29 de dezembro de 2013

Adeus 2013!

2013 foi um ano muito intenso pra mim. Me mudei praticamente 2x, viajei bastante, criei uma marca, vi a cena política efervescendo em junho, adotei minhas primeiras gatinhas, usei pela primeira vez o instagram, vi umas das minhas melhores amigas casarem, festejei várias datas bacanas, criei esse blog e amadureci como não imaginei ser possível. Sério, nem eu mesma acredito que conquistei tanta coisa esse ano.



Desde que eu decidi parar de me lamentar pelo que deveria ser e ser agente na minha própria vida, acredito estar caminhando rumo a uma evolução espiritual muito boa. Esse ano eu aprendi a me aceitar mais como eu sou, a me entender melhor. Através do desapego, do estudo e da atuação na sociedade tenho buscado um caminho entre a paz e a justiça, e tem sido um caminho gostoso de trilhar, embora bastante difícil. Não vou dizer com tudo isso que foi tudo flores, pelo contrário, senti medo, insegurança, revolta, solidão, tristeza profunda... Coisas que fazem parte do ser humano em uma sociedade como a nossa. Mas em meio a tantos motivos negativos do nosso tempo, me alegro em conseguir construir bons momentos que serão eternizados em minha memória. E é a eles que dedico essa postagem... Ao que ficará de melhor sobre 2013!

E como recordar é viver, segue a minha retrospectiva do ano!
Este ano tive a oportunidade de conhecer 2 lugares incríveis em diferentes regiões do Brasil, a Paraíba no nordeste  e Belém no norte. Vale a pena ler meus relatos e impressões de cada lugar que passei.

No comecinho de 2013 estávamos ainda decorando nossa casa85, mas logo em abril tivemos que mudar para o apê63. Foi muito gostoso (e trabalhoso) o processo de decoração de ambos e eu contei um pouquinho de tudo por aqui! No demais, também foi um ano de muita organização e criação de novos hábitos e rotinas.


Também foi um ano de muita comida boa! \o/ Por isso separei minhas 4 receitas favoritas do ano: bronwie de chocolate - bolo naked - Donuts - Guacamole a brasileira


Uma das melhores coisas da vida é celebrar. Momentos especiais, feriados, simbologias. Esse ano eu aprendi a celebrar com mais alegria algumas datas que por julgamentos morais antes eu evitava. Também me aproximei mais da família e de alguns amigos e isso me trouxe consolo. Entre todos os momentos selecionei alguns dos mais especiais que marcaram meu ano. A festa que organizamos para os gemeos, o casamento da jhessy, nossa festa do dia de los muertos e por fim, nosso natal.


2013 também foi um ano de muito trabalho! Em meados de setembro criei a marca leilou que tem sido minha fonte de renda e também de aprendizado. Antes disso já trabalhava há anos como freela, mas pela primeira vez a coisa começou a tomar um rumo realmente profissional. Tanto que estou investindo bastante em formação e tenho planos realmente legais para 2014. Quero continuar o que comecei esse ano, desenvolvendo ainda mais meu caos criativo.


E por fim, não dá pra não se recordar de um ano tão marcante no cenário político e cultural. Para mim 2013 foi especialmente marcante porque o que se iniciou para muitos nas "jornadas de junho" é uma luta de milênios de todos aqueles que nunca desaprenderam a sonhar. É preciso sonhar, construir e lutar. Sem isso, não vejo como a existência humana pode ter sentido. Acho que foi uma das grandes lições que grande parte dos brasileiros começaram a sentir nesse ano. E isso foi especialmente inesquecível.

Também nesse ano, pela primeira vez tive contato com a saga de jogos vorazes e simplesmente não acreditei no quão foda é tudo isso. Desculpem o termo, mas não tem outra palavra pra descrever... Jogos vorazes é um estória genial, atual, revolucionária, na propaganda e na forma, e de uma complexidade imensurável a primeira vista. Eu estou finalizando a leitura para escrever uma análise mais apurada no café e algumas palavras e vai ser tipo coisa de mais de 20páginas. Aguardem!

Sendo sincera, a única literatura não teórica que li no ano foi jogos vorazes (que me recordo!), assim como assisti pouquíssimos filmes. Estou numa fase muito seletiva, só leio e assisto aquilo que realmente acredito ter um valor para ser extraído. É muita coisas acontecendo pra perder tempo com tanto lixo cultural que se produz hoje em dia. Por isso fui ao cinema 3 vezes, e todos se tornaram marcantes. Jogos Vorazes em chamas acabou sendo meu filme favorito do ano, mas também dei um grande destaque para o filme de Jobs, que tem alguns aspectos particularmente muito interessantes,.assim como amei também os miseráveis.

Já no campo da produção para TV, assisti novamente toda a série LOST - chegando a conclusão que é realmente um lixo o final - e consegui assistir as 8 temporadas épicas de desperate housewives, o que foi outra surpresa muito agradável. Desperate tem uma complexidade muito maior do que a abordada na mídia em geral e é outra produção que deve virar uma análise mas detalhada ano que vem. E pra finalizar, em termos de música não conheci nada novo que merecesse uma atenção maior. Ouvi novamente toda a discografia de Fresno, RBD, Chopin, U2, algumas das minhas bandas favoritas da vida... (Sim eu tenho um gosto musical particularmente complexo e duvidoso).

E é isso gente. Acho que deu pra perceber como 2013 foi denso e cheio de acontecimento né? Espero que 2014 seja muito melhor e que possamos nos encontrar pelas diversas redes de comunicação desse mundão de deus :)

18 comentários

  1. que ano maravilhoso, Jess! vc realmente correu atrás e viveu muitas experiências! acompanhei tudinho, talvez não tenha comentado em alguns dos posts, mas to sempre aqui torcendo por ti e morrendo de saudades <3 que seu 2014 seja repleto de realizações e que a leilou cresça ainda mais!! <3 saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) obrigada por estar sempre comigo! <3

      Excluir
  2. Pra mim 2013 foi um ano maravilhoso (apesar do final lastimavel que vem tendo). Acho que foi, principalmente, um ano de aprendizado, sabe?
    Jogos Vorazes tbm foi uma grata surpresa pra mim nesse ano. Acho que foi minha leitura preferida do ano *-* (e olha que eu li MUUUUUITO esse ano)
    Enfim... um beijo e um maravilhoso 2014 pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina... quanto tempo que não sei do seus blogs por ai! hehehe
      uma surpresa boa!

      Excluir
  3. Seu 2013 rendeu muito e foi de crescimento! Também gostei do meu e aprendi muita coisa nova.
    Quero curtir muito 2014 e também me aprimorar ;) Que o seu seja de muito sucesso =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! Espero que 2014 seja intenso pra vc tbm ^^

      Excluir
  4. Seu 2013 pelo jeito foi ótimo Jess! Isso é muito bom <3
    O meu não foi dos melhores, mas conquistei muitas coisas boas também, torço para 2014 ser bem melhor!

    Beijos!
    Feliz ano novo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E nesse ano quero ler mais! seu blog me incentiva! hehehe

      Excluir
  5. Que 2014 lhe seja um ano ainda mais enriquecedor!!
    Amo o seu blog!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?
    Gostei da sua retrospectiva =D muito legal =) que 2014 seja ainda melhor do que foi 2013 =D
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Lendo as retrospectivas das blogueiras... sinto que foi um ano de revelações e muita descobertas. Crescimento sempre!
    Adorei te reencontrar na festa da Jhessy!
    Adoro vcs.
    Kiss e vamos a 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! :) e que a gente se encontre mais em 2014.

      Excluir
  8. Retrospectivas são muito válidas, a gente aprende e percebe coisas novas "olhando" para elas :)
    Parabéns pelas suas conquistas e descobertas e desejo á você um feliz 2014!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra vc tbm! um lindo 2014.

      Excluir
  9. Ai Jess, que delicia que foi seu ano *o* infelizmente não posso dizer que 2013 foi um ano bom pra mim, mas vou batalhar muito para 2014 seja tudo que ano passado não foi.

    Abraços;
    Desconstruindo Amélias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!todo dia é dia de recomeçar! Espero que consiga fazer 2014 inesquecível.

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.