Organizando o armário para uma nova estação

26 de junho de 2014


Eu já cheguei a comentar aqui que a cada 3 meses fazemos uma "faxina de estação" onde temos alguns itens mais pesados que executamos para manter as coisas em ordem. Também já comentei brevemente aqui como acredito que arrumar o armário para receber uma nova estação pode fazer diferença. Mas nunca tinha escrito um post somente sobre isso, e acho que é uma coisa que vale a pena escrever sobre, pois desde que comecei a por em prática, mudou meu olhar sobre muitas coisas.

Eu já fui uma pessoa MUITO consumista. Quando morava com meus pais, tinha um quarto só para mim, dai eu mantive por muitos anos um armário grande de 3 portas + uma comoda + um armário de 1 porta só para guardar minhas coisas. Era centenas de blusas, pares de sapatos, acessórios, vestidos... Só calça jeans eu tinha umas 30. Não é exagero. Vivia na bagunça e no caos daquele monte de tralha que quase nunca usava. Quando decidi morar com o Bru, sabia que algumas escolhas deveriam ser feitas, entre elas investir o dinheiro no que realmente vale a pena. E claro, o fato de eu estar indo para uma casa menor, e ter que dividir um único armário com outra pessoa, ajudou nesse processo. Embora no início tenha sido bem difícil.

O processo de desapego foi gradual, e hoje eu sou outra pessoa. Ter ido morar em um apê (que quase sempre é algo muito pequeno) foi o ato final para uma verdadeira mudança de postura. Aqui temos um armário de 3 portas para guardar tudo. Roupas, sapatos, roupas de cama.... Ou seja, com um espaço pequeno, temos que buscar alternativas criativas e repensar todos nossos hábitos. Uma das soluções que achamos e tem funcionado muito é a organização dos armários a cada estação. É uma ideia muito simples, mas que pouca gente faz. Nesse post quero contar com detalhes como fazemos e os benefícios que isso trouxe para nossa vida. Espero que seja muito útil para vocês :)


Primeiro passo, selecionar as roupas que tem a cara daquela estação


roupas de verão que serão guardadas

A primeira coisa que fazemos é separar os itens que vamos usar com mais frequência na estação. Por exemplo, dificilmente vou usar shorts curtos, blusas regatas estampadas e sandálias no inverno. Então, separo em um canto para guardar em caixas em cima do armário. Pode até ser que um dia ou outro faça calor (por isso sempre deixo alguns itens para esses casos), mas de forma geral não serão usados. Quando guardamos, preservamos a roupa (aumentando a durabilidade) e reciclamos o armário, pois abrimos espaço para que as roupas que realmente serão mais usadas naquela estação fiquem mais visíveis, o que contribui para que sejam mais usadas e ajudam na manutenção da organização cotidiana.

Na mesma medida que guardo algumas coisas, separo as que estavam guardadas para uso. No caso do inverno, cachecóis, toucas, boinas, tomam o lugar dos chapéus e lenços de verão. Assim, é mais garantia que eu vou usar com mais frequência esses itens, e eles não ficarão jogados no fundo de um armário. Outra dica legal é guardar esses itens em malas, enrolados em lençóis, assim há maior garantia que as roupas não se estragarão com poeira enquanto estiverem guardadas.

Segundo passo, selecionar as roupas que estão estragadas, não servem mais, ou que não te agradam

A coisa que eu mais gosto desse processo é fazer o famoso declutter. Declutter é a palavra usada para designar esse processo de avaliação dos itens que você tem, no sentido do desapego. Guardamos MUITA coisa que não precisamos e esse entulho faz mal para gente, pois ocupa espaço e impede que a gente se abra para novas possibilidades. Acumular é um sentimento muito forte na nossa sociedade moderna, mas é preciso fugir disso. A organização sazonal dos armário é uma boa oportunidade para isso!

Antes, como eu disse no início, eu tinha 30 calças jeans. Hoje, tenho 2. Não desapeguei de uma vez (porque o coração dói, tem que acostumar, é um processo), fui dando aos poucos, a cada organização do armário. Fui jogando fora os itens muito estragados (mesmo os que tinham mais estima sentimental), consertando e reciclando outros itens que estavam detonadinhos. A cada vez que faço isso sinto que tenho mesmo só o essencial. É uma coisa tão gostosa que só quem faz sabe como é bom. Você se sente mais leve. E não pensem que isso estimula necessariamente o consumo de novas coisas (já que se desfez das velhas), pelo contrário, comigo foi o oposto. Desde que comecei a fazer isso, adquiri um novo olhar sobre meu estilo e hoje pondero MUITO se algo vale mesmo a pena.

Terceiro passo, limpeza profunda e organização


O armário é uma coisa que pouca gente tem costume de limpar internamente. Mas é essencial para conservar melhor as roupas. Eu acho que 3 meses é um tempo aceitável entre uma limpeza e outra. Claro que cada pessoa é uma pessoa, mas aqui em casa tem funcionado bem. Aproveitamos esse movimento e limpamos o armário todo por dentro (já que tiramos tudo), e depois reorganizamos tudo de volta, seguindo os 2 primeiros passos. Quando você entra em uma certa rotina, acaba se tornando mais fácil. 

resumidamente, são inúmeros os benefícios que essa atitude traz para nossa casa e nossa vida

Faço questão de listar os pontos mais importantes que aprendemos ao adotar esse simples hábito: 

Não tenho mais aquela sensação de que não tenho roupa para usar
Simplesmente não tenho. Sempre que abro o armário tenho poucas peças, mas as essenciais. As que são confortáveis e que gosto de usar.

Cada mudança é um achado, é como fazer compras!
Isso é o mais legal. Sempre que pego a mala com as roupas que guardei em outra estação é como um achado. Eu encontro várias peças que não me lembrava que tinha, e dá uma super sensação de renovação do estilo. Nem sinto tanta falta de fazer compras.

é mais fácil manter a organização
Como eu mostrei acima, pelo fato de ter poucos itens, é mais fácil manter a organização cotidiana. Para quem vive no caos é uma boa alternativa.

Tira o peso de ter sempre que "limpar o armário"
Sabe aquela sensação constante de "preciso limpar esse armário"? Você criou uma rotina, seu cérebro já sabe que a cada 3 meses você fará isso e então deixará de ser um peso. Sério, é mágico!

É um ótimo exercício de desapego
Como eu já disse, isso reflete não só nas coisas, mas na vida de forma geral.

E é isso gente. Quero ouvir a opinião de vocês. O que acharam? Acha que ajuda mesmo? Alguém também faz isso em casa? 









  1. Que legal! Adorei, muito práticas essas dicas!
    Minhas roupas já não cabem no meu armário porque ele é muito pequeno, mas dessa forma dá pra organizar direitinho por estações :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado nisso. De fato, tem algumas coisas que a gente simplesmente não usa! Adorei as dicas! Vou ver se consigo fazer para essa estação agora. O problema da minha cidade é que o clima é muito louco, então pode tanto fazer um calor monstruoso como fazer frio em uma única semana! :(

    Beijos!
    http://www.jadeamorim.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess! Eu já possuo o hábito de fazer uma limpeza no guarda-roupa de tempos em tempos para doar as peças que ainda estão boas e que não uso, porém nunca tinha pensado em organizar por estações! Assim fica realmente muito mais fácil até na hora de se vestir :)

    Beijos!
    { isaciole.blogspot.com }

    ResponderExcluir
  4. Adoooooro fazer organização de armário! Todo ano faço pelo menos 2 limpezas grandes retirando tudo que não está mais tão bom para usar, repensando peças que eu quase não usei e que não me agradam mais. A maioria vai pra doação, mas algumas eu até já consegui vender - aquelas que a gente compra e acaba nem tirando do cabide. Esse ano também comecei a mudar o closet de acordo com a estação, e achei ótimo. Ficou tudo mais limpo, amplo e prático. =)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia e pretendo aplicar futuramente.
    Na época que eu fazia faculdade fora e voltava para a casa dos meus pais nas férias eu tinha o costume de fazer, nessa época, uma grande limpeza, esvaziando todos os armários (roupas, livros, brinquedos velhos, etc.) e jogando várias coisas fora, doando outras.
    Depois que voltei pra casa e meu primo foi morar com a gente pra fazer escola técnica perdi o costume. Divido o armário que não fica mais no meu quarto, conquistei um espaço extra na casa, o que foi bom mas acabou segmentando minha forma de organizar as coisas... enfim... confusão geral. Vou aproveitar que estou redecorando o quarto e, quando acabar essa fase, vou redecorar é dentro dos armários mesmo. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Recentemente também fiz uma limpeza dessa e olha parece que renova haha, a primeira coisa que identifiquei foi as roupas que comprei por impulso e acabei não usando muito e que até não tinha muito a ver comigo sabe? Doei tudo, e agora realmente está tudo com meu estilo. Sobre essa arrumação de deixar em lugares de fácil acesso as roupas da estação é uma boa , adorei a ideia.


    Grande beijo.
    Vem me visitar?
    www.umanoiteemparis.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas idéias, atualmente já faço uso de algumas delas como: por pra fora o que não utilizo. Acabo doando para quem precisa. Antes também tinha um guarda-roupa só pra mim só que meu namorado está agora morando comigo e tenho que dividir, a gente realmente aprende o valor da organização e do espaço nessas situações.

    ResponderExcluir
  8. Jess, o seu post me deu um incentivo enorme para ir correndo arrumar o meu guarda-roupas :)
    São 8:30 da manhã e daqui a pouco vou pra lá sim, rsrs
    Sabe que eu nunca pensei nisso, organizar por estações, até porque mesmo sendo inverno tem dias tão quentes que eu continuo usando vestidinhos frescos. Mas o que sempre faço é tirar todas aquelas blusas pesadas, de linha, luvas e etc e lavar e colocar no Sol, porque elas ficam guardadas muito tempo.
    Gostei demais das suas dicas.
    Bjs e ótimo final de semana pra vc

    obs: adorei as suas fotos no post abaixo. Quero ressaltar que acho a sua estrutura óssea do rosto bonita e acentuada. É muito estranho fazer essa observação? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha não é não. Já me disseram isso! X)

      Excluir
  9. Jess, adoro essas limpezas de armário. Acho que ajudam a energia a circular e a renovar.

    ResponderExcluir
  10. ei moça! ha quanto tempo nao passava aqui! seu blog continua mt bacana como sempre! adorei o post! dicas mt legais para a nova estação ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  11. Amei demais esse post, pois amo tudo que envolve organização e limpeza :)
    Onde moro faz no máximo 2 meses de frio então, nos outros meses, guardo as roupas de frio em sacos de tnt, e perto do inverno, lavo todas as roupas *-*
    Tenho rinite alérgica, então ja viu ne?

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  12. Suas dicam são ótimas! Eu volta e meio faço isso, mas não é separado por estação... Faço mais ou menos como a Camila, aqui de cima: asma, rinite, sinusite e vários outros ites acabam fazendo deixar tudo bem guardado em seus devidos sacos.
    Alguma ideia do como usar essa touca peruana da primeira foto? Ganhei uma vermelha há um ano e nada ainda =/
    http://josyarruda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que eu não fazia antes mas agora faço toda vez que preciso organizar o armário, é limpar. o meu guarda-roupa antigo era daquele madeira bem velha, que praticamente não dava pra limpar então pra ser sincera eu nem me esforçava, mas agora que estou com outro, eu sinto a diferença quando ele tá limpinho, é demais!

    www.bygarotas.com :: www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover