Como tenho organizado minha rotina

6 de maio de 2014


São exatamente 00:24 minutos. Estou com uma bela xícara de chá de maçã e com muitas ideias na cabeça. A primeira coisa que eu deveria dizer acerca do que tenho aprendido sobre organização é que cada pessoa é uma pessoa. Cada um tem sua rotina, suas demandas. Por isso se organizar é se descobrir, um eterno caminho de autoconhecimento e inúmeras tentativas de formas e jeitos de se chegar a algum lugar. Por isso comecei esse post dessa forma, porque essa é minha rotina. Posso estar tarde escrevendo um texto pois não preciso estar de pé as 06 da manhã. Isso não quer dizer que seja mais fácil ou difícil. É simplesmente diferente. E gostaria de compartilhar um pouco da minha rotina com vocês, porque sei o quanto isso pode nos inspirar. (o diferente é sempre uma fonte inesgotável de aprendizagem!)

Como alguns já sabem atualmente eu cometi o ato insano de entrar em um curso técnico de design justamente quando estou em fase de finalização do meu curso superior em uma universidade federal. Além disso estou indo para o 2º ano que sai da casa dos meus pais e oficialmente tenho que arcar com todas as responsabilidades de contas/tarefas/pendências e etc que possam surgir disso. Para ajudar nessa rotina louca, tenho a leilou que tem sido meu maior projeto e 3 gatinhas que adotamos a pouco tempo. Ou seja, deu para perceber que tarefas não me faltam. Mas a questão é, como organizar a vida para conseguir dar conta de tudo e não enlouquecer?


Curso técnico


Os trabalhos estão a mil. Fiz um post contando um pouco da minha rotina, então dá pra imaginar que o curso é uma das coisas que mais me ocupam. Para conseguir lidar com ele tenho tentado otimizar ao máximo meu tempo enquanto estou em aula. Tudo que é possível adiantar por lá, eu faço por lá. O que não é possível, coloco como pendência no meu caderno de organização e vou processando e revisando sempre que possível para garantir que nada se perca. O que tem me salvado é o uso do caderno de organização e o planner que permitem gerenciar isso. Além de um arquivo completo onde organizo todos meus trabalhos feitos e em andamento. 

Outra coisa importante é manter em mente que "feito é melhor que perfeito!". Sério, cumprir um projeto é algo que nos estimula a buscar o aperfeiçoamento, então é sempre melhor finalizar algo, mesmo que não fique 100% como esperávamos. Essa tem sido minha filosofia na ETEC e tem me ajudado muito.

Casa


Nossa rotina não tem sido muito complicada. Nos últimos 2 meses reduzi as expectativas ao máximo. Temos dado uma limpada simples uma vez por semana e feito a faxina da estação há cada 3 meses. No momento não tenho me dedicado quase nada as tarefas da casa, a maior parte das coisas é meu companheiro quem faz. Claro que sempre que possível estou ajudando, sobretudo cozinhando que é o que eu mais gosto de fazer. Desde que comecei a usar o evernote, transferimos toda a organização da cada para lá e tem sido algo maravilhoso. Em breve escreverei um post detalhado sobre isso.

A coisa que mais me ajuda em relação acasa é tentar manter uma organização gradual. Pequenas tarefas fazem a diferença. De guardar uma coisa no lugar, a passar uma vassoura quando tiver 15 minutos livres. pequenas coisas fazem a diferença. 

Universidade


Comecei meu pré-projeto de TCC e não mexi mais nele. Estou frequentando 2 aulas semanais e tentando lidar com o fato que simplesmente é uma tortura para mim frequentar aquele lugar. Tenho feito o melhor de mim, mas está sendo muito difícil. Não quero desistir e vou continuar prosseguindo. Mesmo que em um ritmo devagar. 

Um passo de cada vez. É só o que consigo no momento.

Trabalho


A leilou está uma loucura. Estamos trabalhando em um projeto de reformulação visual, além da criação do nosso primeiro blog e o andamento de vários projetos gráficos e na área da web. Para organizar tudo tenho uma rotina que procuro seguir (trabalhando de seg a sex das 10:00 as 16:00hrs e algumas horas no fim de semana). Nesse tempo procuro otimizar os contatos agendando reuniões online, dividindo horários entre produção gráfica e desenvolvimento web, além de tempo para estudo e gerenciamento de tudo.

Para conseguir dar conta, tenho vários métodos que uso para deixar tudo sempre muito organizado. desde um caderno com as tarefas do dia, a pastas com arquivos de cada projeto, a tags no e-mail e planilhas. Em geral as coisas ficam sob controle dessa forma. Mas em breve devo escrever um post mais detalhado sobre a rotina de um freelancer.

Projetos pessoais


Não é porque a rotina é uma loucura que não há espaço para coisas nossas né? pelo contrário, elas devem existir porque dão significado a nossa existência!

No momento eu tenho me dedicado ao desafio DIY que tem me invetivado a cada mês estudar e por a mão na massa em um projeto craft diferente. Também tenho assistido vários vídeos de canais de culinária e testando várias receitas para me aperfeiçoar a cada dia na cozinha, coisa que gosto muito.

Fora isso tenho mantido esse blog e outro onde escrevo reflexões mais políticas e coisas que gosto de estudar sobre. 

Descanso e saúde


Confesso que essa parte tem sido um pouco prejudicada. Porém nada que esteja fora do controle. Sempre que possível procuro descansar e fazer algo que possa me ajudar a cumprir a minha rotina. No momento esse algo é assistir algumas séries que tenho acompanhado e pedir comida chinesa pelo telefone. HAHAHA É sério, isso tem sido meu verdadeiro porto-seguro. E comida chinesa é super saudável! hehehe

Falando sério, minha mãe é enfermeira, então desde pequena eu vou a todos os médicos possíveis ANUALMENTE, além de fazer todo tipo de exame de check-up. Isso já é meio que um hábito para mim, então estou tranquila. No demais, apenas tento comer bem (sempre que possível) e dormir bastante (essa parte é fácil! durmo cerca de 10horas por dia). 

Relações pessoais


Tenho no meu caderno anotado visitas que devo fazer. Acho importante, porque me lembra que quero dar atenção a todas as pessoas que me são importantes. Porém com o estreitamento do semestre e a quantidade de pendências, tive que reduzir ao máximo. A família é importante, os amigos são importantes, porém equilíbrio é fundamental. As pessoas tem que entender que você tem uma vida e não se sentirem tão chateados por você não poder visita-los mais toda semana. Confesso que no começo foi difícil (por ter saído a pouco tempo da cada dos meus pais), mas agora eles entenderam. A coisa mais importante é ter foco sem deixar o que se ama de lado. Para isso as vezes é preciso ceder e reduzir expectativas.  Só isso que tenho a dizer a respeito disso.

Espiritualidade


Sempre que possível leio sobre. de vez em quando tenho escutado algumas músicas que me fazem refletir e tenho pensado acerca de como me sinto em relação a tudo. Na verdade penso sobre isso quase sempre. Mas no momento não tenho me aprofundado em nenhuma religião. Estou em um momento de respiro, mais contemplativa. 

E é isso gente. Assim vamos caminhando. Esse post é apenas um texto rápido sobre reflexões gerais da minha rotina e coisas do dia-a-dia. Ele é o prelúdio de uma série de posts que quero escrever sobre tudo que tenho aprendido sobre organização. Enquanto isso, recomendo a leitura de alguns posts que já publiquei e que juntamente com esse post, podem ajudar a refletir sobre como gerenciar a nossas vidas.

Espero que gostem e qualquer coisa, vamos conversar pelos comentários! ;)

recomendo a leitura de:











  1. Nathalia Talita6.5.14

    Nossa amei esse post sério!
    É realmente difícil se organizar no dia a dia.
    Também quero ter tempo pra tudo isso.
    Você está de parabéns Jess!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) fico feliz quando ajuda alguém!

      Excluir
  2. Muito bom... agora sim te conheci melhor!! Amo posts de organização e não vejo a hora de trabalhar para me organizar com as coisas :)
    É fato que com organização tudo sempre dá certo. O ruim é enfiar isso na cabeça da sua amiga que não consegue fazer nada além de estudar. Triste ne? Não consegue se organizar e deixa muitas coisas e esquece de outras....
    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe a gente sempre tem algo que nos tira da rotina.

      também não podemos virar máquinas né?

      Excluir
  3. Legal conhecer sua rotina de organização! Cada blogueira, cada pessoa tem seu jeito de se organizar, isso é bom de se ver para se inspirar!
    Desde que tive uma rotina minhas coisas renderam mais, ultimamente não sei muito bem o que é ter uma rotina, por conta do bebê, hahah, mas espero em breve conseguir uma rotina saudável novamente.
    Muito legal você não esquecer da vida pessoal, saude, espiritualidade e afim, são partes fundamentais na nossa vida que tendemos a deixar de lado.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! se não a gente pira.

      Ai muita saúde e força pra vc e seu bebê. acompanho sempre que posso e ele é um fofo <3

      Excluir
  4. Ahh, então eu tenho certeza que a visita na minha casa está marcada no seu caderno, né? Só não veio ainda por conta dessa loucura....
    Eu entendo Jess, também estou nessa loucura de mundo e de mil coisas para fazer tendo que se dividir em mil pessoas e muitas vezes elas não compreendem e ficam chatiadas. Mas não posso me perder nesse meio preciso ter controle dos projetos/datas e etc.. Concordo plenamente com esse controle que você faz por que se eu não anotar na agenda que preciso lavar meu cabelo tal dia vixiii.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! está :) hehehe
      emm julho colocamos o papo em dia.

      Excluir
  5. Estou gostando muito do seu blog jess, as dicas e experiências que você compartilha com a gente são maravilhosas e super úteis!! Tem me ajudado muito! Eu só tenho a agradecer e parabeniza-la por todo seu esforço e dedicação!!
    Todo merecido sucesso para o seu blog!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. "Por isso se organizar é se descobrir, um eterno caminho de autoconhecimento e inúmeras tentativas de formas e jeitos de se chegar a algum lugar." THIS! Às vezes, escrevo sobre organização no meu blog ou na Revista 21 e essa é a mensagem que tento passar em todos os posts. :)
    Acho que não havia comentado por aqui ainda, mas acompanho seu blog há algum tempo já e adoro. Boa sorte com os muitos projetos!!

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover