Creme de ervilha e ricota

30 de junho de 2014


O frio não está a pleno vapor por aqui, mas semana passada testei uma combinação de ingredientes em um almoço rápido e achei que valia muito a pena compartilhar a receita. Ficou delicioso ainda é muito simples de fazer. 

Você vai precisar de



  • 1 cabeça de alho picado
  • 1 lata de ervilha em conserva (200gr)
  • 1 caixinha de creme de leite (200gr)
  • 2 colheres de creme de ricota
  • aprox. 200ml de água

Primeiro você deve fritar o alho com um pouquinho (mas pouco mesmo) de óleo. Quando o alho estiver com aquele aspecto douradinho, acrescente a ervilha e frite cerca de 1 minuto. Acrescente a ricota e o creme de leite, mexendo bem. Logo em seguida, você deve acrescentar a água. Quem preferir pode usar como medida a própria caixa do creme de leite (eu coloco mais ou menos 2 medidas de água). Nisso você vai mexer e esperar o creme cozinhar. O que acontece é que a água vai evaporar e o creme vai ficar com aquela consistência dura. Isso leva cerca de 10 minutos aproximadamente. 

Depois de pronto, é só esperar esfriar e servir. Uma dica importante é que se você não gosta tanto de ervilha, recomendo bate-la antes de colocar na panela. Assim ficará um creme mais uniforme e sem os pedacinhos que as vezes incomodam. Eu, como AMO ervilha, prefiro do jeito que eu fiz. Mas é uma questão de gosto.

Outra dica é servir com pão, que fica ainda mais gostoso :)

ps. O tempero é a gosto. Eu prefiro somente com o gosto do alho. Mas caso você ache sem gosto, pode acrescentar sal.

Nível de dificuldade: ♥♥  - rende 2 porções grandes ou 4 pequenas









  1. Hummm... que delícia! Fiquei com água na boca. Nada mais gostoso do que tomar uma sopinha ou um creme delicioso nesses dias frios!

    ResponderExcluir
  2. Bom, visualmente é lindo kkkk. É que eu tenho sérios problemas com ervilha.

    eusemqualidades.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você não é a única, conheço muita gente que não gosta. Mas se bater ela bem, o gosto será bem sutil.

      Excluir
  3. Sempre que você comenta no blog eu clico no avatar e passo por aqui, mas não tenho vergonha na cara de comentar, ô coisa feia. Adorei esse novo layout clean :)

    Sobre o creme: gente que coisa boa! Amo ricota e amo ervilha, quero fazer pra já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 seja sempre bem vinda! faz sim e depois conta se ficou bom!!!

      Excluir
  4. Ai que delícia para o inverno...já entrou para meu cardápio da semana!!

    Aliás amei seu blog!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Amooo sopa de ervilha, esse creme deve ficar muito bom! Adoro suas receitas <333

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover