8 de setembro de 2014

Como você tem tempo para isso?


Sempre que eu conto pra alguém que curto cozinhar, ajeitar a mesa e curtir o momento da refeição, as pessoas geralmente me voltam com essa pergunta: Como você tem tempo para isso? É claro que eu compreendo o questionamento, afinal, nenhum de nós tem tempo, a vida é corrida e as coisas tendem a requerer mais praticidade do que beleza. Porém, como acredito que tudo é uma questão de prioridades, decidi escrever uma pequena reflexão pra iniciarmos a semana pensando nisso.

Eu não tenho tempo, como já disse acima, acredito que ninguém tenha muito sobrando. No entanto continuamos fazendo as coisas e vivendo nossas vidas. Temos que optar todos os dias por fazer X ou Y, passar horas no trânsito, ler um bom livro, ou escrever o TCC que está atrasado. Um verdadeiro malabarismo entre obrigações e pequenos prazeres, onde cabe a cada um analisar o que deve priorizar e o que pode deixar para depois. A grande diferença entre a minha rotina e a de qualquer outro que diz que não tem tempo para desfrutar de uma refeição com calma e contemplação é que eu escolhi priorizar isso como algo essencial para minha qualidade de vida, a partir disso, se tornou um hábito natural que nem sequer toma tanto tempo assim.

Claro que não são todos os dias que eu acordo e faço panquecas, bolo, compro pão e faço aquela mesa linda pra comer. Tenho os meus dias de dificuldade, correria, onde tudo está atrasado e no máximo tomo um suco ou chá quando levanto. No entanto é sim, muito comum que eu dedique alguns minutos para elaborar algo mais gostoso e saudável (por ser feito em casa e com amor!) e faça daquele momento meu sagrado. A diferença no meu dia é evidente, parece que tudo flui muito melhor e no fim, o tempo "gasto" com a preparação da refeição já foi mais que compensado com o aumento de produtividade ao longo do dia.

Na minha casa quando pequena, meus pais nunca preparavam café para nós. Nunca comíamos na mesa, sempre na TV, sempre rápido, igual quase todas as famílias contemporâneas. Nada no mundo me irritava mais. Eu fazia várias críticas e sempre dava de chata preparando uma boa refeição e arrumando a mesa pra obrigar todos a comerem comigo juntos. Não sei se é algum traço maluco de canceriana, ou muita influência de seriados norte-americanos, mas nada é mais gostoso pra mim que pessoas reunidas em uma mesa pra comer c conversar sobre a vida. Sempre jurei que quando tivesse minha casa seria diferente.

E é. É diferente hoje. E me sinto muito melhor assim. A vida flui melhor quando a gente dá espaço para contemplação e não somente a utilização racional das coisas. Afinal, precisamos comer. Mas mais do que isso, as vezes precisamos dizer para nosso corpo que nos importamos tanto com ele, ao ponto de dedicar alguns minutos do nosso dia preparando algo que vai mexer com todos nossos sentidos. Que vai ser gostoso, bonito e que vai nos lembrar que meio a tantas dificuldades que a vida vale muito a pena. Vocês concordam com isso?

20 comentários

  1. Eu penso igual voce.. Sabe, não gosto de cozinhar, mas adoro arrumar aquela mesa simples e linda e sentar com pessoas que amo e papear....
    Espero que toque o coração de muitas pessoas :)
    Lindo post...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Também cresci com uma família super atarefada, que não costumava se reunir no mesmo local para tomar café e, muitas vezes, almoçava na frente da TV. Hoje, na minha casa, eu faço diferente e sinto TANTO prazer em colocar a mesa para tomar café, almoçar ouvindo uma música bacana e conversando... Acho que uma das coisas boas de ser adulto é isso, a gente pode fazer da nossa rotina o que a gente quiser... E essa coisa de falta de tempo é bem relativo, né? A gente não tem tempo para cozinhar, mas encontramos mágicas 2 horas para ficar vendo TV ou na Internet... É só uma questão de prioridades.

    Adorei o post e a reflexão! <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa postagem, e penso bem assim também...
    Gosto de preparar tudo com amor e carinho e desfrutar...
    Meu namorado até comenta: "pra que tantas qualidades de comida?"
    Mas gosto de ter um pouco de cada, ter opções, aproveitar!
    E acho que peguei isso da minha mãe, na minha família sempre foi assim, todas as refeições eram feitas juntas (e minha mãe era canceriana, acho que tem algo a ver sim). E eu, mesmo escorpiana e muito mais ligada a praticidade, adoro ter esse momento <3

    ResponderExcluir
  4. Um dia hei de fazer isso, a barreira que tenho é a preguiça mesmo (ou a procrastinação). Seu texto me fez pensar muito sobre, porque eu não tomo café nenhum (começo a me alimentar no almoço, geralmente) e sei que isso não é nada saudável. Talvez se eu começar pequeno, com algumas coisas simples, eu consiga me acostumar... o que geralmente você cozinha?

    http://rafaellaribeiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no café da manha, quase sempre coisas com ovos. Omelete, panqueca... Também gosto de pães e tapioca!

      Excluir
  5. Ai que feio da minha parte, pois cresci com a minha mãe prezando muito pelo tempo das refeições e hoje eu, bem, pareço o tazmania, como até de pé, sem arrumar nada, sem mastigar, sem respirar. Muito feio mesmo.

    A foto do seu café é linda, e adorei a reflexão entre pequenos prazeres x obrigações do dia a dia, me inspirou =)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Não só concordo como juro a mesma coisa: na minha casa será diferente ♥

    ResponderExcluir
  7. Durante um tempo eu não liguei para cozinha, só comecei a gostar quando descobri que ela envolve outras coisas além do próprio preparo. É uma terapia, e até lavar louça. Aqui no trabalho cozinho todos os dias, e as pessoas sempre questionam por que eu não como fora ou por que não compro um micro-ondas. Mas a cozinha é aquele momento de apreciação, de reflexão sem pensamentos amotinados, e também o cuidado em preparar as coisas que eu gosto sem todos aqueles aditivos das "comidas prontas".

    ResponderExcluir
  8. Eu sou á favor das refeições á mesa, e nessa correria típica de hoje me dia, a gente tem que se "obrigar" mesmo há ter esse momento, pois se não, não funciona. Meus filhos já acostumaram, hora das refeições é na mesa e eles comem e falam pra caramba, hahaha
    E quem não gosta de uma mesa arrumada? A comida até fica mais gostosa, porque antes comemos sim com os olhos :)
    Gostei da sua reflexão,
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante de cozinhar, mas de manhã tenho muita preguiça de fazer qualquer coisa. Só que nos finais de semana, pelo menos, eu sempre me esforço para tentar levantar cedo e preparar um café quentinho com um omelete, tapioca, panqueca ou algo do tipo. Também acho que esse pequeno momento faz muita diferença no restante do dia.
    Uma pena que não dá para fazer sempre... :/

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim. mas acredito que 2, 3 vezes que fazmos na semana já muda tudo!

      Excluir
  10. Sabe, às vezes acredito que somos levados a acreditar que não temos tempo, que na verdade temos que andar correndo ao invés de contemplar as nuvens ou as árvores que estão em cima de nossas cabeças… Acho que já disse isso por aqui, sou mais que a favor de uma vida mais lenta, mais leve e calma. Claro que como adultos, somos cheios de obrigações, até mesmo as crianças são cheias de obrigações. Mas vivo repetindo para mim mesma coisas do tipo, final de semana, é dia da leitura não obrigatória, é dia de vida lenta. Alguns me acham preguiçosa, e eu só acho que devemos botar o pé no freio da velocidade da vida de vez em quando. rsrs

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo Jess!
    A mesa/foto ta linda e com certeza, deliciosa! #babei
    Eh nos pequenos momentos de prazer, que a vida se mostra mais linda!
    E quer coisa melhor que comer algo gostoso e lindo de se ver? x)
    Eu nao tenho tempo pra fazer isso sempre, mas pelo menos comer tranquiilamente, eu faco todos os dias.

    Queria ser boa cozinheira como vc! preciso melhorar, senao meu filho vai virar uma formiga! kkk
    So sei fazer coisas de doce.. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiuheuiheuie mas nem sou tão boa assim. Faço muita cagada tbm! XD

      Excluir
  12. Que lindo post, realmente quando queremos conseguimos dar um jeitinho para tudo, ainda mais como deve ser ter o seu proprio lar.

    beijos Jess

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jess.
    Gostei muito do seu post, abordou algo que para mim é muito importante também. Talvez seja realmente algum traço de canceriana, já que eu também sou.
    Mais pessoas deveriam ler e se inspirar. Até salvei nos favoritos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Café da manhã é minha refeição favorita, mas a nova rotina de casada bagunçou um pouco com ele. Eu e o marido trabalhamos à noite e ainda não ajustamos uma rotina boa pra mãnha, pff... Mas uma coisa que eu tô super orgulhosa é que a gente senta bonitinho pra almoçar e principalmente porque temos seguido a principal regra da etiqueta moderna e não temos usado o celular à mesa, mesmo o minicafofo sendo minúsculo e a gente escutando da cozinha o celular apitar mesmo quando tá lá no quarto, kkk. Mas, Jess, post inspirador, viu, como sempre. A gente precisa mesmo de um toque de Amelie na vida e praticar mais pequenos prazeres. bjbj

    ResponderExcluir
  15. Adorei!
    Às vezes os comentários de "não tenho tempo para isso" chateiam-me bastante. Porque essas pessoas normalmente arranjam tempo para ver televisão ou fazer outras coisas que gostam, e que eu não gosto/não faço, mas nunca critico... cada um tem as suas prioridades.
    Dá mesmo a sensação que chega a ser uma competição, como se estar ocupado e não ter tempo para nada fosse algo de que se orgulhar :/

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.