28 de outubro de 2014

Chocolate Vegano com amêndoas



Desde que comecei a refletir meus hábitos alimentares uma coisa que sempre quis muito é aprender a fazer chocolate, afinal, chocolate sem lactose é caro e quase sempre, ruim. Pesquisei várias receitas e todas eram ou difíceis ou meio estranhas. Mas quando li em um blog algumas dicas sobre os princípios de como fazer chocolate, fiz algumas adaptações e cheguei a receita perfeita de chocolate vegano, 99% cacau!

O sabor é meio estranho no começo e muito polêmico. Para ser sincera eu só comeria ele em bolos, puro acho que não porque tem um gosto amargo daqueles chocolates alemães sabe? risos. Porém o bruno amou (mas AMOU mesmo!), então acho que depende do paladar da pessoa. Se você gosta de chocolate amargo e com gosto de cacau, vai gostar. Se você (como eu), prefere um bom chocolate bolinha de futebol, super doce, talvez a adaptação seja mais difícil. De toda forma, vale a pena experimentar porque além de uma alternativa ao chocolate com leite, ele é mais saudável por conter poucos ingredientes. 


Você vai precisar de:
  • 200gr de manteiga de cacau (você acha para vender em lojas de confeitaria)
  • 100gr de cacau em pó (100% cacau, usei da marca orgânica mãe terra)
  • 3 colheres de sopa de glicose de milho, ou açúcar a gosto. 
  • Amêndoas a gosto.

Derreta a manteiga de cacau em banho maria. É muito importante que a água não toque a bacia e que você desligue o fogo antes de levar a manteiga ao pote. Aguarde até que ela esteja completamente derretida, o que vai deixa-la com um aspecto semelhante a de um óleo vegetal. Quando isso acontecer, acrescente o cacau. Aqui entra um parenteses: Caso queira colocar a glicose (achei dispensável) ela substituí o açúcar e deixa um pouco menos doce o chocolate. Mas se preferir, pode apenas acrescentar açúcar. Eu fiz a receita duas vezes e a que mais gostamos, foi a com açúcar. Usamos 1 xícara de açúcar demerara. Em seguida acrescente a amêndoa picada a gosto e coloque em pequenas formas de sua preferência. 



Em seguida, leve a geladeira e deixe endurecer por completo. Depois é só desinformar, e servir a gosto. Dá para usa-lo em todas as receitas que levam chocolate, pois ele é fácil de derreter e depois endurecer novamente. 

É isso. Espero que gostem e aproveitem. 

10 comentários

  1. Que delícia, Jess! E eu já fiquei pensando em usar aquelas forminhas divertidas, sabe? Adoro receitas assim, fácil, poucos ingredientes e sempre que possível dão uma alternativa ao leite/ovo/industrial. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMM :) eu queria, mas não tinha aqui! risos

      Excluir
  2. Uau! Que cara boaaa! Eu tb não sou fã de chocolate amargo hehe mas quem sabe?


    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né? experimenta, vai que você curte!!

      Excluir
  3. Aaahhhh! Eu amoooo chocolate amargo! Mas no máximo 70% cacau. Kkkkkk Mas eu adoro conhecer novos sabores e adaptá-los ao meu paladar, Jess! Então bela receita <33 Adorei as fotos e as forminhas!
    Eu vi uma receita de um jeito diferente mas não lembro onde e nem como era. A sua parece mais completa. Vou procurar, fazer as duas e te falo tbm.
    Bju ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaa. Conta sim e me indica a outra!

      Excluir
  4. Mas gente, como assim? É só isso?
    Cadê o resto da receita? Hahahahaha.
    Não consigo acreditar que seja tão fácil, PRECISO experimentar em casa. Sempre pensei que chocolate era aquele tipo de receita super difícil, que só poderia ser produzindo numa industria gigante. O:

    Mas acho que nem vou gostar tanto, eu prefiro chocolates ao leite e mais docinhos, amargo não é comigo não... De qualquer forma, depois conto como ficou. *-*

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Então, olha, acho que se colocar mais açúcar fica bom. Não fica tão saudável, mas fica gostoso!

      Excluir
  5. Nunca fiz chocolate assim, em barra. Mas como eu tô numa ~vibe~ zero leite, quando faço cobertura de chocolate para bolo uso cacau + açúcar + água. Não sei se é o certo, mas fica bom :D

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.