28 de dezembro de 2013

assado com vinho, cereal e legumes



A última receita do ano tem tudo a ver com a época, hoje eu vim compartilhar uma receita de família (da minha sogra) sobre como fazer um assado delicioso com vinho e cereal (eu acrescentei os legumes!). Antes de mais nada, gostaria de adiantar que não sou a maior fã do consumo de carne animal, porém não sou vegetariana. Adoro os assados dessa época, porém acho muito abuso os preços que cobram por determinadas aves. Portanto, a receita foi feita com um frango caipira, embora nada impeça de ser feita com galinha, chester ou variáveis.

E claro, nem preciso dizer que fica uma delícia né?


Você vai precisar de:
  • Vinho - 1 garrafa e meia de vinho tinto suave
  • 2 batatas médias cortadas
  • 250gr de cereal matinal de milho e sem açucar
  • 1 cabeça de alho picada
  • algumas fatias de bacon
  • cogumelos (opcional)
  • brocólis (opcional)
  • damasco (opcional)
  • azeitonas (opcional)
  • tempero a gosto (usamos salsinha,sal e salsa desidratada)

A primeira coisa a se fazer é verificar se os miúdos não estão dentro da ave. Depois você coloca em uma assadeira com bastante vinho, colocando alho e os temperos a gosto. Deixe marinar por aproximadamente 1hora e vire a ave. repita o processo a cada uma hora nas próximas 4 horas.


Depois disso você irá perceber que o vinho foi incorporando na ave. Então depois de 4horas você deve enrolar a ave com bastante papel alumínio, até cobrir inteiramente todas as partes. Coloque novamente na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 1hora. Após esse tempo, retire do forno e cubra toda ave com as fatias de bacon e coloque as batatas ao redor da forma. Leve ao forno por mais 1hora. Retire novamente do forno e coloque o restante dos ingredientes (brocólis, cogumelos, azeitona e damasco). Cubra toda a forma com o cereal e despeje mais um pouco do vinho. Leve ao forno mais uma última vez por aprox. 30 minutos para dourar.


Depois é só retirar, esperar esfriar e servir. O vinho deixa a carne com um aspecto macio e suculento, além de levemente adocicado e o cereal dá um tom de crocância indescritível! É a melhor receita de assado que já provei, por isso recomendo muito para quem está pensando já na ceia de ano novo. Lembrando que pode ser feita com qualquer tipo de ave, desde galinha a peru!
E é isso gente, meu penúltimo post do ano escrito com a ajuda do bru, afinal, foi ele quem fez todo o processo eu apenas acompanhei!! hehehe Espero que apreciem e qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Nível de dificuldade: ♥  ♥ ♥  

6 comentários

  1. <3

    na verdade, a receita original foi acrescida do toque da minha amada companheira, que sugeriu o brocólis, damasco, azeitona e champignon. e deram um toque todo especial no prato.

    e foi super gostoso passar uma tarde cozinhando e a noite nos deliciando com esse prato e um espumante que ela adora. *.*

    ResponderExcluir
  2. Nossa que máximo!
    Humm, poxa deve ter ficado ótimo e com certeza deve ter dado o maior trabalhão quase aproximadamente duas horas e meia para provar, o prato ficou lindo!
    O Ale iria adorar faze-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!! passa a receita pra ele.

      Excluir
  3. Jess! Mostrei a receita p minha mae e ela amou! Ahh.. Fizemos com a carne e deu certo tb. Fica a dica p nos! *-*
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmmm vou tentar!!! valeu :)

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.