16 de outubro de 2014

Torta de queijo e tomate


Gente, eu me superei nessa receita. Acho que foi a coisa mais linda e gostosa que fiz na vida. A galera que estava aqui em casa comeu chorando de tão gostoso que ficou. Acho que fiquei tão inspirada que as fotos saíram até mais bonitas! (risos) Agora falando sério, claro que eu não podia deixar de compartilhar essa preciosidade que além de super simples de fazer, é a cara da primavera!


Você vai precisar de:
  • 200gr de manteiga
  • 220 gr de farinha de trigo
  • Queijo minas (usei aproximadamente 200gr
  • Queijo fundido a gosto
  • azeitonas
  • tomates tipo cereja
  • cogumelos

Como vocês podem perceber, a maioria dos ingredientes é a gosto. Porque a única coisa fixa da receita é a massa, o queijo e o tomate. Por isso dá para variar o tipo de queijo e complementos. Eu gosto do queijo minas por ser mais fresco e o queijo fundido pela fusão de sabores e textura. 

Para fazer a massa é bem simples. Deixe a manteiga na geladeira por pelo menos 4 horas antes do preparo. Com ela bem gelada e firme, quebre em pequenos pedaços e acrescente a farinha. Use as mãos para amassar com cuidado, incorporando os ingredientes e formando uma massa homogênea. Se preferir bater a a manteiga e farinha antes ajuda no processo.Tome cuidado para não mexer muito a massa e incorporar glúten. A massa fica mais crocante quando não desenvolve essa proteína.


Com a massa pronta, distribua pela forma (ou formas) e leve ao forno 180º por 15 minutos, ou até as bordas ficarem mais escurinhas. Uma dica é não esquecer de colocar alguns feijões dentro da forma antes de levar ao forno, para durante o processo não criar bolhas e a massa não assar bem. Não precisa ser muito, só alguns feijões já fazem pressão suficiente e a massa fica certinha.

Enquanto a massa assa, amasse o queijo minas com as azeitonas e algum tempero a gosto (usei orégano). Corte os tomates ao meio, os cogumelos em tamanhos menores e reserve. Assim que a massa estiver pronta, acrescente a mistura de queijo e azeitona temperada, cobrindo com o queijo fundido, os cogumelos e o tomate. Finalize como preferir. (eu usei um pouco mais de orégano). 

Essa torta é ótima para fazer em um fim e tarde de domingo primaveril, mas também cai super bem no verão, pois é leve e suculenta. Espero que gostem e bom apetite a todos!

16 comentários

  1. Nossa, babei nas fotos. Serião, parecem fotos feitas por um food stylist haha.
    Odeio fazer essas massinhas geladas, por que sempre tá muito quente na cozinha e acaba virando uma meleca... Mas fiquei com muita vontade de experimentar essa tortinha de queijo e tomate, sentindo o cheiro aqui até! hmmm... <3

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei honrada com seus comentários :D

      Excluir
  2. Que delicia, Jess. Juro que a primeira foto ficou linda,
    Eu adicionaria umas folhas de manjericão.
    Sério: queijo, tomate e manjericão. A combinação salgada perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! deve ficar maravilhoso.

      Excluir
  3. Nossa Jess, já tinha ficado com agua na boca quando vi a foto no Instagram, agora mais ainda

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Aguei só de ver as fotos!!! Vou tentar fazer aqui em casa!! :D
    Acho que dá pra gente inventar outros recheios também né? Fiquei pensando em fazer frango desfiado com tomate... nhum! rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Hmnnn, parece delicioso, e está lindo!

    ResponderExcluir
  6. Depois que eu vi a foto no insta eu fiquei rezando pra receita estar aqui no seu blog! Amei e tô desejando loucamente! Vou fazer amanhã! E que fotos mais lindas Jess! Você cria tanta coisa linda o tempo todo! Me inspira muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 nossa é uma GRANDE honra ouvir isso! :)

      Excluir
  7. Que cara ótima que ficou e vendo os ingredientes fiquei com mais vontade ainda.
    Essa com certeza eu vou fazer 😋
    Aliás, sempre vejo seus posts pelos feeds e só hoje vi o layout, ficou muito bonito *-*

    ResponderExcluir
  8. fiquei depressiva com essa receita, sério. kk tá com uma cara ótima, mas é queijo demais pra uma pessoa com intolerância a lactose :(( kkk sacanagem! ♥

    www.bygarotas.com | www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz com queijo de soja ou tofu. deve ficar mara :)

      Excluir

♥♥♥♥ATENÇÃO ♥♥♥♥

Caso queira receber sua resposta por e-mail, selecione a opção "notifique-me" no canto inferior direito do campo de comentários ;)

Latest Instagrams

© Criativo Caos. Design by FCD.