12 de agosto de 2014

Quando a semana começa toda errada


Não tem jeito. As coisas não são perfeitas. Sempre vai ter aquela semana que você vai começar toda torta e que parece que tudo vai dar errado. Ontem eu me sentia assim. Esse fim de semana foi super corrido. Aniversário de uma amiga, dia dos pais, passei 2 dias inteiros correndo de um lado para outro para montar presentes, comidas, e tudo que prometi para cada celebração. Foi muito gostoso, claro, ambos mereceram a dedicação, mas o cansaço não tardou em vir, fora a bagunça acumulada, os trabalhos pendentes, as revisões que não foram feitas. Quando acordei na segunda sentia que minha vida estava o CAOS. E para ajudar, me sentia mal fisicamente, muitas dores e um terrível mal-estar. Acho que reflexo de toda a bagunça a minha volta. parecia não haver solução. Com trabalhos pendentes, prazos a cumprir e a aula para ir a noite, não tinha uma janela de tempo para pensar em nada que não fosse as obrigações principais. Era como se o mundo estivesse desabando na cabeça, uma infinita sensação de incapacidade.

Acho que todos já passaram por isso ao menos uma vez na vida. O grande problema é que quase sempre agimos da pior forma frente as crises. Preferimos continuar empurrando tudo com a barriga, cumprir com as "obrigações principais" mesmo quando levamos três vezes mais tempo para faze-las, ou fazemos sem nenhuma qualidade. Temos medo de enfrentar os verdadeiros focos da nossa confusão e com isso, criamos uma bola de neve interminável, onde as coisas só tendem a ir se acumulando e piorando.

Por isso aprendi que a melhor coisa a se fazer nessas horas é parar. Sim, isso mesmo, parar, analisar, ver onde está o foco do desanimo e tentar trabalhar em cima disso. No meu caso, eu logo notei que a bagunça da casa e a sujeira era o principal motivo pelo qual não conseguia me concentrar. Como trabalho em casa, preciso de um ambiente limpo e confortável. Por isso, mesmo não podendo mais faltar no curso, decidi dedicar o tempo da noite e fazer aquela limpeza e organizar toda a minha rotina. Mesmo cansada, fez uma grande diferença e possibilitou que a semana começasse de outra forma. 

Me fez tão bem que hoje acordei cedo, tomei aquele café delicioso (foto acima) e comecei a organizar todas as pendencias de trabalho. Já produzi mais nessas últimos 4 horas que em todo o dia de ontem. Minha alimentação será melhor, meu animo e disposição também. Consecutivamente, minha semana será mais produtiva. Coisa que acho que dificilmente aconteceria se não tivesse parado ontem e trabalhado em cima do foco de minha crise. Achei que seria legal compartilhar isso por aqui porque essas reflexões sempre fazem a gente pensar melhor em como agimos diante da vida. Eu pelo menos sempre me inspiro com esses relatos.

E essa foi minha forma de corrigir uma semana que começou errada. E vocês? O que fazem quando começam a semana toda torta?

20 comentários

  1. Poxa Jess imagino a correria, sei bem como é. Ainda bem que você conseguiu dá uma ajustada né?

    bjo =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ temos que dar um jeito né?

      Excluir
  2. Água de coco, música relaxante e respirar ajudam pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada um tem aquilo que acalma né? O importante é não ignorar o caos.

      Excluir
  3. É bem o primeiro momento de caos que depois leva ao lado criativo e bom de viver. Um café da manhã delicioso depois de uma renovação é super merecido. Se a semana começou torta, procuro uma pausa para descansar, mas tento não raciocinar muito, deixo as coisas deslizarem enquanto tento me envolver com detalhes mais simples: vou contemplar as plantinhas da horta, invento receitas, vou brincar com o gato, e quando menos espero já se foi.

    ResponderExcluir
  4. Eu faco exatamente a mesma coisa Jess! ou simplesmente, NADA!
    Tem dias que tudo que eu preciso eh ficar quietinha, deitada, "perdendo um pouco de tempo" comigo mesma.
    Eh mta correria, cobranca, horarios, coisas pra fazer!
    Se a gente nao nos der um tempo, a gente adoece mesmo!

    Agora que to gravida entao, as coisas dificultam um pouco mais (e olha que eu sou 0% fresca!).
    O desanimo e cansaco vem com mais facilidade; e pro bem do bebe (e meu), eu me obrigo a parar!
    E isso inclui nao so a organizacao da casa e a obrigacao com compromissos, mas blog, instagram.. enfim, tempo melhora tudo! eu acho!

    PS: babei no seu cafe da manha! e nem me fale a palavra "cafe" - ja que eu praticamente exclui a cafeina da minha vida nesse periodo gestacional :~

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe tá certa! tem que cuidar do baby ;)

      Excluir
  5. Olá
    Nossa qdo o meu dia começa errado eu procuro relaxar, ouvir uma música, sair um pouco de casa aí parece que tudo desaparece, mesmo os problemas estando alí, gostei do post =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Jess, minha vida inteira nesse seu post.

    Eu de uns dias pra cá tô nessa fase de improdutividade por pura falta de tempo. Tô meio em crise existencial, sei lá. Um monte de coisa pendente e eu simplesmente não tenho tempo PRA NADA. Minha casa também tá uma zona, meu blog tá uma zona, eu tô uma zona.

    Já não tiro férias do trabalho há mais de um ano e chego em casa tarde todos os dias. Então meu dilema na parte da noite é: Ou eu faço minhas coisas ou durmo/descanso. Aí no final de semana eu fico com preguiça porque trabalho no sábado e tenho que ir ver minha mãe que mora lá na puta que pariu (com o perdão da palavra) e quando assusto já é domingo a noite. Ano passado eu tava meio depressiva, odiava final de semana por eles significarem que a gente só tá mais perto da segunda-feira de novo.

    Aguardando o dia que eu vou ter uma epifania igual essa que cê teve.

    Beijo! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa isso é péssimo. temos que ter tempo pra gente, nem que seja pelo menos um pouco. Se não o caos é eterno mesmo. :/

      Excluir
  7. Que inspiração esse teu post, Jess. Já é sexta, mas a verdade é que tive uma semana puxada no trabalho, cheia de problemas, urgências e excesso de serviço e passei a semana toda com a rotina em casa bagunçada em função disso. O teu post me deu força pra dar uma sacode e não deixar essa vibe ruim se estender pelo fim de semana e não fazer com que o sábado e domingo sejam tão bagunçados quanto a semana foi. bjbj

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess
    Como eu sou toda errada, não faço nada quando estou numa situação assim, hahaha.
    Eu gostei da sua solução, acho que desacelerar pode fazer bem.
    Vou tentar me lembrar disso quando eu precisar.

    Suas fotos de comidas são sempre lindas, não pare <3 hihi
    bj bj

    ResponderExcluir
  9. Acho que todos já passamos momentos assim, parece que a vida está bagunçada. Mas é como disse, é focar em cada item e resolvê-los um a um. Só refletindo sobre para pormos as coisas em ordem, adorei o post.

    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! tem que começar de algum lugar.

      Excluir
  10. Sou super afavor de uma vida mais lenta, sabe?!
    Organização é primordial para poder levar dias mais calmos. Depois que minha filha nasceu, aprendi a aproveitar ao máximo o meu tempo, me organizei bastante e hoje me dou o direito de me ocupar pouco com obrigações aos finais de semana, por exemplo.
    Não gosto de correria. rsrs Mas é inevitável, hora ou outra caimos nela.

    Muito lindo o seu blog, parabéns

    www.rayanimelo.com

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.