Bolo naked de frutas vermelhas e cream cheese

27 de dezembro de 2013


Eu nunca liguei muito para o famosinho bolo naked, porque pra ser sincera não é um bolo gostoso. Quer dizer, tudo é uma questão de gosto né? Mas eu particularmente acho ele bonito, porém um pouco sem graça. Ele é ideal para aquelas festas que tem tanta coisa gostosa que ele será só mais um complemento, afinal ele é leve e de um gosto suave, ótimo para comer depois de uma refeição forte. 

Por isso achei que seria ideal testar a receita nas festas de fim de ano, a época perfeita para esse tipo de bolo. E então foi a hora de procurar receitas. As que mais gostei, foram essa e essa. Então fiz umas adaptações e depois de 2 tentativas frustradas, finalmente ficou bom! Vou compartilhar a receita:


Para massa do bolo você vai precisar de:
  • 8 ovos
  • 3 xícaras de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 copo grande de leite - aprox. 300ml
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 200ml de óleo
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 5 colheres de chá de essência de baunilha

Bata os ovos até que atinjam um aspecto +ou- homogêneo. Em seguida acrescente o açúcar, o óleo e o leite. Por último, acrescente o chocolate. Mexa bem. peneire a farinha de trigo e mexa bem até formar uma massa homogênea. Acrescente a essência e o fermento. Mexa um pouco. A massa está pronta!

Unte duas formas do mesmo tamanho com manteiga (ou margarina) e chocolate em pó. Caso não tenha 2 formas iguais, recomendo assar primeiro uma massa e depois outra, pois se não forem do mesmo tamanho, o bolo não fica visualmente tão bom. Também recomendo usar o chocolate em pó para não ficar aquele aspecto branco ao redor da massa, afinal, o bolo é pelado. Ah e não use achocolatado porque contém muito açúcar e as vezes gruda ficando difícil tirar. O ideal também é usar papel manteiga untado no fundo da forma, pra garantir 100% que o bolo sairá inteiro. Depois disso, divida a massa igualmente nas duas formas. 

Seguindo as recomendações, leve pra assar em forno 160º por aprox. 50minutos.


Para o creme do recheio você vai precisar de:
  • 300gr de cream cheese
  • 1 xícara de creme de leite fresco ou mistura pra chantilly
  • 1/2 xícara de açúcar confeiteiro
  • 1 colher de sopa de gordura vegetal (opcional)

Bata o creme de leite ou mistura pra chantilly até ficar com um aspecto mais firme. Acrescente os outros ingredientes até formar um creme pastoso. 

obs. A quantidade de cream cheese deve variar conforme o gosto. Uma vez eu fiz com apenas 150gr e ficou muito bom também, mas sem o gosto forte do creme de queijo. A gordura vegetal é opcional, mas eu recomendo usar nessa época por causa do calor, o chantilly derrete muito rápido


Para decoração você vai precisar de:
  • 5 colheres de sopa de leite
  • frutas vermelhas de seu gosto. usei cerejas e morangos.
  • açúcar confeiteiro

Quando se passar os 50 minutos, fure a massa do bolo e se sair limpo o palito, retire do forno e espere esfriar totalmente. Com a massa fria, coloque sobre uma boleira. Você poderá notar que o bolo tem uma "tampinha" devido ao seu crescimento para cima, então eu recomendo que você corte para deixar a massa reta e obter um efeito visual mais bonito.A melhor forma de cortar a massa pra quem é inexperiente é com linha, amarrando-a nos dois indicadores de sua mão e passando retamente sobre o bolo. Repita esse processo nas duas massas do bolo.

Depois desse processo, molhe a massa com um pouco de leite e em seguida, distribua o creme de cream cheese sobre a primeira massa em cima da boleira, tomando cuidado para que ele se distribua de forma mais ou menos igualitária. Adicione pequenos pedaços de frutas vermelhas picadas. Cubra as frutas com mais creme e acrescente a outra parte da massa por cima. 

Depois disso é só dispor as frutas no topo do bolo como preferir e peneirar açúcar confeiteiro para deixa-lo com aspecto "nevado".


Depois disso, é só aproveitar! O bolo dá trabalho sim e é chatinho de fazer, mas garanto que será sucesso absoluto!


Nível de dificuldade: ♥  ♥ ♥ 









  1. deu água na boca, plmdds! e eu nem tenho forno aqui, E AGORA??? vou compartilhar pra vida <3 tá di parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Faz meses que eu quero fazer um naked cake, mas sempre vou deixando para uma data especial. Mas...sinto que ela nunca chega :(
    hahaha
    O seu parece bem gostoso sim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Nossa esse bolo deve ser tudo de bom, já anotei a receita aqui =) adorei!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dps me conta se deu certo!

      Excluir
  4. Realmente ele é lindo. Nunca fiz, nem comi :( receita anotada, vou testar aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. Acho bolos pelados lindos! Acho uma ótima opção pra festas, já que detesto pasta americana e dispenso glacês. O seu ficou muito fofo e vou anotar a receita do creme de cream chese, achei fácil e deve ser muito delícia. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :0 é sim! eu amo chantilly, glacê, pasta americana...
      acho que é por isso que não achei esse o dos mais gostosos.

      Excluir
  6. Hummm, eu tenho muita vontade de fazer um desses, quem sabe em 2014 né?!
    bjsssss
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  7. Esse bolo parece ser um dos mais perfeitos!!!

    ResponderExcluir
  8. carinha de delícia isso ai, hein?

    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que mulher mais prendada, gente! Ficou muito lindo. http://www.danielices.com/

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover