11 de setembro de 2014

Apple, design, ostentação e "capitalismo"


Uma moça entra na loja, segue em direção ao balcão de celulares e pergunta ao vendedor se ele possuía em estoque um modelo do iphone 4s branco. O vendedor interessado, logo responde que sim e questiona se ela gostaria de testar as funcionalidades, ver as diferenças entre os modelos e planos. Ela logo responde que não e pede para ele fazer a nota pois ela iria levar. Assim, sem tempo para o vendedor pensar, ela pega seu produto e se dirige ao caixa para pagar. Afinal, é só um celular.

Foi mais ou menos assim que se sucedeu a compra do meu primeiro produto da Apple. Sem maiores emoções, nem dramas, comprado dentro de um supermercado de bairro (porque não?), sem o menor glamour mostrado nas tela de cinema. Risos. Falando sério gente, eu sempre fui muito fã do design da apple, porém financeiramente sabemos que no Brasil custa um pouco além do que deveria e para a maior parte das pessoas, é muito inacessível. Para mim nunca foi diferente, mas já fazia tempo que precisava de algum produto deles para o trabalho (sempre que diziam que tal coisa não funcionava no IOS eu gelava, porque afinal, como ia saber?), então aproveitei que surgiu uma oportunidade de arrematar e não pensei duas vezes. 

Na verdade tiveram mais 2 motivos para eu compra-lo. O primeiro é que o samsung que eu tinha antes pifou (insira uma frase triste aqui). Ficou 2 dias sem ligar depois ligou de novo do nada, mas naquelas né? Não confio muito. O outro motivo é que está para lançar o iphone6 e como sei que logo logo o 4 iria sumir do mercado, bateu aquele desesperozinho, porque acho o iphone 5 horrível e de verdade, não queria morrer sem ter um iphone4 (que é a definição de tudo que eu gosto no design em um único aparelho). Ou seja, tinha que me decidir, era agora, ou era agora. 

E dai que foi, e estou apanhando aprendendo ainda mexer nos aplicativos da apple (como assim tem que ter música no itunes? KD MP3 TRANSFERIDO VIA CABO? KD? hehehehe) e achando tudo muito mágico e complicado ao mesmo tempo. Por isso que achei que seria legal escrever um post falando um pouco da minha experiência, aproveitando para refletir sobre alguns pontos que tem permeado o debate sobre a apple nessa semana que eles anunciaram o novo iphone. 

o logo mais clássico de todos. Atemporal, eternamente atual.

Falando do aparelho em si, só tenho coisas boas a dizer. É muito melhor do que eu imaginava e muito mais funcional do que parece. Logo quando liguei apareceu o logo mais lindo de todos (sim eu pago um pau para o design da apple desde sempre) e carregou tudo super rápido como uma nuvem que desliza para o infinito. Sério, como as coisas nesse aparelho deslizam. É impressionante a leveza do movimento. Perfeito. Quando apareceu a página inicial quase tive um trocinho no coração porque tinha um fundo de universo tão lindo, mas tão lindo que continua o mesmo até hoje e não pretendo tirar. Celular bom é assim, a gente ama tanto que usa do jeito que veio! <3

De resto, é muito parecido com o android (na verdade o android é que é parecido com o IOS,  but anyway). Claro que os ícones são mais bonitos, a maior parte dos aplicativos funciona bem melhor e o nível de segurança é superior. A market da apple é bem mais restrita, totalmente diferente da feira de caruaru que encontrava toda vez que eu entrava no market da google. Tinha medo de pegar vírus só de clicar no botão de apps. Porém confesso que estou sentindo falta de alguns aplicativos (SDDS Logopedia).

Por fora ele é perfeito.  Quadradinho, metalizado ao redor, pesadíssimo, todo de vidro e espelho atrás (ai que medo de quebrar) e todo branco <3 Sério, sempre tive queda por esse modelo porque acho o mais lindo de todos. Ele é pequeno, perfeito para pegar com a mão, combina com tudo, mil e uma utilidades. risos (já posso ser marketeira da apple?) brincadeiras a parte é exatamente isso que posso dizer do iphone. Ele é tudo de bom e única coisa ruim de te-lo comprado tem a ver com a outra parte da reflexão: as pessoas não te olham da mesma forma quando você tem um iphone. O que é ridículo, mas perfeitamente compreensível. A apple se constituiu como uma empresa que fabrica produtos altamente elitizados (sobretudo em países como o Brasil) então nada mais normal de que isso ser visto pelo mundo como algo de um certo status social. Eu sou totalmente contra essa filosofia, acredito que não é nada além de um celular e não me faz melhor nem mais rica que ninguém (alias me fez mais pobre porque né, foi caro).

Enfim... eu nem pensava muito em escrever esse post, justamente por isso. Se há todo um julgamento social sem você falar sobre o assunto, imagina escrevendo um post cheio de fotos? Motivo mais que perfeito para a oposição cair cascando em cima dizendo que é metida, está ostentando ryqueza e etc e tal. Mas como eu acho que é falando que se discute essas questões, e debatendo que chegamos a algum lugar decidi escrever sim, minha opinião e como me sinto em relação a tudo isso.

Na realidade eu acho que o debate nunca foi sobre valores, sobre ser caro ou não, a questão é que a Apple se constituiu um símbolo cultural. Se você tem iphone é um capitalista metido a besta. Pronto, é assim que a maioria vai te taxar (vide memes do facebook). Não importa se alhos não tem a ver com bugalhos, muito menos se o cara ali da esquina tem um galaxy que custou o dobro do seu celular, a questão é a marca, é o símbolo por trás do produto e todos os valores que as pessoas já tem acerca disso.

Quando eu quis comprar um iphone sabia mais ou menos que críticas viriam. E muitas. As primeiras dizem respeito ao fato de eu supostamente ter me tornado "capitalista". Honestamente não tenho nem mais saco para repetir isso novamente, mas como acho que nunca falei por aqui, vale o debate. Para iniciar, é preciso dizer que até onde eu sei, um celular não é um meio de produção por onde eu vá lucrar em cima do trabalho alheio, logo, não me torna burguesa, não me faz ficar entre os 4% da população mundial que concentra mais de 60% da riqueza de todo mundo. Ou seja, não me faz capitalista. As pessoas tem um conceito muito equivocado sobre o que de fato é capitalismo, muito provavelmente porque só reproduzem o que ouve por ai ao invés de ir estudar as bases da sua crítica. Alias, se assim fosse, para início de conversa, já não se usaria nem mesmo o termo capitalista (já que ele é um "apelido" que a própria esquerda atribuiu a sistema econômico liberal), mas se caracterizaria da forma correta (que eu seria uma defensora do sistema liberal). Enfim, desculpa se fui arrogante, mas é um pouco cansativo essa crítica tão senso comum. 

Claro que há críticas embasadas também. A maioria do ponto de vista moral (quanto a isso nenhum problema). Muita gente crítica quem usa apple por contribuir com uma filosofia elitista de mundo, afinal, o Jobs nunca fez questão de ser popular em nada. Sobre isso tenho pontos a concordar e discordar, mas falarei sobre o Jobs adiante. Em síntese, só o que posso dizer é que minha filosofia de vida é que não mudamos uma situação da qual discordamos apenas nos colocando em uma bolha, pois são nas contradições que o movimento da vida se transforma. Conheço uma pessoa que ficou anos sem usar nada da google porque tinha medo de ser vigiado e depois descobriu que todos as empresas faziam isso, microsoft, apple, google, todas. Ou seja, ou você para de usar tudo, entra em uma bolha, ou estoura a bolha e parte para lutar contra aquilo que discorda sem maiores neuras de estar sendo vigiado, estar contribuindo para o capitalismo e etc. Todos nós vivemos na mesma sociedade e contribuímos para sua manutenção e transformação. Ter ou não ter alguma coisa é uma escolha moral que pode ser válida em alguns casos e em outros não. No caso do celular, para mim, ter um ou outro é a mesma coisa. Quem tem um android não é mais revolucionário do que aquele que usa um apple. Alias, gente o que isso tem a ver? Simplesmente PAREM!

Por fim, a única coisa que tenho que concordar com os anti-apple é que o público desa marca é muito consumista. Gente, pra quê trocar de celular cada vez que tem um novo modelo? Porque é preciso ter todas as novidades? Sou totalmente contra. Isso sim é ostentação, é futilidade. Comprar algo que você não precisa é muito ruim. Entendo que a publicidade come as nossas mentes e as vezes nos rendemos a desejos impulsivos, porém é preciso resistir.

Enfim, vou deixar uma outra indicação de texto que gosto muito e expressa bem minha opinião sobre a apple. "a esquerda e o iphone".

design, o ponto forte da apple
E só para não deixa em branco, fiz uma declaração meio polêmica no facebook e queria comentar por aqui. Gente... eu realmente acho que a apple acabou com a morte de Steve Jobs. Sei que os grandes fãs da marca nunca vão concordar, mas isso sempre foi claro como a água para mim. Acompanho a história da empresa desde criança (meu pai me fez assistir piratas do vale do silício quando eu disse que sonhava em ter um macbook color) e nunca imaginei que ela pudesse ter um diferencial sem ele. 

Durante os anos de 1985 à 1996 a apple ficou sob liderança de outras pessoas e o resultado nós sabemos: Fiasco total, nenhum lançamento importante. Logo quando ele voltou a tona no cenário tecnológico, a apple não só disparou em prestigio como lançou todas as maiores invenções tecnológicas das últimas 2 décadas. Um smartphone para pessoas comuns, os tablets para pessoas comuns, ipod... Eu nunca vou esquecer o dia da apresentação do IPAD durante o Oscar. Ninguém esperava por isso e eu assim que vi aquele treco estranho na mão do apresentador logo chamei meu pai porque TINHA CERTEZA que tinha o dedo do Jobs <3 batata! Era um momento histórico, a apresentação de um tal de tablet que seria a próxima geração de computadores pessoais. Vocês tem dimensão que isso equivale a grandes invenções da humanidade, é fantástico saber que pude ver isso.

Por isso e outras, eu admiro e admirarei sempre o Jobs. Discordo dele em MUITAS coisas, mas ninguém precisa ser perfeito para a gente admirar. Ele era visionário sim. Arrogante, drogado, maluco, espiritualista e uma série de outras coisas polêmicas, mas acima de tudo, um dos maiores criativos de todos os tempos. Sim, porque para mim, foi na história do design que ele deixou para sempre sua marca registrada. E foi esse por muito tempo o diferencial da apple.

Hoje, depois dos últimos lançamentos já se fala que a apple não tem mais o posto de inovadora. O que é previsível. Acredito que a tendência é ela se adequar ao mercado, atender as demandas da sociedade e ser como qualquer outra companhia. Ela não vai morrer para o mundo, mas para mim, já morreu. Tudo que admiro e gosto foi produzido sob a supervisão de Steve. Não digo que nunca mais comprarei nada da apple (não se sabe o dia de amanhã). A vida continua, coisas novas surgirão e a humanidade evoluí. Porém queria deixar registrado: Sem Jobs, a Apple nunca mais será a mesma. 


E é isso gente. Obrigada quem leu até aqui. Ufa, fazia tempo que não escrevia tanto!

20 comentários

  1. Que texto massa, Jess! Dá minha parte, tenho um Galaxy S3Mini já tem uns 2 anos e ele tá servindo direitinho. Só queria mesmo uma memória interna maior, mas isso a gente vai administrando. O que ando querendo mesmo ultimamente é um iPad, por causa da pós à distância que faço, mas ainda tô ponderando o investimento. Não conheço muito da história da Apple e do Jobs, mas concordo que muita baboseira é dita sobre quem compra ou não os produtos da marca. E concordo também que é maluquice isso de comprar todo lançamento desesperadamente, sem questionar a necessidade. Mas isso não é exclusividade da Apple, né, a obsolescência programada taí pra todo mundo e em quase todas as marcas. De qualquer forma, com toda a tecnologia e tudo o de incrível que é possível que seja feito hoje com os dispositivos móveis, o que sempre achei estranho é quem paga um preço altíssimo em celulares top de linha e tudo o que faz no aparelho é acessar facebook e whatsapp. Sei que não tenho nada a ver com a vida, o celular e o dinheiro dos outros, mas não consigo deixar de pensar: "pagou caro nessa tecnologia toda, gente, usa!!!" kkkk bjbj

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que a Apple estacionou e a Samsung liderou o mercado. Mas sinceramente não troco meu Iphone, aliás, o 4 (mas o meu é preto, rs) por nenhum outro, pois acho que ele não me dá problemas, nem dores de cabeça...e quando vejo os celulares da família, de outras marcas, por exemplo, só vejo reclamações.
    Também não acho que é questão de status, mas de qualidade. Por quê compraria algo ruim ou do momento, se não ia me suprir? E também não penso em trocar tão cedo, só quando tiver necessidade. E realmente, acho tão bobo as pessoas acharem que você tem dinheiro por ter um Iphone, toda vez que alguém via, já falava: Óhhhh! Como se fosse algo incrível.
    Só tenho uma reclamação: memória, pois a minha já não dá para mais nada. E acho complicado ter que usar o Itunes pra tudo e não poder usar Bluetooth com ninguém que não tenha um também. Mas nada é perfeito! rs.
    Adorei o texto! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sou suspeita, pois tenho iphone e ipad e fico me coçando pra comprar um notebook da apple, mas o da samsung tem suprido minhas necessidades e meus notes da samsung duram uma eternidade. Já celular já não posso falar o mesmo, pois conheço inúmeras pessoas que compraram cel da samsung e deu defeito ou trincou a tela em pouco tempo sem cair no chão. Mas não considero como 'status', até pq tem aparelhos muito mais caros de outras marcas e não ligo pra isso. Como já tive celulares com android, vi uma enorme diferença ao mudar, principalmente pela qualidade da fotografia, vídeo com estabilidade incrível, editores da apple e pela apple store. Pra mim é o que conta. bjsbjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho, iphone, macbook, e um ipod antigo, antigo, adoro todos eles, não tenho o que reclamar.
    Meu ipod é um shuffle que está arebentado, tadinho, mas nunca senti a necessidade de comprar o ipod touch, eu tinha o Iphone 3gs, e faz pouco tempo que o troquei por outro iphone, e só troquei porque meu irmão queria desbloqueá-lo e o travou, poff! Fim, eu adorava ele, achava super redondinho bonitinho. rsrs
    Enfim, sou fã da marca, massss, não sou tão consumista para sair trocando o modelo do que tenho pelos atuais que custam uma verdadeira fortuna fora da realidade de qualquer brasileiro.

    Texto legal, como sempre. =]

    ResponderExcluir
  5. Olha vou comentar pois sou muito fã de produtos da apple e passo longe de ser applemaniaca ostentação. Hahaha Meu primeiro iphone foi um 3gs, dps um 4s e por fim o 5. Não atualizei pro 5s, nem vou comprar o 6. Cheguei num nível que o aparelho tem exatamente tudo que eu preciso. Eu fiz todos os upgrades até o 5 justamente por ter algo no modelo seguinte que no anterior me fazia falta.
    Nunca tive um Android, mas tenho vontade de jogar no chão o celular da minha mãe, toda vez que ela pede pra eu ver um negócio pra ela, pq é muito lento e o toutch é péssimo.
    Tb tenho um iPad que me é incrivelmente útil para reuniões, mas pretendo trocar pelo mini por ser mais leve de carregar na bolsa e pra ficar muito tempo com ele na mão. Meu macbook ainda é o branquinho, mas pretendo trocar por um pro e ainda ter um iMac. Não é questão de vício, ostentação nem nada disso, mas sim porque são muito úteis pro que eu faço. Sem contar que são coisas que duram muito mais do que os concorrentes, isso não tem como negar. Acho um investimento muito válido. E não sou appelmaníaca, nem nada disso, nunca tive um ipod, por exemplo, pq pra mim sempre foi inútil. Hahahaha Tem gente que usa produtos da apple como status sim, mas tb tem gente, como eu, que usa só apple por causa da qualidade.
    Agora, quanto a esse lance de morte do Jobs realmente a apple deu uma estacionada muito grande. Nada é tão inovador como costumava ser. Isso é triste pelo prestígio da empresa e tal e bom pra mim que não fico louca querendo a nova novidade da apple pq era sempre aquele lance de ser mega fodastico qd lançavam algo. Agora não mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um iPad há quatros anos e desde que ganhei já fui logo com a cara (e os aplicativos) da marca. Vivia no ônibus de cidade a cidade por causa da faculdade, estágio, cursos, e ele poupou a minha pesada mochila amontada de livros e cadernos. Usei pra quase tudo: leitura, anotação, agenda, cadastro, diário, fotos, sem falar nos aplicativos que já passaram por ele. E o melhor? Ainda tá ali, durável.
    Penso que não deveria ser tão caro, tampouco tenho obsessões com trocas constantes. A tendência é adequar ao mercado, mas quem sabe outras novidades (e a democratização delas) apareçam nos próximos anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha está difícil porque a proposta da democratização do iphone foi um fracasso. reduz a qualidade e nada de ser popular de fato.

      Excluir
  7. Bom, eu tenho que concordar, sempre fui anti-apple ate ganhar o iphone do namorido tb.
    E eu amo mto mto ele!
    Qdo ganhei o 4s, foi bem na epoca que lancou o 5.
    E assim como vc, tb nao gostei do 5! maior! nao gosto de celulares grandes.
    Pra mim, se for pra ter cell grande, eu pego um tablet! ja que hoje em dia o celular ta mais pra qualquer coisa que fazer ligacoes.. kkkkk
    Sei que dps que lancou o 5s e meu irmao comprou, nao vi quase nada de diferente!
    Clarooooo que tem diferenca, obvio! digo pro que eu precisava/usava, nao senti "necessidade" de fazer a troca.
    Sem contar que algumas fotos ainda saem melhores no meu 4s que no 5s! :DDDDD

    Sei que agora com o 6 e o 6plus, que sao ainda maiores que o 5, desisti de vez de trocar.
    Mas to pedindo pro marido muito um ipad MINI, ja que ele DEU o meu pra mae dele :D
    Em termos de tablet, estamos com um windows agora; que pra mim, ainda nao da conta do "recado"; o outro que eu tinha era um android, motorola xoom, que eu amava!!!!
    Entao como gosto de tudo menorzinho, vou de ipad mini agora!

    E sinceramente, trocar, so se queimar/estragar de vez MESMO!
    Estou super satisfeita!

    A UNICA coisa que eu odeio no iphone (e tudo da apple), sao:
    - Carregador de cabo curto (ainda bem que a dona china tem uns enorrrrmessss)
    - Tudo ser passado pro tel atraves do iTunes. Podem falar o que quiser, eh um saco! eh complicado! E CUIDADO, vc pode deletar TUDO que ja tem caso use um sincronizador sem marcar as opcoes corretas.

    E eh isso!
    Sem contar as cases que sao lindas e bem mais baratas que qq outro tel! ;D (pelo menos aqui)

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi paulinha! Nossa é verdade você era super anti apple. risos, mas é inegável a qualidade né?

      odeio essa do itunes tbm! >.<

      Excluir
  8. não achei que iria me encantar tanto com texto, porque afinal, é o retrato da realidade de muitas pessoas. e sim, concordo em toda a enfase que falou sobre o modelo do 4s, é maravilhoso e é um sonho para todos. super curti o post baby! ♥

    ResponderExcluir
  9. concordo!
    Te espero no meu blog e se gostar dele curta a fanpage e fique por dentro de tudo! ♥

    www.Bikoti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concorda com o que praticamente? leu o texto todo? bonita. kk

      Excluir
  10. Eu gostei bastante do seu texto (até compartilhei no facebook ^^), bem esclarecedor. Nunca tive um produto da apple até 3 meses atrás, quando meu namorado me deu um 4S. Realmente, algumas pessoas começam a te olhar de uma maneira estranha, como se você fosse rica. Pra te falar a verdade, me sinto constrangida até quando alguém pede o meu carregador emprestado. A gente sabe que o carregador do iphone só serve pra ele (não sei do 5 em diante), então o povo olha pra mim com uma cara do tipo: "ixi, metidinha". Não ligo mesmo pra esse tipo de coisa. Assim como você, não me acho melhor nem mais rica que ninguém por ter um produto da apple. Mas, acredite, conheço um monte de gente que se acha superior por ter um iphone. Se acha rico, descolado, diferente, melhor. Gente que sequer diz que tem um 'celular', mas sim um 'iPhone'. Porque, né?

    ¬¬

    Enfim, Jess, ótimo texto!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D
      eu também fico constrangida as vezes. Coisa chata não?

      Excluir
  11. Seu post é algo que eu gostaria de imprimir e sair jogando na cara de uma pá de gente. Eita cagação de regra chata! Até pra ter celular! Daqui uns dias vou comprar o meu 5s, igualzinha a você, por pura necessidade porque meu S2 depois de 3 anos já tá pedindo pra morrer em paz sem ter meus dedos incomodando ele toda hora, e também pela infinidade de apps que infelizmente ainda não foram feitos pra android. Fora que também sou suspeita pra falar porque também adoro o design da apple. Enfim, me vi no seu texto, juro hahaha
    Gente eu só vou comprar o 5s porque calhou do bicho cair de preço loucamente por causa do 6 ao mesmo tempo que meu galaxy pifou, AONDE que isso me faz rica metida e ostentadora? Bora largar hipocrisia de mão e ser feliz cada um com seu aparelhinho. Afinal é só isso que é, um aparelho.

    Adoro teu blog. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente. é só um celular, e não uma passagem direta para outra classe social.

      Excluir
  12. Que blog lindo! Conheci no bloglovin e não largo mais <3 ah, tenho vontade de ter iphone tbm, gostei do post!

    ResponderExcluir
  13. Não acho que a Apple vai cair sem o Jobs. é uma das maiores marcas do mundo e acredito que isso não vá mudar tão cedo. Mas é muito mais arriscado tentar ousar em um reino sem rei, preciso concordar.
    Quando ao lance de ostentar, e de críticas, e de pessoalzinho de esquerda me chamando de porca capitalista, só uma coisa a declarar: compro mesmo. E se reclamar compro dois. kkkk
    Adorei o post!

    ps: tive que clicar no link ali em baixo quando vi q vc escreveu sobre Le Petit Pirate. Gente, essa marca é MUITO fofa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fofa mesmo!

      Quando eu disse isso não falo que ela vai a falência nem deixar de existir. Mas a Apple inovadora e que lançava tendências tecnológicas não somente tende a deixar de existir como já está provando sua decadência.

      E não é só a esquerda que faz essas críticas. Na verdade é muito mais as pessoas em geral (de qualquer opinião política) por desconhecerem o que de fato é capitalismo.

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.