1 de dezembro de 2013

Biscoito de gengibre {gingerbread}


Dezembro chegou e eu trago pra celebrar uma receita tradicional de natal mas com algumas adaptações feitas por mim mesma! Há tempo procuro uma boa receita de biscoito de gengibre, mas achava todas muito complexas ou diferentes demais do que eu queria, até que decidi ousar e substituir o famoso "gengibre em pó" por gengibre natural ralado e ver o que ia dar... E ficou muito melhor do que o esperado!! Também mexi na quantidade de alguns ingredientes, tudo pra deixar mais prático e saboroso... espero que gostem!


Você vai precisar de: 
  • 400gr de farinha de trigo peneirada
  • 200gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher {rasa} de chá de bicarbonato de sódio (na ausência, use fermento em pó) 
  • 2 colheres de sopa de melado (na ausência, use mel)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 gengibre médio ralado
  • 200gr de açucar mascavo

Misture a canela, o açúcar mascavo, o gengibre e o melado. Mexa bem. Acrescente a manteiga, o ovo e aos poucos a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Dai acescente o bicarbonato. Mexa com a mão e se necessário acrescente mais farinha (peneirada) até que a massa desgrude da mão. Abra com um rolo na espessura que desejar e corte os biscoitos no formato que desejar.


O cortador em formato de boneco é difícil de achar e muitas vezes caro, mas comprei o meu na barradoce por um preço amigo, a quem interessar. Caso você não queira investir em um cortador, dá pra fazer em diversos formatos e até mesmo montar uns bonequinhos modelando a massa! dai após esse processo, leve ao forno médio pro aproximadamente 15 minutos. Assim que começarem a dourar em baixo, retire do forno.


Dai agora vem a parte mais difícil... a confeitaria! Se você é como eu, um zero a esquerda pra confeitar, vou dar algumas dicas preciosas que vão ajudar na hora de colocar a cobertura delícia, mas antes, a receita:
  • 2 xícaras de açúcar confeiteiro peneirado
  • 1 clara
  • meia colher de chá de suco de limão

peguei de mal jeito o saquinho justo na hora da foto... hehehe #ignorem
Nunca, em hipótese alguma, use o açúcar antes de peneirar. Ele empola e rasga o saquinho de confeitar! A minha dica é bater no liquidificador primeiro e depois peneirar, para garantir que ele estará bem fininho mesmo. Uma vez peneirado, acrescente a clara e o suco do limão e bata na batedeira (ou com a mão bem forte e rápido), até formar um creme pastoso. Outra dica: se ele estiver muito fluído, ou seja, muito líquido, acrescente mais açúcar até chegar no ponto ideal pra você trabalhar. Depois é só colocar no saquinho e confeitar. Caso não tenha saquinho, utilize um saco plástico daqueles transparentes e corte um pequenino furo em um de seus cantos, por onde o glacê possa sair.

Eu particularmente tenho vários materiais profissionais de confeitaria, mas sempre me enrolo toda com eles. É a velha estória, não compre ferrari se não sabe dirigir. Por isso recomendo começar com o saquinho mais simples e depois ir mudando para os bicos e todo o material extra que podemos achar por aí...

Outra dica importante é testar um pouco em uma superfície lisa. No geral meus biscoitos não ficaram a perfeição, mas tiveram alguns realmente ruins... ehehehe Por isso testar antes a posição, o traço e a textura do glacê ajuda muito! No demais, é só usara criatividade,corantes pra dar cor e decorar a gosto!

esses viraram um doce presente

 E é isso gente, fiquei mega feliz de realizar um dos desafios de natal pra esse ano! Sempre amei gingerbread porque é parte das minhas memórias de infância. Sei que não tem muito a ver com a cultura brasileira, mas não tem muito jeito, a gente acaba incorporando vários elementos de culturas dominantes e de todos, o ginger é meu favorito ever! <3 ehehehe Então espero que se vocês também gostarem, testem e me contem o que acharam ok?

Nível de dificuldade: ♥    Rende: aprox. 30 biscoitos médios

11 comentários

  1. amei a receita, Jess! um pouco chata de fazer, mas sou doida pra provar! única coisa ruim é que aqui onde estou hospedada não tem forno :( então vou ter que fazer ano que vem hahahahaha <3 um beijo e obrigada pela receita, seus gingerbreads ficaram lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe é chatinha mesmo... mas gostosa!

      Excluir
  2. Gingerbreads Yeba! Nunca achava uma receita (em português) juntamente com a pratica da pessoa que a divulgava. Será que funciona se eu trocar o gengibre por outro ingrediente de mesma consistência? Por exemplo, ao invés de rala o gengibre, ralar chocolate meio amargo ou quase amargo, pq acho que com o melado/mel, ficaria muito doce. Será que funcionaria? Fica a duvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica muito doce não. é pouco melado.

      Agora há de se ter um pouco de cuidado com o chocolate, pois ele pode alterar a consistência da massa. Qualquer coisa use mais farinha!

      Excluir
  3. Que lindos!!!!!
    Nossa amei a receita, será que consigo fazer? achei o máximo se eu tentar eu posto....

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindos lindos lindos!!! E imagino que deliciosos também (se alguém tiver coragem de comer essas belezinhas)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheh já comemos tudo ;)

      Excluir
  5. Que lindo teu blog, cara.

    todo bem cuidadinho, organizado, own. qria que a minha casa fosse assim. UAHUEHAUHEU XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada :) seja sempre bem vindo!

      Excluir
  6. Que gracinha, ficaram lindos!! :)

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.