16 de julho de 2014

Brigadeiro meio-amargo


Sou apaixonada por brigadeiro. Confesso que de todos os docinhos, sempre achei o mais difícil de fazer porque nunca acertava o ponto, sempre ficava mole demais e eu tinha que comer no potinho. Descobri que estava fazendo tudo errado: achocolatado tem mais açúcar do que cacau  o que contribuí para deixar o doce em uma consistência não tão firme. Depois que eu comecei a usar chocolate ou cacau em pó (aqueles que tem mais de 50% de cacau em sua composição) nunca mais deu errado. Depois disso foi só alegria e uma série de tentativas de misturar ingredientes para fazer diversas variações do doce.

A que eu mais gostei até agora, é o brigadeiro meio-amargo. Ele leva esse nome porque é feito com chocolate meio amargo. Esse docinho além de bem firme (nem precisa ficar muito tempo na geladeira para endurecer), tem uma textura diferente e um sabor muito mais equilibrado, pois não fica tão doce quanto o feito com chocolate comum. Recomendo muito, apesar de render menos, ganha muito em qualidade.


Você vai precisar de:

  • 100gr de chocolate meio-amargo
  • 395gr de leite condensado
  • 50gr de manteiga
  • 50gr de chocolate em pó


Em primeiro lugar, coloque em uma panela o leite condensado e o chocolate meio amargo. Leve ao fogo médio, mexendo com cautela até todo o chocolate ter derretido. Acrescente a manteiga e o chocolate em pó. Continue mexendo, e conforme a mistura for engrossando, aumente o ritmo para não deixar que ela não grude no fundo da panela. O ponto do brigadeiro é aquele que todos já sabem: Quando começar a borbulhar e você perceber que ele está desgrudando da fundo, desligue. Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois disso leve por pelo menos 30 minutos a geladeira. 


Como eu disse, a textura dessa receita é bem diferente. Ele vai ficar bem firme, mas leve e com uma cremosidade incrível. Dai é só usar uma colher para pegar parte da mistura e enrolar da forma que achar mais adequada, cobrindo com confeitos de sua preferência. Nesse caso não precisa untar a mão com manteiga nem água, porque dá certo de todo jeito :D

E depois é só aproveitar. Dedico essa receita a todos os amantes de brigadeiro e espero que vocês tenham gostado das dicas que deixei no post! Até a próxima!

21 comentários

  1. fui prova dessa deliciosa experiência gastronômica: APROVADO.

    realmente, o cacau faz toda diferença. A autora da receita mandou muito bem.

    Antes de experimentar a receita que está no post, eu experimentei usar achocolatado e eu aqueci a panela e derreti com manteiga de boa qualidade. não ficou tão bom quanto este do post, mas ficou um "nível intermediário, digamos". Para quem não tem muito dinheiro para um chocolate em pó de boa marca, fica a dica de usar, ao menos, manteiga de boa qualidade.

    ótimas receitas nesse blog.



    beijos. <3

    ResponderExcluir
  2. Eu amo brigadeiro *-*
    Confesso que nunca comi um com chocolate amargo, mas a receita ficou maravilhosa Jess!!
    Um amor esses coraçõezinhos ....

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Oh gente! Você e seus posts de receita, só me deixam com vontade de comer.
    Eu amo chocolate meio-amargo, imagina o brigadeiro! =9
    Que delícia!

    ResponderExcluir
  4. Hmmmm que delícia! Adoro brigadeiro, mas sempre tenho preguiça de enrolar e acabo fazendo o de colher xD Meu truque é colocar menos colheres de nescau pra não ficar tão doce e a consistência ficar mais durinha também. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma boa opção. porque acho que o que deixa muito mole mesmo é o açúcar!

      Excluir
  5. Adoro brigadeiro amargo e há pouco tempo descobri um granulado de chocolate belga que também é amargo. A marca e Callebaut e dá um outro sabor, se puder experimente pois vai gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu a dica! Adoro esses confeitos e faço coleção! ahaha

      Excluir
  6. Oi, Jess! Indiquei o seu blog numa tag que recebi, se você quiser respondê-la, eu ficaria muito feliz.

    Beijão!

    http://avidasegundogabriela.blogspot.com.br/2014/07/tag-conhecendo-blogueira.html

    ResponderExcluir
  7. Maza! Ja vou testar, eu também amo brigadeiro, não fazia ideia dessa dica de trocar o clássico nescau por cacau em pó.

    eusemqualidades.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, vale a pena experimentar. A diferença é grande!

      Excluir
  8. Tu não tem noção como sinto falta de brigadeiro, já fiz algumas vezes aqui, não ficou a mesma coisa, mas deu pra matar a saudade.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu imagino que pra quem mora fora faz falta. E coxinha também né? não vivo sem! haha

      Excluir
  9. Um brigadeiro é sempre bem vindo. Um não, vários se possível rs. Eu só uso cacau e realmente faz toda a diferença comparado ao achocolatado. Ficaram uma graça com os corações!

    ResponderExcluir
  10. Durante toda a adolescência eu fiz com achocolatado, pra comer de colher mesmo. Hoje não abro mão do chocolate em pó 50%. Mas nunca testei colocando junto o meio-amargo em barra, deve ser uma coisa de tão gostoso. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica perfeito. Porque não fica duro, mas cremoso e leve! é inexplicável!

      Excluir
  11. Gente, tá explicado porque meus brigadeiros acabam ficando com cara de calda de bolo! Hahahah vou tentar fazer desse jeito.
    Adorei conhecer o blog <3
    Beijos,
    Lari Pereira (http://meninafacanabota.wordpress.com/)

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.