24 de março de 2014

Pavê de framboesa, blueberry e cream cheese



Sexta-feira eu visitei pela primeira vez o mercado municipal de São Paulo (famoso mercadão) e fiquei simplesmente deslumbrada com a quantidade de produtos incríveis que podemos encontrar por lá. Obviamente que como os preços são nas alturas, não pude trazer muita coisa, no entanto não podia voltar sem um pouco de framboesas e blueberries, frutas que eu adoro mas não encontro por aqui. Por isso acabei fazendo uma receitinha que tinha na cabeça há algum tempo, um pavê delicioso com frutas frescas e cream cheese. Ficou maravilhoso, por isso trouxe a receita para vocês :)




Você vai precisar de:
  • 350gr de creme de leite fresco
  • 150gr de cream cheese
  • 1 xícara de açúcar (usei demerara, mas pode ser o refinado)
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou 5 colheres de achocolatado
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • framboesas e blueberry (mirtilos) a gosto

Primeiro vamos fazer a massa do pão de ló. Essa versão que eu faço é bem sem graça e fui eu mesma que montei as proporções. Acho que a graça da receita estão no creme e nas frutas, por isso queria um pão de ló bem neutro. Para obter esse efeito, bata as claras até ficar com um aspecto de neve. Acrescente meia xícara do açúcar. Em seguida, com muito cuidado, acrescente as gemas e o chocolate. Mexa bem delicadamente e vá acrescentando aos poucos a farinha peneirando-a. Unte bem a forma e espalhe a massa até formar uma camada fina que cubra toda a forma. Atenção: a camada não deve ser grossa. 1cm é o ideal. Então leve ao forno médio por aprox. 30minutos. Após assado, deixe-o esfriar em temperatura ambiente. 

Em uma outra tigela, bata o restante do açúcar e o creme de leite, até dar o ponto de chantilly. Tem que ter paciência porque demora mesmo. Eu levei uns 10 minutos em uma batedeira comum. Após obter o ponto certo, acrescente o cream cheese e bata por mais 1 minuto. Leve a geladeira por no mínimo 1 hora.


Agora é a parte gostosa de montar o pavê. Eu usei uma forma de pão de mel para cortar a massa do tamanho das tigelas que eu tinha, mas você pode usar qualquer outra coisa. A ideia é cortar a massa do pão de ló no tamanho do recipiente onde você montará o pavê. Dai é só acrescentar uma camada de pão de ló, um pouco do creme, as frutas e repetir esse processo quantas vezes desejar. No meu caso usei uma tigela pequena de sobremesa e fiz em cada uma delas cerca de 2 camadas, finalizando com muito creme e frutas.Ah e pra quem deseja a massa mais molhadinha, é legal molhar a massa com leite antes de inserir as camadas seguintes.

E é isso gente, espero que tenham gostado da receita. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Nível de dificuldade:   - rende 4 tigelas pequenas ou 1 travessa pequena.

15 comentários

  1. Huuuuum que delícia *-*
    amando o blog \o/

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. adorei, morrendo de vontade de provar.

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo muita receita legal com framboesas e blueberries mas nunca encontrei por aqui também. Outro dia li uma que era tipo vitamina/smoothie, deu uma vontade! Só imaginando que a sua deve ter ficado uma delícia!

    ResponderExcluir
  4. Adoro framboesa. E pavê. Juntando os dois então... hum, que maravilha! Ai, se eu fosse "moça prendada" nas artimanhas culinárias!
    De fato, deu agua na boca.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Nossa deve ter ficado uma delícia, eu nunca comi blueberries e nem framboesas kkkkk preciso experimentar, adorei o post!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro pavê com frutas, ficou lindo o jeitinho que você montou.

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que vou no mercadão volto mais gorda
    amo os pastéis de la

    Nao sou fã de pavê, mas tem framboesa *_* 3megusta

    ResponderExcluir
  8. Tô garrada num amor por cream cheese... Toda receita que leva essa delícia eu tô querendo fazer. Já fiz um de geladeira, tô doida pra fazer aquele mais tradicional, de forno e agora quero pavê de cream cheese!!!

    ResponderExcluir
  9. Criatividade na cozinha é tudo!

    Pavê lindo, deu até pra sentir o cheirinho da framboesa daqui hihi!
    Beijinhos e até!

    ResponderExcluir
  10. Amo pavê e adoro framboesa, mas não sou muito boa na cozinha então guardei essa receita pra mim mãe se arriscar a me ajudar. kk Adorei teu blog, além de criativo tudo aqui é muito lindo. Parabéns. Se der passe lá no Indie, sua visita vei ser bem-vinda:)

    http://indiespos1cao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu piro lá também! Melhor parte é ficar experimentando de tudo. hahahh
    Mas não compro mais lá dentro desde que compramos uma fruta que não lembro o nome por mais que o dobro do preço do que estava sendo vendido em um lugar lá perto. hahahah :~

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que delícia! Adoro pavê, pena que eu não sei fazer. Sempre quando vou na casa da minha tia ela faz pavê<3! Até favoritei a receita essa eu tenho que tentar fazer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quero fazer pra já!!!!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma delicia. Vou anota-la aqui para qualquer dia faze-la.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Jess, esse pavê tá com uma cara, viu? Delicia demaaaais!!
    Só fui a SP uma vez e infelizmente não deu pra visitar o mercado municipal, queria ter pelo menos comido o famoso pastel de bacalhau :/ Bom saber que os precinhos de lá não são o que chamaríamos de amigo, hahaha. Mas só por ter frutas frescas... hhmmm.. aqui em Brasília, até agora, só encontrei mirtilo congelado.. ninguém merece :P

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.