como me organizo com pinterest

17 de dezembro de 2013


Falta um pouco mais de 10 dias pro fim deste ano e o que eu mais ouço das pessoas é a necessidade de organizar a vida, fazer metas, definir planos... Confesso que 2013 foi o ano da organização pra mim e acreditem, nada melhor do que fazer da organização um hábito e não apenas uma "tarefa" de fim de ano. Por isso eu encarei o desafio e em 2013 entrei para rehab. Minha meta era tentar sem menos caótica, preguiçosa, relaxada e desleixada. Testei ferramentas, métodos e todas as dicas possíveis até chegar onde estou. Não progredi tanto, mas os passos que dei, são suficientes pra dizer que me sinto muito bem.

Afinal, como eu iria chegar em pleno fim do ano com meu computador todinho organizado, fotos devidamente catalogadas, limpeza da casa em dia, tudo agendado para as festas de fim de ano, todos os papeis, documentos e etc arquivados e portfólio novo em fase final de conclusão? hehehe são só alguns exemplos de um monte de coisa que todo ano tenho pra fazer e quase nunca consigo. Estou completamente orgulhosa do meu progresso. 

Por isso, achei que seria legal escrever um pouco sobre organização e em especial, como algumas ferramentas me ajudaram. Dentre elas, a mais especial de todas sem sombras de dúvida, é o pinterest.

Quem acompanha o mundo da "social media" deve saber que o pinterest é uma das mais influentes e na minha opinião, só não desbanca o facebook por não ser tão diverso como ele. O pinterest ditá tendências de design e desde que foi lançado, é alvo de muitas análises e polêmicas, como por exemplo, a questão de direito de imagem. Mas tirando essa parte mais técnica da questão, eu gosto mesmo dela porque agrega todo conteúdo imaginável nessa rede fantástica que é a web, fazendo com que eu me inspire toda vez que entro nela. Pra mim é uma mistura perfeita do antigo delicious com o we heart it.

Mas enfim, chega de elogia-la, o objetivo do post é contar como ela me inspira e ajuda na organização, então vamos lá?

Organização dos boards {painéis}

A primeira coisa que eu fiz foi organizar meus painéis. A ideia é tipo cria-los de acordo com seus interesses. Eu tenho 37 painéis e fui organizando e criando conforme a necessidade. Atualmente eles estão nesse esquema:


Cuidado pessoal - nesse tema criei os painéis onde guardo as referências de looks, peças, produtos e todo tipo de inspiração que remete a minha imagem pessoal e a coisas que quero. Tudo bem que na wish-list tem coisas pra casa também, mas no geral, a ideia é essa.

Casa e decoração - nesse eixo eu criei um painel para cada espaço, assim eu guardo de forma mais organizada as referências e dicas pra cada cantinho.
Vida criativa - são meus painéis favoritos e é onde guardo dicas, tutoriais, inspiração... Tudo pra uma vida mais criativa, craft e artística.
design - meu segundo eixo favorito e que ajuda muito no meu trabalho. Atualmente destrinchei e separo direitinho por categorias, mas a ideia é guardar referências de artigos e trabalhos de outros designers/ilustradores que eu curto.
tecnologia - Guardo alguns links de artigos com tutoriais e imagens de novos games da série the sims.
mundo e sociedade - esses dias criei um painel com lugares que fui e quero ir. A ideia é ir guardando roteiros, dicas e experiências coletadas pela web. Na parte de política, salvo imagens de protestos. 

A minha maior dica pra não errar é não criar mil painéis de uma vez. Crie inicialmente painéis mais gerais tipo "decoração", "tutoriais", "moda"... Conforme você vai usando, vai sentindo a necessidade de destrinchar e ir catalogando melhor as coisas. Não tem formula correta, a dica é adaptar a suas necessidades.

Você encontra os boards aqui.

Ok. E agora? O que pinar?

Depois de organizado, é preciso saber o que pinar. Não existe regra, mas no começo, ficava confusa entre o que deveria apenas curtir e o que deveria virar um pin. Então eu simplifico: curta aquilo que gostou, mas não pretende colocar em prática e pine somente aquilo que pode te servir um dia. Se a rede serve para ser uma espécie de arquivo de referência, não adianta ter muita informação que não vai ser útil né? Exemplo: eu acho linda algumas fotos de editoriais de revistas, mas isso não faz parte da minha vida no momento, então porque raios criaria um painel de editoriais de revistas? Melhor curtir os que achar bonitos e deixar os painéis e as pinadas somente para as coisas que realmente acho que podem me servir.

Ah, e você encontra os pins aqui e os likes aqui.

Tá. Mas como se "pina"?


Bom, existem basicamente 2 formas de pinar algo.A primeira é de dentro do pinterest. Logo quando você acessa, recebe o feed de atividades de seus amigos, tudo que pinaram ou curtiram. Dai você pode repinar, ou apenas curtir. Você também pode navegar pelas áreas de interesse, ou apenas navegar por tudo.

A outra forma de pinar é a partir de um site qualquer, usando uma extensão para seu navegador, ou quando o site tem o botão  de "pin it!". Basta clicar, escolher o painel e enviar pra rede. sem segredos.

E por fim, como toda rede social, é pra socializar

A coisa mais mágica de tudo isso, é que você pode dividir com o mundo suas referências. Tem gente que acha uma idiotice, mas eu acredito no poder de compartilhar. Uma vez me perguntaram se eu não tinha medo de entregar de bandeja todas as minhas inspirações e achados de design, mas eu particularmente não me preocupo com isso. Quero mais é que todos conheçam o trabalho das pessoas que admiro. :)

Por isso, eu recomendo que sigam pessoas que compartilham coisas de seu interesse, afinal, nada melhor que entrar na rede e achar vários pins bacanas garimpados por outras pessoas. Eu recomendo algumas dessas pessoas:

Natalia - Karen - Gabi - Emi - Katie - savannah - Loma - Jess - Ju Pimentel - Karina - Tamara - Renata - Camile 
E é isso gente. Qualquer dúvida, dica ou sugestão, deixem nos comentários ;) 









  1. que surpresa gostosa, chegar ao final do post e ver que meu Pinterest foi indicado! <3 eu pino há um bom tempo, mas faz pouco tempo que comecei a usar o Pinterest como ferramenta de organização e, principalmente, inspiração! só agora tô sentindo a necessidade de catalogar melhor, como por exemplo: separar o design do meu painel Bloggin, pois compartilho muita dica de blogs que depois eu perco minhas referências de design. Mas é isso mesmo, ir pegando o jeito. Adorei, Jess! E obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina. Você tem um conteúdo bom, vale a pena visitar :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Eu adorava o Pinterest porque só tinham imagens lindas, mas de uns meses pra cá começou a ter todo tipo de imagem, to achando uns bagulhos lá que não ta dando hahaha.

    Blog Cerejas no Topo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu nunca vi nada ruim lá... tem coisas que não gosto, mas eu não me recordo de ver nada "feio" rs

      Excluir
  3. Jess, eu ando completamente apaixonada pelo Pinterest ultimamente. A gente acha um painel legal, que abre outro, e outro e outro e assim vai, ás vezes fico tentada a desligar o note e sair colocando alguma ideia ou inspiração em prática. É demais :)
    Vou visitar as suas indicações,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou dessas :)
      hahaha jáfiz mta coisalegal que vi lá. na verdade, a maioria deu errado,mas vira e mexe algo dá certo!

      Excluir
  4. Achei maravilhosa a sua forma de organizar, eu sou do tipo que não podia ver uma imagem bonita na internet que ja salvava no PC, ai descobri o pinterest e hoje salvo tudo lá, facilita até na hora de por uma imagem no blog, não precisa lotar a memoria da plataforma >< :)
    www.quasemeianoite.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! e o bom é que vc acessa de qq lugar!

      Excluir
  5. Eu amo o pinterest!! Sou viciadona, HAHAH. Só que diferente que você, meus painéis não tão tão organizados assim ))):

    Beijos e vou seguir as indicações! ♥

    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehhe eu não conseguiria aproveitar tanto se não os tivesse organizado. XD

      Excluir
  6. Pinterest é amor e vida! É uma das minhas redes sociais favoritas também e as possibilidades de uso são imensas! Eu dei uma reorganizada no meu a pouco tempo, mas uma coisa que eu ainda quero muito fazer é checar os links dos pins. Tem muito pin de tutorial que leva pra uma url só de imagem, que levam pra página inicial deixando o post de origem perdido, essas coisas. Mas só de imaginar o trabalho que isso vai dar... pfff. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, isso deve dar MTO trabalho!

      Excluir
  7. Desde que conheci o Pinterest viciei em 'pinar'!!! Aos poucos fui me organizando, e dos sites desse tipo acho que é o melhor! Tb curto o tumblr, mas acho esse mais organizadinho, e a natureza dele é de organização/dicas/diy né? Adoro ele tb por isso. Adorei as indicações, já estou seguindo várias, inclusive o seu. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada ;)
      prefiro sempre o pimterest.

      Excluir
  8. Sou apaixonada pelo pinterest!
    E realmente é interessante organizá-lo também.
    Dei uma organizadinha no meu por esses dias, ajuda muuuito! hehe

    Beijo,
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Que util isso. Sempre achei que o pinterest fosse mais ou menos, vejo agora que ele é demais :)
    parabens por ter conseguido se organizar \o

    ResponderExcluir
  10. Eu amo/sou pinterest, acho super útil e uso pra vida! E obrigada por compartilhar meu pinterest aqui, adorei!

    bjoks

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover