12 de outubro de 2014

Torta de amêndoas e nozes


Semana passada eu fiz uma torta de amêndoas com nozes divina! De vez em quando eu dou uma passadinha em uma loja de confeitaria no centro da cidade para ver as novidades e na semana retrasada tinha uma prateleira enorme cheia de oleaginosas que são super difíceis de achar por aqui, como avelã, amêndoas e pistache. Claro que fiz a festa. O problema é que ando na correria e a farinha de amêndoas que comprei já estava vencendo seu prazo, então decidi fazer uma torta para aproveita-la e deixar o fim de semana mais doce.

E como sempre, claro que fotografei e trouxe a receita para cá. O único problema é que o foco ficou meio descontrolado e as fotos não ficaram das mais bonitas. Mas o importante é a inspiração e a receita que vale a pena ser testada :)

A foto é ilustrativa, usei a quantidade de ingredientes que está na lista abaixo

(Para massa) você vai precisar de:
  • 200gr de farinha de amêndoa
  • 230 gr de farinha de trigo
  • 200gr de manteiga
  • 50gr de açúcar mascavo

O importante a saber no caso dos ingredientes da torta é que a farinha de amêndoa deve ser farinha de amêndoa mesmo. Tem algumas que compramos que não tem apenas amêndoa mas um monte de composto estranho. A que usei é apenas amêndoa triturada em forma de farinha. O açúcar mascavo pode ser substituido por açúcar refinado, mas particularmente prefiro ele ou o demerara.

Para fazer a massa a manteiga deve estar bastante gelada. Corte-a em pequenos cubinhos e coloque em um processador junto com os outros ingredientes, até formar uma farofa. Se não tiver processador (meu caso), pode bater na mão ou usar liquidificador batendo uma pequena quantidade por vez.

Após chegar na consistência de farofa, coloque em um recipiente e mexa bem com as mãos até formar uma massa homogênea, mais ou menos como na foto abaixo: 


É importante que você não mexa muito para não desenvolver glúten. Mexa o necessário até ficar como na foto acima e leve para geladeira por pelo menos meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio.


(para o recheio) você vai precisar de:
  • 250gr de nozes 
  • 275gr de leite condensado (uma lata ou caixinha)

Pique as nozes em um tamanho bem pequenino e separe em um pequeno recipiente. Em uma panela leve ao fogo médio o leite condensado mexendo bem até ele começar a engrossar. Nesse momento adicione as nozes e continue mexendo até desgrudar da panela (ponto brigadeiro). Tire do fogo e coloque em um recipiente. Deixe esfriar e depois leve a geladeira por 20 minutos.

Esse recheio é muito versátil e delicioso. O leite condensado fica durinho e as nozes super combinam com o sabor docinho. Você pode usar em tortas diversas e bolos.

essa é a consistência do recheio
Agora chegou a parte mais difícil, montar a torta. Exige um pouco de cuidado e delicadeza. 

Tire a massa da geladeira e divida em duas partes. Reserve uma parte e a outra abra usando um rolo. Uma dica que dou para facilitar esse processo é usar papel manteiga, pois a massa é frágil e se rompe com facilidade. Faça uma bolinha com uma das partes da massa e coloque entre 2 papeis manteiga. Bata com o rolo para amaciar a massa e em seguida passe o rolo abrindo para os lados. quando a massa estiver bem fininha, coloque a na forma e vá moldando até cobri-la como mostra a foto acima.

Caso ela rasgue no processo utilize um pouco de farinha. Só não exagere para a torta não ficar muito seca. 

Após cobrir a forma com massa, coloque o recheio, distribuindo de forma igualitária. Eu polvilhei noz moscada para dar um sabor a mais, então fica a seu critério se quiser usar especiarias como noz ou canela. Após feito isso, é hora de finalizar a torta. Você pode fazer como quiser, há várias técnica no youtube, porém eu acho mais prático ir fazendo minhoquinhas de massa e ir trançando por cima da torta. Sei que fica irregular e meio estranho, mas eu gosto desse aspecto mais imperfeito. Você pode fazer de uma forma mais retilínea e com um aspecto mais profissional.

Pre-aqueça o forno a 180º por pelo menos 20 minutos antes de colocar a torta no forno. Enquanto isso deixe a na geladeira para que quando ela entre em contato com o forno quente possa adquirir uma consistência mais crocante. Depois de 20 minutos na geladeira e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até as pontas começarem a dourar.


Depois é só servir. É uma receita prática, porém muito gostosa. Ótima para adoçar um domingo como hoje :)

9 comentários

  1. Que saudades de vir aqui Jess :)
    Eu amo tortas e quem não ama ne?Não tinha visto essa receita ainda!!
    Post maravilhoso...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Hmmm, que delícia!
    Prometi a mim mesma que testarei mais tortas caseiras depois que fiz a de maçã.
    Não ficou muito enjoativa por causa do recheio?

    Acho que vou testar, com algumas substituições. :3

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, acho que não. No meu gosto não. Porque a massa não é doce. O açúcar que vai é pouco!

      Excluir
  3. Hmmmm! Parece ter ficado bem bom, hein! E essa decoração é tão Branca de Neve >_<
    Torta doce é muito amor, gente. Amo muito. E adorei a ideia da mistura do leite condensado com a oleaginosa. Não curto nozes, será que fica bom com castanha do pará também? E gostei da dica de deixar a massa mais crocante.
    Tô pra fazer alguma torta doce há séculos, menina. Quem sabe agora não faço logo? kkkk bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz sim :)

      Olha eu não sei. Acho que castanha é meio forte. talvez amêndoas ou avelã fique melhor!

      Excluir
  4. Eu sou apaixonada por amêndoas e, sabe, sempre quis tentar uma receita de torta com essas tirinhas bonitas rsrs Agora é a oportunidade. Na próximo aventura culinária esta será a receita. Os ingredientes também são bem tranquilos para encontrar. Que delícia, Jess, adoro seus posts-receitas.

    ResponderExcluir
  5. Não tem como ser ruím algo que tem amendoas e nozes...amei seu blog!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Que torta linda. Adoro receitas com castanhas, amêndoas e afins

    ResponderExcluir
  7. omg! essa deve ser uma das receitas mais gostosas do mundo! todos os ingredientes que eu amo em forma de torta! e ainda fica linda, nunca me aventurei a fazer torta assim, com cara de feita por dona de casa americana, haha!

    ResponderExcluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.