livros, livros, livros...

10 de junho de 2014



Eu gosto de ler. Honestamente, gosto muito. Desde pequena leio bastante e me interesso por livros, mas por algum motivo me dá um enorme medo de escrever sobre livros. Principalmente na internet. Quem me lê a algum tempo sabe que eu já escrevi sobre livros, mas parei quando abandonei um dos meus blogs há alguns anos. Eu não sei porque, mas sinto como se fosse me expor demais. Chego a achar as vezes que seria mais fácil sair pelada pela rua, do que falar sobre os livros que eu li com pessoas que eu não sei quem são. Estranho né? Sou louca?

Acho que no fundo, livros são coisas intimas para mim. Apesar de gostar de ler, leio pouco. Sou seletiva. Leio diversos gêneros e formatos, mas para um livro entrar na minha lista de desejos, não é tão simples. Como podem perceber pela foto do post, tenho um gosto bastante diverso, de literatura política a romances juvenis, livros religiosos, fantasia... E todos dizem muito sobre mim. Sobre o que gosto e o que sinto em relação ao mundo. Lendo esse post do blog BN, eu achei que seria uma boa forma de tentar. Arriscar, colocar para fora. Afinal, são apenas livros. Tá, tudo bem, uma parte de mim também, mas ainda sim... livros. E estou pensando em falar sobre algumas leituras por aqui. Mas ainda não é nada muito certo, são apenas divagações.

Sobre os livros da foto, foram as leituras que eu fiz no 1º semestre desse ano (algumas eu li em dezembro do ano passado). Estou orgulhosa de mim porque mesmo com a correria consegui finalizar várias leituras que eu queria. A ideia é escrever breves comentários sobre os livros (e não fazer resenhas), para registrar algumas breves impressões que tenho extraído. 


literatura política
eu sei que muita gente acha livros políticos chatos, mas eu curto. Principalmente os livros de Marx que geralmente tem uma linguagem bastante acida e crítica. Ideologia alemã é meu livro favorito dele porque fala da consciência e de como ela se reproduz na visão materialista dialética, e tem uma pegada mais filosófica do que estritamente política. de vez em quando eu releio, leio minhas partes favoritas e é uma leitura gostosa para quem teve uma formação protestante, como a minha, pois dialoga muito com o pensamento Hegeliano.
A frustração foi o livro da origem da família, da propriedade e do estado. Leitura fácil, mas um pouco ultrapassada e com algumas informações que já não procedem tanto assim. Não acho muito relevante e é um livro para quem se interessa mais por questões antropológicas.
E por fim, Trotski, que eu nunca havia lido antes. Para quem não sabe, Trotski foi líder do exercito vermelho na revolução russa e permanece até hoje como um dos grandes pensadores do tema "revolução". Eu particularmente gosto muito da sua escrita. É uma das mais refinadas que já li até hoje e é irônica, sagaz e interessante. Ame ou odeie, nesse livro ele crítica os velhos bolcheviques (da turma do Stálin) e defende suas teses acerca do que ele entende por "revolução permanente". É um livro mais político mesmo, para quem se interessa pelo tema.

literatura religiosa
eu gosto de livros religiosos e há alguns anos tinha começado a ler "deixados para trás", uma ficção protestante acerca das profecias apocalípticas do livro de João. Eu gosto da interpretação contemporânea dada pelos autores da saga e decidi continuar lendo o 4º livro (que deve ter mais de 10, não sei ao certo). A colheita é um livro interessante mas muito mal escrito. Aliás, todos são, porque tem uma linguagem não muito fluída. Porém ainda sim é interessante e envolvente, caso você goste do tema, claro.

literatura juvenil
Também curto muito. Esse ano comprei todos os livros da série "becky bloom" porque tinha perdido  alguns emprestando para pessoas que não me devolveram. Dai aproveitei para comprar aqueles que nunca tinha lido. Sabe, é impressionante como são livros bem escritos. Sophie é engraçada e não tem como não te arrancar muitas risadas. As peripécias da Becky são por demais divertidas e apesar de cada livro ter cerca de 500 páginas, não levei mais que 2 semanas para ler cada um deles. A notícia boa é que esse ano sai mais um novo livro da série e eu mal posso esperar para ler :D

Agora uma pausa para falar de jogos vorazes. Amei, amo, muito bom mesmo. Eu tinha o maior preconceito com a série mas desde que assisti o segundo filme tive certeza que precisava ler todos. Li em cerca de algumas semanas e posso dizer que é o melhor livro de ficção sobre o tema revolução que eu já li. Eu vi muitas resenhas pela internet, mas confesso que todas me decepcionaram. Os livros são muito mais do que a maior parte das pessoas conseguiu extrair. São geniais. É difícil escrever sobre algo tão delicado como guerra e revoluções sem apelar para julgamentos morais e análises maniqueístas, mas a Collins conseguiu não somente colocar a complexidade da coisa em questão, como escreveu uma história belíssima e inspiradora. Não é utópica, nem romântica, mas real e voraz. Necessária para nossos tempos. Sem sombras de dúvida uma das melhores leituras da minha vida.

Design

E por fim, um livro sobre design que eu achei interessante. ele é uma coletânea de textos clássicos e uma boa leitura para quem é da área. Tem textos mais históricos, outros mais filosóficos, alguns até técnicos. Por isso é uma leitura mais diversa, recomendada mesmo para quem se interessa pelo tema.

E é isso. São minhas leituras do primeiro semestre. Agora gostaria de ler de vocês... gostam desse tipo de post? é interessante para vocês compartilhar sobre minhas leituras? Deixei sua opinião aí nos comentários!














  1. Curioso seus gostos mas o respeito :)
    Bacana gostar de quase tudo um pouco!! E eu também seleciono bem os livros que vou comprar...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Compro livros pela capa, por editora, por ouvir alguém falar de algum livro... Fui em uma turnê literária e comprei 3 livros só por ouvir uma sinopse contada... AMO livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu também amo, mas não sou muito de comprar.

      Excluir
  3. PRECISO ler "Esperança"! :D
    Livros bem interessantes! *o*
    Me reanimou para voltar a ler algumas coisas, tipo Becky! ;)

    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Te entendo, xará. Amo livros, mas não sou uma escrevedora de resenhas. Acho difícil expressar minhas impressões sobre o livro de forma escrita e sempre que tento soa bobo, tem spoiler ou é muito vago e superficial. Literatura infanto-juvenil, aventura e fantástica são meus xodós. Minha leitura atual é Crônicas de Gelo e Fogo, Vol 2 e tô totalmente vidrada! Mas Jogos Vorazes também está na minha lista e entrou do mesmo jeito que na sua, depois de ver o filme. Super apoio posts com indicação de livros, acho de utilidade pública e sempre que leio indicações de blogueiras que gosto adiciono títulos à minha wishlist. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me dizem para ler esses livros, mas fico com preguiça! hehehe
      Quero ler sim!

      obrigada por comentar!!!

      Excluir
  5. Eu preparei uma postagem sobre minha linda-diva-maravilhosa-estante (na real é só uma estante xD) e estou toda tensa para postar porque acho que é muito pessoal também =P

    Achei bem interessante sua lista de livros, vai desde o clássico até os mais atuais infanto-juvenis. Eu to com umas leituras bem diversas também, estou lendo Anna Karenina e um monte de *clássicos*, mas ocmprei O Guia do Mochileiro das Galáxias xD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou adorar ler seu post!

      Excluir
  6. Jess, eu sei exatamente como você se sente! De uns tempos pra cá tenho tentado me desafiar mais nesse sentido também. O motivo maior é porque eu tenho uma péssima memória e acabo deixando para trás muito do que leio nos livros... Pensei que falar deles no blog é uma forma de manter as lembranças mais firmes.
    Tenho tentado aos pouquinhos, achei muito legal você fazer isso também e dou o maior apoio para mais posts assim :)
    (E concordo muito sobre Jogos Vorazes!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaa :) eu fico muito animada mesmo! hehehe

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover