18 de janeiro de 2014

Rolinho Primavera


Quem me acompanha no insta (@criativocaos) sabe que eu AMO comida chinesa! De longe, é a minha favorita. Acontece que esse ano tivemos de adotar novos hábitos, porque a alta dos restaurantes daqui do bairro foi cerca de 30%. O preço que nunca foi dos mais baratos, ficou estratosférico e para pedirmos o combo básico que amamos (yakissoba + gyoza + rolinho primavera) gastaríamos em torno de R$60,00 a porção para dois. Sinceramente, não dá né?

Daí como eu já estava ensaiando aprender a fazer mais pratos da cozinha oriental, decide começar pelo que eu mais amo: o tal do rolinho primavera! 

A minha primeira impressão ao pesquisar as receitas foi: NOSSA QUE DIFÍCIL! Mas logo quando tentei fazer na prática, percebi que era bem mais simples do que parecia. E logo na segunda tentativa, ele já ficou bem gostoso! :) Confesso que ainda não consegui deixar a massa super fina como a de restaurantes, mas em contrapartida, fiz uma versão adaptada para mim, e portanto, muito mais gostoso o recheio! hehehe Mas enfim, vamos a receita:




Você vai precisar para a massa:
  • 500gr de farinha
  • 500ml deágua
  • 1 colher de chá de sal

A primeira coisa é misturar a água, a farinha e o sal e mexer bem até ficar uma massa homogênea. Ela não deve ficar nem dura, nem muito mole, mas um tanto quanto grossa. Depois disso, o grande segredo é deixa-la na geladeira até atingir seu ponto elástico.  Isso é muito importante, pois não tem como dar certo se a massa não estiver preparada. Eu costumo deixar no mínimo 10horas na geladeira. Você saberá quando chegar ao ponto elástico quando puxar a massa com uma colher e sentir uma força atraindo para o pote.  


Você vai precisar para o recheio:
  • repolho
  • cenoura ralada
  • carne picada em micro cubinhos 
  • 50ml de molho shoyu

O recheio é a coisa mais relativa que eu já vi. Tem de queijo, com carne, com porco, com doce... Você faz de acordo com gosto e criatividade! Eu particularmente prefiro o trio mais clássico de cenoura + repolho + carne com molho shoyu. Quanto a quantidade de cada ingrediente, eu costumo usar para essa medida de massa, 100gr de bife patinho, 1/3 de um repolho e meia cenoura ralada para 50ml de shoyu. Não exige medidas exatas, mas é mais ou menos isso!

Separado os ingredientes, você deve fritar a carne por aprox. 5 minutos, com um pouco de óleo e tempero a gosto (não coloque sal pois o shoyu é muito salgado!). Acrescente o repolho e a cenoura e coloque o shoyu seguido de meio copo de água. Tampe metade de panela e deixe cozinhar até que todos os liquido evapore sobrando só um pequeno caldo de molho. Depois leve a geladeira por no mínimo 1hora antes de enrolar os rolinhos.

dando forma a massa


Essa é a parte mais chatinha, porém uma vez que você pegar o jeito, fica fácil! O gif acima é uma tentativa de mostrar a vocês como funciona o processo. Espero que ajude.

Em uma frigideira anti aderente - passe um pouco de óleo (quase nada) e pre-aqueça. Com o fogo no mínimo, coloque um pouco da massa (coisa de 1 e 1/2 colher de sopa) e aos poucos vá espalhando com um pincel culinário. O grande segredo é usar água, molhando o pincel em uma xícara de água e em seguida espalhando a massa pela frigideira. Não sei como fazer isso sem um pincel, então creio ser necessário.

Uma vez espalhada a massa, coloque o fogo no máximo e espere até que começar a desgrudar da frigideira. Você vai ver que ela muda de cor e começa a desgrudar. Quando você sentir que ela descolou, retire a do fogo e vire a frigideira sobre um prato. A massa deve cair sozinha. Se isso não ocorrer, é porque não está bom. Leve ao fogo por mais um tempo.

Esse processo é muito semelhante ao de fazer panquecas. A diferença se dá pela textura da massa, que exige esse "pincelamento com água" e também que não é necessário fritar os dois lados, apenas um basta.

enrolando o rolinho

Uma vez que a massa tenha ganhado a forma de um disco, é a hora de enrolar o rolinho recheando-o, para em seguida, frita-lo. Não tem muito segredo, é só colocar o recheio no canto esquerdo e enrolar seguindo os seguintes passos:

recheio no canto esquerdo

 dobre as partes superiores e inferiores

e enrole da esquerda para direita

O rolinho deve se fechar sozinho (a massa gruda nela mesmo!) mas se não ocorrer, use água para fecha-lo, passando seus dedos na água e em seguida na borda da massa, como se fosse uma "cola". Outra coisa importante é que se a massa quebrar nesse processo é porque ela não estava "elástica" suficiente. Era preciso deixar mais tempo na geladeira. Aconteceu na primeira vez que fiz, mas depois não teve erro!


Feito os rolinhos é só fritar em fogo alto e óleo abundante por alguns segundos, tempo suficiente para deixar um aspecto crocante e uma cor mais próxima da foto do início do post. 

E é isso gente. Não é difícil, porém não é fácil explicar o processo, então se eu não fui clara, é só perguntarem que eu respondo tudo por comentário!! Até a próxima ;)

Nível de dificuldade: ♥ ♥ ♥   - rende aprox. 15 rolinhos

18 comentários

  1. Para tudo, perae! Kkk todo mundo falando de comidas orientais ... Nunca provei nada!

    To morrendo de vontade de provar essas comidas ultimamente e vcs so estao incentivando ein! Vou provar !!

    Bjo Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prova sim, tenho certeza que você vai amar :)

      Excluir
  2. Aqui é mesma coisa, a gente tem reproduzido as comidas em casa pq os restaurantes andam caros. E olha, tem valido a pena, viu? É divertido, rende muuuuito mais, econômico (já que tem produtos que vc vai poder usar em mais de uma receita). Recomendo!
    Eu jamais imaginei que a massa do rolinho fosse feita assim. Adorei e vou tentar fazer qualquer hora pq minha sogra AMA!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta sim! é a sua cara :)

      Excluir
  3. Eu amo rolinhos primavera, e o Ale vai adorar ver essa receita ele tava querendo fazer.

    ResponderExcluir
  4. De rolinho primavera não gosto, mas já vi outra(s) receita(s) aqui que NHAMM. Adorei! hahaha Queria ter esse hábito de cozinhar tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas fran... vc é a 1ª pessoa que conheço e que diz que não gosta! hehehe

      Excluir
  5. Já comi rolinho primavera, mas faz muito tempo que nem lembro mais se gostei ou não, haha. Parece ser tranquilo de fazer, qualquer dia faço *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmmm é muito bom!! hehehe faz sim!

      Excluir
  6. Mais uma dessas suas receitas maravilhosas. Amei e vou tentar com doce. *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ficar divino com chocolate!

      Excluir
  7. Amei a receita Jess!
    Apesar de nao comer tanto rolinho primavera e ser um desastre na cozinha, eu adoro suas dicas e estou de olho sempre ;]

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Uau!
    Aumentou tanto assim os restaurantes? Realmente, comida chinesa/japa é tudo de bom, mas pagar tanto assim é uma facada e tanto. Eu geralmente como em rodízio que sai por um preço legal e dá pra comer e aproveitar bastante coisa. Quando você falou que a receita pareceu a ser desafiadora, fiquei com uma vontade imensa de fazer também (justo pelo fato da dificuldade).
    E pela foto, ficou uma delícia, ein? Enfim, favoritei aqui pra fazer num dia desses. #challengeaccepted!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por aqui foi absurdo. Alguns pratos subiram 50%.

      Excluir
  9. Eu e meu namorado começamos a sempre pedir China in Box e deu pra notar esse aumento bizarro também, mesmo lá que já é um pouquinho mais caro que os outros menos famosos. :P
    Que legal essa ideia de fazer em casa! Vou testar assim que possível, fiquei com vontadinha aqui :~ hahaha

    http://cerisepepper.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. gente, vou tentar fazer mas vou ter que tirar a carne! amo rolinho :3

    estou seguindo!

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.