design e designers: o curso e a minha experiência

30 de janeiro de 2014

Ufa, é reconfortante conseguir escrever aqui hoje. Estou há dias tentando sentar, parar e escrever um post, mas está difícil, pois ando muito esgotada mental e fisicamente. Como vocês devem imaginar, iniciei meu curso de comunicação visual e estive me adaptando a rotina, mas hoje eu decidi que era mais do que hora de escrever as minhas primeiras impressões e algumas coisas legais que tenho aprendido.


Antes de mais nada, pra mim o curso é e sempre será design gráfico. Existe uma polêmica infinita em torno dessas questões, mas eu prefiro aquilo que é mais simples e direto. O nome "comunicação visual" pode abranger muitas coisas, mas na prática, é design o que estudamos. Acho que essas mudanças e "floreamentos" só confundem mais as pessoas que muitas vezes não entendem a proposta de um curso ou outro. Por exemplo, na pedagogia muito discutimos a questão do nome "educação" x "pedagogia" e eu acho uma super perda de tempo. Pedagogia remete a "ciência da aprendizagem", enquanto "educação" engloba tudo. Não seria melhor se a gente chamasse algo pelo que ele é? Educadores, designers, caramba... porque complicar?

Enfim, essa sempre é uma das primeiras polêmicas e está super ligada ao meu próximo questionamento que tem a ver com o "status" que o nome design possui atualmente. Não sei no resto do Brasil, mas aqui em SP os "designers" acham que são uma espécie de Picasso. Todo mundo enche a boca para falar que é designer como se fosse algo de outro mundo... hahaha que ridículo! Designer é aquele que cria para o mercado, para a indústria. Pode ser uma atividade mais criativa, mas continua sendo um operário nesse mundo capitalistão! :P #chupadesigners hehehehe falo mesmo!

Mas tirando essas polêmicas, o curso tem sido muito revelador para mim. Dá para perceber que o centro Paula Souza transformou as escolas mais tradicionais em "apenas demandas para o mercado" e com isso, o nível dos cursos decaiu muito. Mesmo assim, o curso ainda é muito bom. Os professores são em sua maioria tradicionais e tem bastante bagagem para nos passar. A estrutura física tem problemas, mas no geral, achei a escola bem equipada. Temos mesas de desenho, slideshow nas salas, laboratórios com PCs e IMACs... Coisa que eu sei que muito curso superior não tem. E isso foi um ponto bastante positivo.

alguns materiais do curso
As aulas tem sido bem legais também. Para um curso técnico, a quantidade de trabalhos já propostos é muito estimulante. Dentre eles se destacam: projeto de livros em pop-up, tipografias digitais, embalagens, entre tantos outros projetos gráficos que realizaremos.  Alista de material é outra coisa alucinante, porque são muitos materiais necessários e coisas muito especificas, que não se acha em todo lugar. Eu mesma não comprei nem a metade ainda. Mas vale a pena porque são investimentos!

E é basicamente isso. O ponto alto da emoção da semana foi mexer em um IMAC pela primeira vez +__+ Além de claro, ter conseguido sobreviver a uma viagem de quase 4hrs todo dia para chegar até o curso. Mas vamos enfrentando porque vale muito a pena. Sinceramente, não sei porque não fiz esse curso antes. Aliás, não sei porque nunca PENSEI em estudar design antes. É totalmente a minha cara, é o que sei fazer de melhor e é onde eu me encaixo perfeitamente. E agora que descobri isso, estou em paz :)









  1. É tãao bom ver alguém realmente animada com o curso de Design. Estou lá a 4 anos e juro que não é minha praia. Sempre quis ser professora e acabei designer. Não acho que seja motivo de ostentação se auto denominar "designer", como você disse, não passamos de peões da vida moderna, por assim dizer...
    Desejo tudo de bom nessa nova jornada, acho que vai amar e conta pra gente! beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério?? vamos trocar então! hehehehe X)

      Obrigada pela torcida e espero que vc consiga tbm migrar para aquilo que é seu objetivo. Afinal, nunca é tarde para correr atrás do que se ama...

      Excluir
  2. Que legal! Eu quis ser designer por um bom tempo... Acho uma profissão muito encantadora. Tomara que dê tudo certo pra você, se de início já está gostando tanto, é sinal que tende a melhorar
    ^_^
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei do post, eu tb gostaria de poder fazer um curso assim mas aqui onde moro não tem =( só tem curso de webdesign normal mas nada técnico, se eu morasse aí iria ver p/ fazer tb, gostei muito =)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ quem sabe um dia não rola né?

      Excluir
  4. Também acho que Design é a sua cara! :) E não deixa de ser um investimento para a Leilou, certo? Concordo que hoje em dia isso tenha um certo "status", mas parece de fato bem legal.

    Ah, sim, sou ex-aluna do Paula Souza também \o (Só que fiz Informática pra Desktop, que na prática é mais programação hehe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, com certeza é um grande investimento ^^

      Excluir
  5. Dê o seu melhor, querida! Eu adoro o visual do seu blog, acho que está andando no caminho certo.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Lendo seu post me fez lembrar de mim. Acho que o mesmo sentimento e impressões que você esta tendo agora com o curso de design, foi a mesma sensação e sentimentos que tive ao entrar para fotografia.
    Eu não sei porque eu não comecei isso mais cedo. Eu me sinto muito mais feliz e completa fotografando. Passo horas lendo e me inspirando em outros trabalhos, o que me falta fazer mais é fotografar mesmo. Mas falta pessoas disponíveis para isso. Falando nisso, não gostaria de fazer um ensaio? (:
    Mas voltando ao assunto, fico muito feliz em ver que você esta se encontrando e seguindo um caminho que você só tem a crescer.

    Muito sucesso para ti neste 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa que legal flor!!
      vamos marcar sim!! tomar um café, tirar umas fotos!! :D

      Excluir
  7. Confesso que sempre tive vontade de fazer um curso de design. Pelo menos algum de webdesign, que é uma área que me interessa, me estimula a criatividade e tudo que é bonito pros olhos faz um bem danado, não é?
    O seu blog é lindo, então dá pra ver que você gosta mesmo da coisa. Parabéns pelo bom trabalho e por estudar, se aprofundar cada vez mais no assunto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz sim, eu acredito muito no poder da coisas belas!

      :)

      Excluir
  8. Que bom que se sente feliz e realizada. Que continue assim! :)

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de fazer o curso também, mas acho que morando no interior não rola, porque não tem emprego, não adianta fazer o que a gente gosta e não poder trabalhar com isso né e não pretendo me mudar para uma cidade maior então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha João, é relativo. Eu trabalho como freelancer. Trabalho de casa. Esse tipo de serviço tem em qualquer lugar. gráficas pequenas, em cidades do interior...

      Excluir
  10. Eeee \o/ Estou bem empolgada para ir acompanhado sua jornada nesse curso. Faz um tempo que pensei em estudar isso, mas essa bagunça de nomes acabaram me confundindo um bocadinho. Acho seu trabalho maravilhoso e fico feliz em saber que vc encontrou seu caminho! Vai postando mais do curso pra eu poder ir conhecendo mais sobre ele heheh!
    bjão

    ResponderExcluir
  11. Nussa Jess poxa que legal!!!
    Sempre achei sua cara esse curso e com certeza é um grande investimento ainda mais para você que trabalha com isso atualmente. É muito bom ver você feliz satisfeita depois conta mais achei interessante os materiais, beijos!
    #saudades!

    ResponderExcluir
  12. Oiii :)
    Descobri seu blog por acaso e já me apaixonei ♥
    Eu estou terminando Design de Moda, e já escutei de tudo sobre qual é o nome desse curso zzzz..
    Super concordo com você, povo fica floreando a nomenclatura e confunde deus e o mundo, ai vem nego enxer o saco porque não é isso é aqui e zzz, Design Gráfico é muito melhor.. '-' Eu tenho uma queda por DG uheuhe <3 Pretendo cursar futuramente..
    Amay aqui, vou adicionar na minha lista de blogs ♥
    Ana Luu

    http://9dadesasolta.wordpress.com

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover