22 de janeiro de 2014

Melancolia


Melancolia, um estado depressivo, onde sente-se um vazio e uma ausência de sentido. Onde nem todos os adornos mascaram a sensação de uma vida despropositada.

Inspiração: Anna K;  Melancholia; diálogos de nosso tempo; Times Like These;

Estava pensando no tema do Desafio DIY - 2014, e não consegui tirar da cabeça algumas coisas que circularam essa semana na minha cabeça. Pelo menos 3 pessoas conhecidas me confessaram estar totalmente sem sentido, em profundo estado de melancolia. É inegável que ela é a grande doença de nosso tempo, fruto de algumas escolhas que nos trouxeram até esse complexo mundo moderno. Significar a vida não é de longe algo fácil, ainda mais com tantas distrações das futilidades que nos cercam e nosso descolamento daquilo que é essencial.

Por isso não consegui criar nada além disso, pois somente essas questões circulavam em minha mente. Me lembrei de Lars Von Trier trazendo essa poética para o cinema, com seu filme mais enigmático, onde a melancholia destrói a humanidade. Recordei-me também de Tolstói, em Anna K.discutindo a decadência do mundo burguês e nos imergindo no mundo particular de uma mulher que tinha tudo e nada ao mesmo tempo. E também me lembrei de alguns diálogos de nosso tempo, que me fizeram refletir por horas a complexidade de se chegar a conclusão que nada faz sentido. Absorvi aqueles pensamentos por horas, mas foi somente ouvindo a música de Foo Fighters que consegui passar aqueles sentimentos para o papel.

"Em tempos assim
 Você aprende a viver de novo
Em tempos assim
Você se entrega e se entrega de novo
Em tempos assim
Você aprende a amar de novo
Em tempos assim
Outra e outra vez"

Porque são em tempos assim que aprendemos a viver novamente. Resignificar a vida, mais e mais uma vez, se entregando quantas vezes for necessário, eis a tarefa de nossas vidas

O meu processo criativo


O processo foi relativamente simples. Imaginei uma mulher adornada, mas com uma expressão triste, por detrás de linhas e formas. Montei então o fundo com folha de desenhos e papel camurça.  Desenhei em sulfite a4 a minha musa da melancolia, e utilizei papel cartão e camurça para construir alguns adornos. Montei a colagem e finalizei com alguns detalhes. Foi um trabalho misto entre desenhos e colagem, mas o que preponderou com a cola e a tesoura :)


E é isso! Estou ansios apelos próximos projetos :)

Introdução ao projeto: O desafio DIY 20014 é um grupo de pessoas interessadas em desenvolver técnicas artesanais e estimular a criatividade. A ideia surgiu da Bianca e já conta com um calendário escolhido por todo o grupo, com os temas dos desafios de cada mês. O tema de janeiro é colagem e ainda dá tempo de participar. Quem se interessar, é só entrar no grupo do face.


26 comentários

  1. Muito legal, Jess!
    Ainda não assisti a esse filme, mas está na minha lista! Ouvi muitas críticas positivas (e também relatos de angústias vividas durante o filme, né..).
    E também sou louca para ler Anna K. Nunca tinha tido vontade, mas depois de ler "A insustentável leveza do ser", é impossível não adicionar o do Tolstói na lista!

    Também estou mega empolgada com o grupo, já ansiosa para os próximos meses! ^^
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu AMEI sua colagem :) achei bastante expressiva.

      Excluir
  2. Adorei o tema e a forma que você a escolheu, bem como o processo e referências, com certeza deixou e o resultado final ainda mais incrível...

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda!! Fiquei encantada com a sua criatividade e mais ainda com a delicadeza da execução.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu trabalho, uma interpretação tão profunda do momento, acho também que é o mal do século, estou nesse momento mas sigamos em frente não é? porque "Em tempos assim
    Você aprende a viver de novo..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. temos que extrair lições desse momento, se não não conseguimos prosseguir.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Nossa adorei, ficou muito legal, vc arrasa =), gostei muito!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Jess a pagina do grupo nao direciona! Eu adorei a ideia da criatividade e tal mas sei lá sobre o tema achei "melancolico" hahaha esquece isso amiga vc será sempre a colorida, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Ai Jhe... te mando por face!

      Excluir
  8. Faz tanto tempo que não passo por aqui (:
    Jeh, fiquei encantada com o blog e a colagem é muito a sua cara. Também queria dizer que esses dias no Facebook vi uma menina com uma imagem que pertence a você. Dá uma olhadinha lá!

    http://cidadedastendencias.blogspot.com.br

    Byeee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo aviso. No geral não encano, mas ficarei atenta. ^^

      Excluir
  9. Acho tão legal saber qual foi a inspiração por detrás dos trabalhos alheios! <3
    Ficou lindo e muito interessante, Jess!
    Ainda vou ver se consigo fazer a minha colagem! Bjus

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana, adorei esse desafio. O seu trabalho ficou maravilhoso. bjs

    opinioesdafabih.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Adoreei o seu trabalho, muito bacana.
    beijos

    opinioesdafabih.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Apesar do tema tristonho eu curti bastante. Adoro coisas que estimulam a criatividade. Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc podia participar do grupo né?

      Excluir
  13. Vi a imagem no grupo mas não sabia que era tua.
    Ficou muito linda, apesar de achar o tema um pouco complicado de se lidar, mas sua colagem abordou de uma forma muito delicada e gostei muito disso *-*

    ResponderExcluir
  14. Realmente, né, a melancolia é o novo mal do século (uma pena que o estresse, entre outras pragas não tenham sumido - a gente só tá somando)

    Adorei essa ideia desse projeto! Nossa, quero participar com certeza! :)

    Bjim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! somando problemas.

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.