é jabuticaba né (sou viciada nessa fruta) hahahaha! Adorei a receita, quem sabe eu não tente fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você gosta dela, vai amar a geleia.

      Eu que não curto muito a fruta amei :)

      Excluir
  7. Amo de paixão jabuticaba...tanto tempo que não como! Nunca provei geleia, parece super fácil de fazer. Vou salvar a receita, adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim pra quem tem uma certa habilidade! e já que é sue caso, vale a pena hahaha :)

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.