Reforma da casa: a cozinha!

26 de setembro de 2014

Decidimos que começaríamos agora no fim do ano uma série de pequenas melhorias em nosso apê para mudar um pouco o visual e adequar algumas questões funcionais que desde que nos mudamos não foram mais pensadas. Aproveitei que ando muito inspirada para começar a montar um moodboard (painel de inspiração/referências) e a lista de desejos para já ir comprando os itens mais elementares e pensando e tudo que faríamos nesse processo. Como o resultado ficou bem legal, achei que seria bacana compartilhar com vocês!


Como dá para perceber, as minhas maiores referências remetem a o estilo de cozinha americana com um toque de decoração escandinava. Gosto do branco com pequenos tons de cores e gostaria de encher a cozinha com elementos rurais que remetam a um ambiente vintage com cara de cozinha de avó. Acredito que a cozinha deve ser o ambiente mais alegre e intimista da casa, pois é nele que se prepara as refeições, por isso precisa ser aconchegante e inspirador. 

Como nossa cozinha é bem pequena, cores claras ajudam a dar sensação de amplitude, por isso minha sugestão é de parede branca com pequenos focos de cores nos móveis e eletrodomésticos. Gosto de cores inspiradoras como azul e amarelo que dão energia e serenidade ao ambiente.

Também pensamos a funcionalidade. Atualmente ela está com móveis expostos em prateleiras e decidimos que vamos investir em alguns armários para organizar melhor os utensílios e evitar sujeira e poluição visual. Outra ideia é colocar todos os mantimentos organizados em potes devidamente identificados para padronizar e harmonizar a organização tornando mais funcional e bonito.


A ideia é pintar a geladeira (que atualmente é vermelha) e colocar uma luminária pendente. Também devemos investir nos armários para organização e os potes de vidro para mantimentos. Para decoração, a minha sugestão é investir em elementos vintages como plaquinhas de metal e vasos estilo rural. E por fim, preciso trocar minha batedeira, e por isso estou namorando imensamente a linha colors da cadence

Links inspiradores:

  1. Organizando os mantimentos - True Luv
  2. A cozinha mais linda do mundo - Dulce delight
  3. O estilo escandinavo de decorar - Lola Home
  4. Eu quero: linha colors da cadence - hello joy
  5. Sobre esteriótipos minimalistas - vida Minimalista
  6. Organizando uma cozinha pequena - Vida organizada

Mal posso esperar para começar esse processo de mudança. Acho tão legal essa vibe de decoração e replanejamento de espaços! Vocês sabem né, tudo que tem a ver com design balança meu coração. Já estamos conversando sobre os detalhes e efetuando a compra dos primeiros itens. Em meados de novembro devemos começar a colocar a mão na massa e tudo deve estar pronto para o natal! 

Como a ideia é mudar toda a casa (alguns cômodos menos, outro mais) em breve trarei os posts de referência dos outros espaços. Espero que aproveitem as dicas deixadas e por favor, caso tenham alguma sugestão ou conselho a dar, sou toda ouvidos nos comentários :)

Um beijão! Boa sexta para todos!









  1. Que legal, Jess. Tem fases que eu nem me preocupo, e outras que eu quero mudar tudo. Pra mim a decoração vai acontecendo conforme vou encontrando coisinhas legais por aí, então nunca planejei, logo nem sou uma boa referência para essas coisas, mas gosto de deixar os cantinhos mais aconchegantes, claro.
    Acho que na cozinha ajuda muito ter um espaço reservado para os temperos, uma lousinha para escrever itens que estão faltando ou a receita que vamos fazer (esse ainda não tenho) e limitar-se a guardar tudo num armário só para evitar acúmulos e manter o ambiente organizado. Não sei se ajudou, mas espero que sim... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza armários são nossa prioridade. Precisamos de 2 por causa do espaço pequeno que não cabe um grande. Ficamos 2 anos sem e sentimos muita falta.

      Excluir
  2. Ai que legal Jess, tô numa fase parecida! A gente vai mudar o escritório da Lira em algumas semanas, e estou muito empolgada querendo deixar a nova sala bem alegre, organizada e cheia de detalhes feitos a mão.
    É muito gostoso ficar nesses planos de decor né? Eu também adoro! Meu desafio agora é tentar fazer isso sem gastar muito e reaproveitando ao máximo o que a gente já tem. Acho tão legal quando as pessoas vão compartilhando os "antes, durante e depois" nos blogs, a gente sempre aproveita alguma dica né? Mostra tudo que puder por aqui! Eu com certeza vou amar! bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mostrar sim :) adoro esses posts também acho muito inspirador!!!
      boa sorte na reforma do Lira <3

      Excluir
  3. A minha parte preferida de toda a casa é a cozinha! Eu também curto um estilo mais minimalista, com poucos objetos aparentes, mas todos eles significativos. Lindas as suas referências. Estou à procura de quadrinhos fofos para enfeitar a cozinha e adorei essas plaquinhas retrô. : )

    ResponderExcluir
  4. Tá aí Jess, se tem um assunto que amo de paixão é decoração. Quando falo de decoração, falo de decoração de casas possíveis, não casas estilo revista Caras. rsrs
    Tanto é que tenho um painel no pinterest só de decoração de casas possíveis.

    As suas inspirações estão lindas! Amei a foto da última cozinha. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D a sua casa ( o pouco que vi da decor) é linda!!! você é muito inspiradora!

      Excluir
  5. adoro decor minimalista
    e essas geladeiras retros são lindas demais :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o plano! Também estamos numa fase de ajeitar umas coisinhas aqui em casa. Depois do minicasório, colocamos tudo dentro do kitnet, fechamos as portas e chamamos de casa, kkk. Os eletrodomésticos ficavam numa estante na sala pq não tinha lugar pra guardar nada na cozinha! Só agora estamos arrumando melhor, vendo os detalhes. Nosso minicafofo é minúsculo, então, o espaço pra armazenagem na cozinha é pouco. Colocamos uma mesa e banquinhos retrátil, o que ajuda se a circulação fica complicada. Estamos na fase da cozinha e essa semana instalamos o armário, três prateleiras e um estrado pra pendurar as panelas, tudo branquinho, pra 'abrir' mais o espaço e iluminar. Optamos por misturar pra termos tanto um espaço 'escondido', com os armários, quanto uma área aberta com as prateleiras, que é multifuncional, já que serve tanto pra guardar quanto pra enfeitar colocando umas coisas bonitinhas, já que não temos muita parede pra colocar decoração. Pendurar as panelas super funcionou pra gente, já que elas não podem ser encaixadas umas nas outras (temos medo de arranhar o revestimento de cerâmica) e em armários elas ocupariam muito espaço. Fica um ar de baguncinha arrumada que eu adoro e, como usamos sempre as mesmas 5 panelas, não dá tempo de juntar poeira, kkkk. Achei seu moodboard lindo e tô doida pra ver mais inspirações e o resultado no seu apê. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai flor que bacana :) esse período é sempre o mais gostoso! desejando tudo de bom pra vocês e quero ver como ficou hein???

      Excluir
  7. Adorei esse post assim, com referencias, ideias e até a paleta de cores! Manda mais que tá pouco. <3

    P.S: Pintar a geladeira? Pode isso, Arnaldo? Sinto cheiro de tutorial nisso ai.. :)

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. auioheuihe a minha atual está pintada já, só que não sou uma boa referência para DIY porque sou meio louca pintando as coisas!

      Excluir
  8. Amei as inspirações e a paleta de cores!! Gosto de amvientes claros e que destacam os objetos decorativos.

    ResponderExcluir
  9. Também estou nesta mini reforma de fim do ano e pra ser sincera ainda não me decidi ao certo o que quero ( Pinterest me deixa louca), mas a sua ideia de deixar estilo escandinavo e aplicar cores é muito boa! A questão dos potes, estou acumulando vidros de conserva para padronizá-lo em um diy ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. risos, ótima ideia!
      pinterest me leva a loucura tbm!

      Excluir
  10. Eu acho cozinhas assim tããão lindas, mas felizmente (depende do ponto de vista) sou casada e não mando sozinha na cozinha, afinal maridão vai pra lá tbm e dá pitaco até na decoração....

    Beijinhossss
    milenaazsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. risos e eu não sei?Que difícil tá sendo tentar convencer que turquesa é uma ótima cor pra pintar a geladeira :D

      Excluir
  11. Minha cozinha, quando comprei o apto já veio com armários embutidos, com uma cor bem feinha, não tive muitas opção do que mexer nela, além de ser pequena. só fiz alguns detalhes, como imãs na geladeira, uma lousinha que fica em uma coluna, não é nossa, que cozinha criativa mas esses detalhezinhos deram um ar bem mais amável a ela.

    ResponderExcluir
  12. Eu nem gosto tanto assim de cozinha e já louca por uma geladeira retrô colorida kkk Tem tanto móvel e eletrão lindo e colorido hoje em dia que a cozinha ta ficando mais chique que a sala, aqui em casa minha mãe é a louca da cozinha colorida kkk

    Adorei o post, cheio de inspirações. Vou até mostrar pra mãe :D

    Beijos
    www.futilmasinteligente.com

    ResponderExcluir
  13. Que lindo que ficou! Adorei o post, eu sou estudante de arquitetura e quero trabalhar nesse ramo de design de interiores. Gosto muuuuito deste estilo mais delicado e vintage, e eu concordo com a questão da cozinha ser um dos ambientes mais agradáveis da casa :)

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)



Oi, sou Jess! Vivo em São Paulo, Brasil onde trabalho como designer. Adoro tudo que envolve criação. Criei o blog em uma tentativa de extrair do caos da grande metrópole o criativo. Hoje o blog tem um pouco mais que isso, como registros dos meus dias, sensações, reflexões e coisas que me inspiram! Sinta-se a vontade para ler, comentar, compartilhar e interagir :)







Pin It button on image hover