6 de abril de 2014

Torta de maçã


Quem aqui se lembra daquela cena clássica da branca de neve fazendo uma torta em frente a janela da casa dos anões? Sei que o filme todo é bem machista, mas eu confesso que a cena marcou minha infância e até hoje quando faço torta de maçã eu me lembro dela! :D Aliás adoro fazer torta de maçã e essa sem sombras de dúvida ficou maravilhosamente deliciosa. Espero que aproveitem a receita e bom apetite!!


Você vai precisar de:
  • 700gr de farinha de trigo
  • 500gr de margarina vegetal
  • 180g de açúcar (eu usei o demerara, mas pode ser o refinado)
  • Maçãs a gosto (eu usei, 5, mas depende do tamanho)
  • canela a gosto 

Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e misture com a margarina. Acrescente 2 colheres do açúcar e mexa até a massa apresentar aspecto homogêneo e desgrudar da mão. Separe a massa e a deixe descansando enquanto faz o recheio. 

Em uma panela leve ao fogo médio aproximadamente 3 maçãs médias cortadas em pequenos pedaços, 300ml água e o restante do açúcar. Deixe no fogo até começar a ferver, a partir disso, mexa para que não grude na panela e sempre que possível, amasse os pedaços da maçã para que ela incorpore melhor. Quando notar que está um caldo grosso e os pedaços da fruta estão cozidos e desmanchando, desligue o fogo. Não estranhe, é um processo demorado. Quanto menor os pedaços cortados, melhor. Deixe esfriar.

Em uma superfície lisa, use o rolo para abrir a massa preparada com aprox. 1 cm de abertura. Se preferir massa fina pode ser menos, mas eu particularmente acho mais gostoso assim. Em seguida coloque em uma forma, modelando todo o espaço existente. Acrescente o recheio e espalhe para que ele atinja todo o espaço da forma, em seguida, acrescente por cima algumas maçãs cruas cortadas de forma bem fina. Isso porque depois de assada, a torta terá um recheio cremoso e quentinho e um efeito crocante com os pedaços de maçã cruas que vão assar com a torta. Fica delicioso!

Polvilhe um pouco de canela em cima do recheio e cubra a torta com pequenas tiras feitas a partir do que sobrou da massa. Não tem dificuldade. É só enrolar com a mão ate ficar fina, e colocar de forma trançada, para da esse efeito estético bacana na torta. Feito isso, leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos ou até dourar as bordas da massa. 



Sirva quente, pois fica ainda mais gostosa! Pode inclusive prepara-la com antecedência e assar somente na hora de servir, pois fica gostoso do mesmo jeito.



Nível de dificuldade:   - rende 1 torta grande.

11 comentários

  1. Que linda, Jess! Sempre achei esse efeito trançado incrível, bem cara de torta de desenho mesmo! A receita é tão fácil e acho que já tenho todos os ingredientes em casa! Vou por a mão na massa!

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto gostar dessas coisas como tortas e doces em geral e não consigo :(
    Mas não há controvérsias de que sua torta é charmosíssima! haha
    Seu blog me inspira muito, Jess!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) seja sempre bem vinda.

      Excluir
  3. Oi Jess... tava com saudade do seu blog.
    Mulher, de delícia essa torta, salivei. E as fotos estão perfeitas.

    Beijos, ótima semana.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  4. Jess, as suas receitas sempre ficam lindas! Nunca fiz torta de maçã, tenho medo, mas seu post pareceu ser fácil :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ é facinho. tenta sim!

      Excluir
  5. Deve ficar realmente uma delicia ♥♥ Já copiei a receita e breve vejo se consigo um resultado parecido com o seu. Bjs
    www.gislei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaa :) conta aqui depois!

      Excluir
  6. Sua receitas sempre me deixando com água na boca.
    beijos

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.