10 de julho de 2014

Cupcake (especial) de baunilha e framboesa


Preciso começar esse post fazendo uma grande revelação: não gosto muito de cupcake. Sério, nunca como mais que metade de um e acho algo que é a perfeita imagem de algo bonito, mas que na verdade não é tão gostoso. Isso porque a maioria dos cupcakes que eu comi eram duros, muito doces, ou com gosto de bolo vencido. Honestamente, decepcionante. Depois de muitos anos testando, estudando finalmente encontrei a receita perfeita, de como um cupcake deve ser: macio, fresquinho, leve e saboroso. E por isso que eu chamo de a receita especial de cupcake. Já fiz até pra vender (e sempre estão me pedindo para alguma festa) e sempre são muito elogiados. Por isso há tempos quero compartilhar com vocês. 

É uma receita um pouco cara e trabalhosa, mas vale muito a pena. 



Para fazer a massa, você vai precisar de:

  • 150gr de farinha de trigo (peneirada)
  • 150gr de açúcar
  • 150gr de manteiga
  • 2 colheres de sopa de leite 
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento

Como vocês podem perceber é uma massa simples. O segredo é que ela leva a MESMA quantidade de açúcar, manteiga e farinha. E também tem alguns truques na hora de preparar que precisam ser seguidos com muito cuidado. É uma receita um pouco chata, mas garanto, vale a pena.
Aqueça o forno em temperatura máxima enquanto prepara a massa.

1) Em primeiro lugar, bata os 2 ovos em uma pequena tigela separadamente. bata com um garfo simples, até a gema se misturar a clara. 

2) Em outra tigela, adicione a manteiga e o açúcar e bata com o auxílio de uma batedeira, até perceber que virou um creme pastoso. Adicione os ovos aos poucos, batendo com a batedeira em velocidade minima por alguns segundos, até que eles se juntem a pasta de manteiga e açúcar. Desligue a batedeira. 

3) Acrescente a farinha de trigo peneirada (MUITO IMPORTANTE!) e mexa cautelosamente com uma colher ou fuê, incorporando aos poucos a massa. Em seguida adicione o leite com a essência de baunilha, mexa mais um pouco e por fim acrescente o fermento. Mexa com cuidado até ele se dissolver completamente na massa.

Coloque a massa em forminhas e leve ao forno em 180º (que já deve estar pré-aquecido), por aproximadamente 20 minutos. O tempo depende da regulagem do seu forno. O meu que é a gás, fica pronto antes, o da minha mãe, leva mais tempo. O importante e se atentar para a cor do topo de bolinho. Quando estiver meio douradinho, faça o primeiro teste com o palito e quando ele sair sem nenhum vestígio de massa é porque já está bom! Quando estiver pronto, deixe esfriar totalmente antes de qualquer outra coisa.

Para o recheio, você vai precisar de:

  • 150gr de açúcar (ignore o erro da imagem!)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 60ml de creme de leite
  • 50gr de framboesa

O mais importante a se dizer é que o recheio é totalmente opcional. Eu acho que fica melhor por deixar o bolinho mais interessante, mas tem gente que prefere sem. Se for seu caso, é só pular essa etapa. :)

Em uma tigela, acrescente todos os ingredientes e bata com a batedeira em velocidade máxima por 6 minutos. O creme deve ficar encorpado mais com aspecto líquido. Depois disso, deixe na geladeira até a hora de rechear.


Para a cobertura, você vai precisar de:

  • 150gr de cream cheese
  • 100gr de manteiga
  • 250gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
Sei que o creme de manteiga é polêmico, tem gente que ama e gente que odeia, mas eu particularmente amo. Por isso mantive e adaptei com o cream cheesse, para quebrar um pouco o gosto forte da manteiga e do açúcar, deixando uma mistura com um leve toque azedinho. Uma delícia!
 Em uma tigela, bata a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha até virar uma farofa. Acrescente o cream cheese e bata em velocidade máxima até ela adquirir uma consistência firme. Leve a geladeira pelo menos por 1 hora antes de usa-la na decoração.

Montando o bolinho


E por fim, chegou a hora final: a montagem do cupcake. Não tem muito segredo. Para colocar o recheio, minha dica é usar uma faca, ou um instrumento adequado, retirando parte do meio do bolinho e colocando o recheio dentro. Depois é só cobrir com parte da massa retirada (como mostra a imagem acima). Depois desse processo, você pode decorar como preferir. Eu coloquei a cobertura com o auxílio de uma colher (sem muita técnica, apenas passando por cima mesmo!) e decorei com framboesas frescas, que deram todo o toque final! :) Você pode usar técnicas de confeitaria, e usar confeitos diversos. use sua criatividade!


O bom dessa receita é que ela é muito versátil. Dá para adaptar e fazer diversos sabores a partir dela. Eu gosto mais da versão de baunilha e caso for difícil achar a framboesa, é só usar qualquer fruta fresca que dá certo também! Eu prefiro as frutas vermelhas porque elas combinam super bem com o azedinho e doce da cobertura, deixando a receita muito mais equilibrada. 

E é isso gente. Deu um trabalhão fazer, fotografar e montar esse post. Mas creio que tenha valido a pena! A receita original eu achei em um livro (que eu não me recordo, pois anotei em outro lugar depois), mas tem muitas adaptações minhas, então está valendo. Espero que vocês façam e me contem depois se deu certo. de verdade é uma receita do coração que eu garanto que vai fazer sucesso em qualquer ocasião que for servida. Simples, mas gostosa, como tem que ser.

Estou trabalhando em uma adaptação vegana. Está difícil porque a manteiga (e a gordura animal) são essenciais para deixar o bolinho macio. Mas ainda chego lá! E quando chegar, posto aqui ;)

10 comentários

  1. Eu sou a louca dos cupcakes e estou sempre testando e inventando sabores. Nem sempre dão certo, mas são sempre devorados (por que jogar fora é feio).
    Mas confesso que recheios e coberturas com cream cheese foram um fracasso pra mim... Depois de fazer o Red Velvet com a cobertura, desencantei totalmente dela. :'(
    Prefiro mesmo um bom brigadeiro ou doce de leite mais gelado/durinho. Fica simples e delicioso. <3

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      Eu tinha esse problema com brigadeiro! Nunca ficava duro! rs

      Excluir
  2. Humm parece muito gostoso. Eu ainda nunca comi um cupcake vegano. Tem uma receita da massa do bolinho de baunilha que dá super certo, mas ainda não me arrisquei no recheio. Deu trabalho o post, mas ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca! :D Sempre gosto de testar receitas de cupcake, com certeza vou me lembrar de fazer esta! E adoro as fotos que tira para as receitas, fica tão bacanas!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Cupcake nada mais é que um bolo em versão menor, mas tem sempre alguém que estraga. Aqui no Rio tem uma loja deliciosa, adoro os de lá, mas já provei muitos ruins também (bolo duro e cobertura exagerada). O seu tá com uma cara ótima...adoro framboesa, fiquei com vontade de provar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Mas também não gosto muito de bolo! é difícil comer um BOLO BOM de verdade!

      Excluir
  5. Incrível como as pessoas conseguem fazer cupcakes péssimos, né? Como a Natalia falou anteriormente, cupcake nada mais é do que um bolinho pequeno, não sei como as pessoas conseguem estragar algo tão simples.

    Adorei sua receita, tem cara de ser deliciosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! É que fazer um bolo bom não é das tarefas mais fáceis também.

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.