Organizando os estudos

29 de julho de 2014


Para a maior parte das pessoas, as aulas foram retomadas essa semana então eu achei que seria uma boa falar por aqui como eu organizo meus estudos para conseguir manter a rotina do curso, universidade e estudos independentes. Como muita gente gosta de ler meus textos sobre organização, espero que seja útil, pois muita coisa que aprendi nos últimos anos foi lendo em blogs também, sobre a experiência de outras pessoas. Frisando - o que digo sempre - que meus métodos foram desenvolvidos em uma busca pessoal, que pode até te inspirar e ajudar, mas que antes de mais nada deve ser sempre uma busca de cada um :)

Organização do conteúdo - Pastas



Antes de entrar na ETEC eu costumava usar cadernos porque não conseguia lidar com fichários. O problema é que quando você está em um curso que exige tantos trabalhos e você tem que lidar com textos e folhas avulsas, usar um caderno e uma pasta pode ser algo não muito funcional. Por isso eu aprendi uma dica valiosa com um colega e hoje só uso pasta catalogo para arquivar meus estudos. 

Funciona assim: eu sempre levo algumas folhas de sulfite avulsas, escrevo o conteúdo dado no dia e depois coloco no saquinho da disciplina a qual ele equivale. A facilidade disso é que eu posso levar a pasta ou não e também posso decidir levar apenas as folhas do dia. Além do mais, naquele saquinho fica todo o conteúdo da disciplina, como minhas anotações, textos, folhas passadas pelos professores e trabalhos. Facilita muito na hora de estudar porque tudo que preciso está ali.

Outra vantagem, é que você pode centralizar todos seus estudos. Eu mesmo uso a pasta para estudos do curso de CV e da universidade, portanto se eu estou em uma aula da universidade e quero conferir algo da ETEC vou ter fácil acesso, sem correr aquele risco de "poxa, não trouxe aquele caderno!". Por tudo isso prefiro a pasta. Sei que o fichário tem o mesmo principio, mas é algo grande que quase nunca cabe em bolsas pequenas e dificulta muito. Já uma pasta catalogo simples é bem mais funcional e ainda dá para personalizara capa do jeito que preferir. 

Planejamento e revisão



Sempre falo aqui a necessidade de planejar e revisar os estudos. Quando a gente não tem esse controle acaba perdendo prazos e deixando coisas importantes de lado. Para isso, conforme eu já falei um pouco aqui, uso meu caderno de organização e meu planner. No planner eu divido por períodos meu dia e defino quais são os horários dedicados ao estudo. também deixo anotações com post-its coloridos de datas de entregas de trabalhos, avaliações e compromissos. Ou seja, funciona como minha agenda, mas de forma mais versátil.

No caderno de organização criei uma legenda para todas as minhas áreas de estudos, e ao longo das páginas, utilizo para diferenciar as tarefas de cada ramo, facilitando a compreensão e visualização. sempre que tenho um trabalho ou projeto para desenvolver nessas áreas, crio uma tarefa e a subdivido em pequenas outras tarefas necessárias para sua conclusão (como expliquei aqui), e sempre que vou concluindo as etapas vou passando um marcador. Para facilitar a compreensão, vou dar um exemplo:

Pesquisa sobre tendências de criação de logotipos (trabalho com o marcador bolinha roxa/design)
  • Pesquisar conceitos
  • Pesquisar exemplos
  • Montar painéis
  • diagramar o trabalho
  • Entrega final
Cada vez que cumpro uma dessas etapas me sinto mais próxima de concluir o trabalho. Isso faz com que eu tenha uma visão geral do que preciso fazer e consiga acompanhar o andamento de cada etapa. Quando se tem muitos trabalhos, isso pode ser a salvação. Claro que para funcionar exige que você esteja sempre revisando e planejando, mas se você fizer disso um hábito, vai se tornar tão simples que nem mesmo vai notar. Quando o professor passar um trabalho já vai estar lá anotando o tema principal e fazendo o exercício de desmembrar isso em etapas. É libertador e muito produtivo.

E é basicamente isso que me faz manter os estudos em dia. Sempre planejando, revisando, organizando e arquivando tudo que preciso para cada disciplina. Esse é o principio para não enlouquecer e deixar tudo virar o caos completo (!) hehehe

Agora eu gostaria agora de ouvir, vocês tem algum método ou dica para manter os estudos em dia? Caso sim, deixe nos comentários que eu vou adorar ler :)









  1. Tudo aquilo que torna os momentos mais práticos deveria ser considerado. Às vezes organizar toma tempo no início, mas depois tudo fica mais prático. Na época da faculdade eu colocava tudo que era marca-texto, post it, caneta colorida. Resultado: hoje não preciso de tanto para organizar, mas aprendi como fazer. A experiência pessoal é importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza! é o que eu digo, difícil no começo, mas facilita tudo quando pegamos a prática!

      Excluir
  2. Acho lindo gente organizada! Juro que já tentei, mas sempre termino fazendo tudo na doida mesmo hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. risos. é um processo! eu tbm as vezes deixo de lado e me descabelo. Faz parte! hehe

      Excluir
  3. Eu não tenho nenhuma dica, aliás, sou péssima nisso de me organizar para estudar! Mas gostei muito das suas ideias, Jess. Vou procurar botar em prática o quanto antes, ainda mais agora que já volto de férias!
    Vlw (=

    ResponderExcluir
  4. Tô precisando muito organizar os estudos. Não os materiais e essa parte mais 'física', mas os horários, o tempo de dedicação e tal. Faço pós à distância então é tudo virtual e/ou digital,então pretendo usar o Evernote pra botar ordem nessa parte também. Por fala nisso, espero ansiosa o seu post sobre o EN, adoro saber como as outras pessoas se organizam, como usam as ferramentas... bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina eu só enrolo né? preciso postar sobre isso!

      Excluir
  5. Eu me acho organizada, mas você supera tudo o que eu pensei que fosse organização. Está de parabéns, Jess! É um ótimo exemplo de você dá.
    www.danielices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Nossa, se você ler o blog da Thais Godinho vai surtar. As vezes eu acho que ela é a organização em pessoa! rs aprendi quase tudo com ela.

      Excluir
  6. Eu li todos os posts da sua tag de organização e você me inspirou MUITO pra começar a minha lá no blog e melhorar a minha vida, que tá uma bagunça só!
    Adoro seu blog!

    Beijos, Champagne Supernova

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente queria dizer que amei as dicas. Parece ser um método muito bom. Ainda não defini um pra mim, as coisas ainda estão meio bagunçadas, mas aos poucos estou tentando me organizar. A dica da agenda é bem interessante. Acho que vou adotar.

    http://posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover